Tesla Model 3

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por mjr » 07 ago 2017, 18:02

Dev ser um erro de quem preencheu o formulário...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por alexmol » 10 ago 2017, 16:42

Elon Musk diz que os packs do Model 3 são de ~50 e ~75kWh.

https://electrek.co/2017/08/08/tesla-mo ... elon-musk/

Afinal não especulei assim tão mal:
========INÍCIO DE ESPECULAÇÃO=========

Se eu tivesse que adivinhar diria que o Model 3L (Long Range) tem 3840 células do tipo 2170, com 4 módulos em série de 960 células organizadas em 40P24S.
A 20Wh por célula dá 76,8kWh

O Model 3S (Standard) teria apenas 3 módulos em série ficando com 3/4 da capacidade, cerca de 57,6kWh
A tensão mais baixa do pack explica a menor velocidade de supercarregamento.

========FIM DE ESPECULAÇÃO=========
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por alexmol » 10 ago 2017, 17:08

PedroSantos Escreveu:Já saiu o relatório da EPA com mais dados técnicos do Model 3: https://www3.epa.gov/otaq/datafiles/CSI ... 0.0L13.PDF
Esse documento, é uma certificação, não significa que a EPA tenha feito quaisquer testes, o processo de homologação nos E.U.A. passa pelos fabricantes fornecerem os dados, sendo depois mais tarde, EVENTUALMENTE, sujeitos a verificação por um laboratório independente.

Vejam que o documento diz: Verify Test Lab ID Fremont Dyno

:D :D Há até quem tenha lançado o boato que o Model 3 de tracção traseira terá um pequeno gerador no eixo dianteiro, daí o frunk ser pequeno. :D :D

A questão do motor deixar de ser de indução e passar a ser de imans permanentes é séria e interessante e vale a pena discutir, porque é possível fazer motores PMAC mais leves e com menos aquecimento no rotor, tem no entanto a desvantagem ambiental de necessitar de terras raras.
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por alexmol » 10 ago 2017, 17:12

RNM Escreveu:Bem sei que muito se escreveu por essa net fora que as células seriam 21700, mas considerando que a Panasonic lançou 20700 com 4.25 Ah, parece-me que estas serão as baterias que a Tesla irá usar.
Assim temos 3.65 * 4.25 * 4416 = 68.5 kWh = ~60kWh úteis.
Mais um educated guess.
De acordo com a comunicação aos accionistas
Model 3 drive units as well as battery packs made with our proprietary 2170 form factor cells are being built on new lines at Gigafactory 1.
http://files.shareholder.com/downloads/ ... 017-2Q.pdf
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Brunus » 11 ago 2017, 14:35

Discussão interessante no TMC acerca do TM3: Tesla has created a monster!

Lá fala-se em bateria Long Range de 80,5Kwh com cerca de 78Kwh utilizáveis, o que está em linha com as declarações do Musk: "just over 75kwh"! :o

O que pode explicar o porquê de a Tesla ter abandonado a nomenclatura com a capacidade da bateria como nome dos vários modelos. Um TM3 80D por exemplo, pode parecer ser melhor que um TMS 75D aos olhos dos mortais comuns.
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por PedroSantos » 11 ago 2017, 17:46

alexmol Escreveu:========INÍCIO DE ESPECULAÇÃO=========

Se eu tivesse que adivinhar diria que o Model 3L (Long Range) tem 3840 células do tipo 2170, com 4 módulos em série de 960 células organizadas em 40P24S.
A 20Wh por célula dá 76,8kWh

O Model 3S (Standard) teria apenas 3 módulos em série ficando com 3/4 da capacidade, cerca de 57,6kWh
A tensão mais baixa do pack explica a menor velocidade de supercarregamento.
========FIM DE ESPECULAÇÃO=========
Alexmol,

Continuando dentro da "especulação", já houve um aparente "leak" relativo ao número de células que o pack do TM3LR contém: parece que são 4416 células em 4 módulos dispostas em 23,25,25 e 23 grupos (http://goo.gl/3yBdhY). O número "4416", inclusive, foi publicado como sendo (erradamente) uma nova dimensão de células (http://www.teslarati.com/tesla-4416-lit ... t-gen-s-x/)...mas uma célula com estas dimensões seria muito "estranha"...

Este número de "4416 células" é também compatível com um formato 4s24s46p (96s46p) que daria os cerca de 350V nominais (402V máx) comuns para a compatibilidade dos Supercarregadores. A acreditar neste número, para um Pack de ~79.5 kWh, cada célula 2170 teria cerca de ~5000mAh (79500/350/46*1000) o que implicaria uma melhoria na densidade energética (gravimétrica) de ~10% em relação a uma célula 18650 de 3100 mAh.

Algo que eventualmente poderia responder ao valor inferior de "Battery Specific Energy" do doc. EPA (150 no Model 3 vs 170 no Model S) e simultaneamente ir ao encontro de células com maior densidade energética do TM3 é assumir que este valor é referente à densidade energética ao nível do Pack (sendo necessário contar portanto com o "peso" das estruturas do Pack também na equação). Depois de fazer as contas da densidade energética para o pack do Model S cheguei ao número de 169,71 Wh/Kg.

O que significa que o peso da estrutura do Pack do TM3, talvez pelo facto de poder ser em aço, ser substancialmente mais pesada. Pelas minhas contas, o pack do TM3 deverá pesar na ordem dos 620 Kgs de peso (vs os 545 Kgs do TMS).
alexmol Escreveu:Esse documento, é uma certificação, não significa que a EPA tenha feito quaisquer testes, o processo de homologação nos E.U.A. passa pelos fabricantes fornecerem os dados, sendo depois mais tarde, EVENTUALMENTE, sujeitos a verificação por um laboratório independente.

Vejam que o documento diz: Verify Test Lab ID Fremont Dyno

A questão do motor deixar de ser de indução e passar a ser de imans permanentes é séria e interessante e vale a pena discutir, porque é possível fazer motores PMAC mais leves e com menos aquecimento no rotor, tem no entanto a desvantagem ambiental de necessitar de terras raras.
Sim, neste teste a EPA fez os testes em dinamómetro e por isso os valores das distancias alcançadas são maiores. Mas a Tesla é obrigada a fornecer todos os dados verdadeiros sobre o carro para este poder circular. Tem mais valor se os comparares, por exemplo, com os dados do Model S: http://www3.epa.gov/otaq/datafiles/CSI- ... 0L2SV2.PDF

Em relação ao motor, eu considero que é uma excelente noticia a Tesla ter optado por um design de motor diferente. Principalmente atendendo que o TM3 não necessita do nível de performance do TMS. Estes motores são mais eficientes, leves e pequenos embora, sim, possam ser mais caros...

Tem havido grandes progressos no design deste tipo de motor, principalmente os PM Híbridos com "Salient Pole" :
http://www.machinedesign.com/motorsdriv ... s-compared
https://www.google.com/patents/US7898135

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Orlando » 11 ago 2017, 23:11

Mas essas ditas baterias já estão a ser fabricadas efetivamente na giga?
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por alexmol » 12 ago 2017, 00:50

Orlando Escreveu:Mas essas ditas baterias já estão a ser fabricadas efetivamente na giga?
Sim, a Panasonic até veio dizer que estão a perder dinheiro pois ainda são poucas mas que lá para o fim do ano começam a dar lucro.
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Orlando » 12 ago 2017, 20:20

alexmol Escreveu:
Orlando Escreveu:Mas essas ditas baterias já estão a ser fabricadas efetivamente na giga?
Sim, a Panasonic até veio dizer que estão a perder dinheiro pois ainda são poucas mas que lá para o fim do ano começam a dar lucro.
Mas a Panasonic ou a Tesla está a perder dinheiro?
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Flyer » 14 ago 2017, 15:07

Site da Tesla relativo ao model 3 totalmente renovado.
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