Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Foi a sair da autoestrada, na faixa de desaceleração. Como reduzimos a velocidade um bocado em antecipação, não terá sido muito dinâmico. Hoje regresso a casa, vou tomar atenção e tentar registar devidamente 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
RNM Escreveu:Eu, e toda a gente com Visia, não temos acesso remoto ao estado de carga do carro.BrunoAlves Escreveu:Se o autor do LS arranjar um mapa do can (se calhar até já há) não deve ser difícil. Mas não há vantagem sobre o LS a não ser o preço da app
Dava jeito esta app
Isto já existe há algum tempo --> viewtopic.php?f=31&t=4434&p=92872#p92266
registas-te no site http://www.leaf-status.com/ e segues as instruções
-
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Obrigado APR.Apr Escreveu: Isto já existe há algum tempo --> viewtopic.php?f=31&t=4434&p=92872#p92266
registas-te no site http://www.leaf-status.com/ e segues as instruções
O problema é que passado 1 min de dsligar e trancar o carro, o ELM deixa de comunicar com o Smartphone.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Esse é o problema que tenho actualmente na aplicação para o Ioniq. Mas isso é certamente falta de uma implementação qualquer no software porque, no meu, acontece actualmente o seguinte:
- Torque Pro a aceder aos dados do BMS: acedo enquanto o carro carrega sem problemas, com o carro desligado, trancado, whatever
- EVNotify: carro ligado e a carregar, comunica; carro desligado e a carregar, não comunica.
Certamente que faltará à aplicação dizer qualquer coisa ao CAN para este se manter vivo e de saúde com o carro desligado
quando está a carregar.
edit: o que me parece (e no meu é muito óbvio porque tem LEDs para tudo) é que o ELM deixa de comunicar com o CAN, não com o smartphone
- Torque Pro a aceder aos dados do BMS: acedo enquanto o carro carrega sem problemas, com o carro desligado, trancado, whatever
- EVNotify: carro ligado e a carregar, comunica; carro desligado e a carregar, não comunica.
Certamente que faltará à aplicação dizer qualquer coisa ao CAN para este se manter vivo e de saúde com o carro desligado

edit: o que me parece (e no meu é muito óbvio porque tem LEDs para tudo) é que o ELM deixa de comunicar com o CAN, não com o smartphone

-
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Tb me parece o mesmoBrunoAlves Escreveu: edit: o que me parece (e no meu é muito óbvio porque tem LEDs para tudo) é que o ELM deixa de comunicar com o CAN, não com o smartphone
- Apr
- Proprietário Leaf
Não tenho a certeza mas acho que o soc e outros valores continuam a ser reportados pelo.leaf spy, mas como estimativa, não oferece precisão mas é suficiente para saber o estado do carro a qualquer momento. No caso do rnm valerá a pena explorar.RNM Escreveu:Tb me parece o mesmoBrunoAlves Escreveu: edit: o que me parece (e no meu é muito óbvio porque tem LEDs para tudo) é que o ELM deixa de comunicar com o CAN, não com o smartphone
- Apr
- Proprietário Leaf
só para concretizar e não alimento mais o off-topic, este é um gráfico de carga com dados do Leaf spy e com o carro desligado (mk2 2013):
[img]https://lh3.googleusercontent.com/DYYcm ... 01-h506-no[/img]
O gráfico azul (potencia de carga) tem a escala à direita, os restantes à esquerda.
O carro está a carregar no máximo e o Leaf spy acusa 6000W a entrar na bateria, ali um pouco antes das 14h foi o massacre na cozinha e o EVSE colaborativo a adaptar-se, até a carga começar a baixar naturalmente por chegar ao máximo de SOC.
as linhas verde e vermelho são as temperaturas ambiente e da bateria, esta ultima, infelizmente não está disponivel com o carro desligado e reporta sempre o mesmo valor.
Tudo isto para dizer que sim, o LS reporta o SOC mesmo com o carro OFF.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/DYYcm ... 01-h506-no[/img]
O gráfico azul (potencia de carga) tem a escala à direita, os restantes à esquerda.
O carro está a carregar no máximo e o Leaf spy acusa 6000W a entrar na bateria, ali um pouco antes das 14h foi o massacre na cozinha e o EVSE colaborativo a adaptar-se, até a carga começar a baixar naturalmente por chegar ao máximo de SOC.
as linhas verde e vermelho são as temperaturas ambiente e da bateria, esta ultima, infelizmente não está disponivel com o carro desligado e reporta sempre o mesmo valor.
Tudo isto para dizer que sim, o LS reporta o SOC mesmo com o carro OFF.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
No primeiro post falava da possibilidade que o Torque tem de fazer um gráfico.

Problemas evidentes:
- as grandezas ficam "umas em cima das outras", o que retira alguma visibilidade ao gráfico
- relacionado com o anterior, não tem escala à esquerda e direita
- Não armazena o gráfico todo, "encolhendo" com o tempo como o LS faz
Enfim, não é grande pistola, mas pode dar para uma necessidade de registo pontual, como foi o caso
Ontem tive a oportunidade de o testar pela primeira vez (quer dizer, dispus-me a experimentar, oportunidades já tive várias ehehehe), cá fica um exemplo do gráfico SOC + Corrente de carga (que também mostra bem o comportamento do ioniq a carregar antes e depois dos 80%)(...)o Torque permite criar um gráfico com "n" variáveis, ainda que não permita (pelo menos não encontrei) gravar essa configuração para usar rapidamente outra vez

Problemas evidentes:
- as grandezas ficam "umas em cima das outras", o que retira alguma visibilidade ao gráfico
- relacionado com o anterior, não tem escala à esquerda e direita
- Não armazena o gráfico todo, "encolhendo" com o tempo como o LS faz

Enfim, não é grande pistola, mas pode dar para uma necessidade de registo pontual, como foi o caso

- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Essa queda abrupta da potência de carga não parece ser só efeito do SOC.
Começa a meter a temperatura nesse gráfico a ver se ela não terá também algo a ver com isso.
Começa a meter a temperatura nesse gráfico a ver se ela não terá também algo a ver com isso.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
Julgo que não... Este carregamento foi feito com início a SOC na casa dos 50%, não registei a temperatura (quando o gráfico está a ser feito não dá para ir aos outros ecrãs do Torque) mas de certeza não teve tempo de chegar aos 42-44º a que normalmente chega quando começo mais em baixo e vi *sempre* este comportamento 
Mas sim, vou tentar registar a temperatura em diferentes carregamentos, com jeito vou tentar ir carregar já perto dos 80% para tirar a comichão

Mas sim, vou tentar registar a temperatura em diferentes carregamentos, com jeito vou tentar ir carregar já perto dos 80% para tirar a comichão