Apresentação e dúvida

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por BrunoAlves » 12 nov 2017, 23:59

A comprar, um eléctrico é sempre melhor que o fumarento, sem dúvida ;)
Pois é isso, o problema é esse, se o posto está indisponível ou ocupado. Mas é estranho isso acontecer frequentemente com os postos de carregamento. Alguém sabe porquê?
Tem a ver com vários factores. Por um lado, os postos foram instalados em 2011 e nunca viram "amor" até agora (há uma reparação em curso no país todo que ainda não chegou cá - e que anda devagariiiiiinho), depois é o facto (que não percebo) de os postos estarem expostos aos elementos (não há uma porra de uma cobertura) e finalmente, porque alguns utilizadores não têm o mínimo de cuidado a usar o equipamento. Somando tudo, a rede foi decaindo até ao ponto miserável em que se encontra. Os PCR vieram dar um pouco de alento a isto (até porque são isso mesmo - rápidos) mas...
Enfim, há novos postos rápidos prometidos a caminho, há a reparação da rede de carregamento "normal" em curso, há o upgrade de velocidade de alguns postos normais, há a promessa de se começarem a pagar os PCR, etc. Estou optimista para o futuro próximo ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por LuisG » 13 nov 2017, 10:16

Bem vindo!
Para 8km's dia escolheria uma bicicleta :lol:
Fora de brincadeira, faz muito bem equacionar à possibilidade de VE. Depois de conduzir um CI e um VE realmente conclui-se que um está completamente ultrapassado.
Como já se disse ter garagem é importante para se ter independência e autonomia para não depender da rede. Contudo, depender da rede é uma inevitabilidade.
Já chegou à conclusão que tem 2 ou 3 soluções, se uma não funcionar tem sempre um plano B.
Carregar uma vez por semana num r/c com extensão ? Big deal! Sem stress.
Consegue chegar ao Leaf2.0? Ótimo, excelente escolha! Com esse carro, os km's que faz atualmente basta carregar de 15 em 15 dias no pcr se necessário. Quanto ao custo desse carregamento ainda não se sabe mas mesmo que seja igual ao combustível, sinceramente não acredito, terá sempre mais benefícios com o VE, nomeadamente nos impostos e manutenção.
E no local de trabalho, não tem hipótese de carregar. A filosofia é essa, carregar quando está imobilizado!
Boa sorte na equação ;)
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por Erbium » 13 nov 2017, 10:18

Bem vindo.

Também sou da opinião que comprar VE e confiar na rede pública é muito arriscado mesmo fazendo poucos km's e tendo ai um PCR próximo...

BTW: relativamente ao cabo a passar da janela para o carro... cuidado com isso, podes ter problemas!

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por cfvp » 14 nov 2017, 00:08

BrunoAlves Escreveu:A comprar, um eléctrico é sempre melhor que o fumarento, sem dúvida ;)
Pois é isso, o problema é esse, se o posto está indisponível ou ocupado. Mas é estranho isso acontecer frequentemente com os postos de carregamento. Alguém sabe porquê?
Tem a ver com vários factores. Por um lado, os postos foram instalados em 2011 e nunca viram "amor" até agora (há uma reparação em curso no país todo que ainda não chegou cá - e que anda devagariiiiiinho), depois é o facto (que não percebo) de os postos estarem expostos aos elementos (não há uma porra de uma cobertura) e finalmente, porque alguns utilizadores não têm o mínimo de cuidado a usar o equipamento. Somando tudo, a rede foi decaindo até ao ponto miserável em que se encontra. Os PCR vieram dar um pouco de alento a isto (até porque são isso mesmo - rápidos) mas...
Enfim, há novos postos rápidos prometidos a caminho, há a reparação da rede de carregamento "normal" em curso, há o upgrade de velocidade de alguns postos normais, há a promessa de se começarem a pagar os PCR, etc. Estou optimista para o futuro próximo ;)
Percebo. A falta de manutenção deve ser mesmo o mais grave, porque por exemplo muitos dos parquímetros estão na mesma situação (sem cobertura) e acho que não dão tantos problemas.
Será que em Coimbra os PCN vão ser actualizados para 22kW? Bem mas também penso que o Leaf (actual e novo) nem suporta tanto, pois não? Eu sei que suporta até 50kW em DC com CHAdeMO, mas os PCN são AC, não é?
Para mim se puserem os postos a funcionar mesmo com os 3.68kW já é óptimo.
LuisG Escreveu:Bem vindo!
Para 8km's dia escolheria uma bicicleta :lol:
Fora de brincadeira, faz muito bem equacionar à possibilidade de VE. Depois de conduzir um CI e um VE realmente conclui-se que um está completamente ultrapassado.
Como já se disse ter garagem é importante para se ter independência e autonomia para não depender da rede. Contudo, depender da rede é uma inevitabilidade.
Já chegou à conclusão que tem 2 ou 3 soluções, se uma não funcionar tem sempre um plano B.
Carregar uma vez por semana num r/c com extensão ? Big deal! Sem stress.
Consegue chegar ao Leaf2.0? Ótimo, excelente escolha! Com esse carro, os km's que faz atualmente basta carregar de 15 em 15 dias no pcr se necessário. Quanto ao custo desse carregamento ainda não se sabe mas mesmo que seja igual ao combustível, sinceramente não acredito, terá sempre mais benefícios com o VE, nomeadamente nos impostos e manutenção.
E no local de trabalho, não tem hipótese de carregar. A filosofia é essa, carregar quando está imobilizado!
Boa sorte na equação ;)
Tem razão, é possível ir de bicicleta :). Eu até já fui a pé, mas o problema é que a parte final do percurso é uma subida muito íngreme e chego lá acima todo estoirado.
Pois eventualmente todos nós dependemos da rede, uns mais que outros.
A ideia será essa, caso vá para a frente. Isto é, por exemplo depender dos carregadores públicos e em caso de impossibilidade carregar em casa com uma extensão. Contudo ainda tenho que ver melhor, mas estas seriam as soluções mais simples.
Sim, consigo chegar ao Leaf2.0 mas preferia que o preço baixasse mais um pouco :). O que daqui a uns meses deve acontecer, digo eu. Já agora sabe quanto demoraria a carregar a bateria do Leaf 2.0 de 20% a 80% numa tomada doméstica? Seriam 2.4kW por hora, ou seja, 10 horas?
Refere carregar no PCR porque é o que está a funcionar e demora menos tempo? Comparativamente aos PCN acha que podem ser viáveis, caso estejam a funcionar em condições? Vai demorar mais, é certo, mas carregando 1x por semana não me faz grande diferença.
Também espero que o custo não seja exagerado, noutros países há relatos de que certas redes estão-se a aproveitar para colocar preços mais elevados.
No local de trabalho é um bocado como em casa, ou seja, em teoria se puxar uma extensão dá, mas na prática é complicado. Sem falar que não sei se os patrões iam muito nessa ideia.
Erbium Escreveu:Bem vindo.

Também sou da opinião que comprar VE e confiar na rede pública é muito arriscado mesmo fazendo poucos km's e tendo ai um PCR próximo...

BTW: relativamente ao cabo a passar da janela para o carro... cuidado com isso, podes ter problemas!
Ok, entendo. Sabe de algum caso em que passar o cabo da janela tenha dado problemas?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por LuisG » 14 nov 2017, 00:34

Boas, sim referi o pcr por ser mais rápido, salvo erro anunciam 80% em 40m.
Recentemente visitei Coimbra e lamentavelmente confirmei o estado dos pcn, tive de recorrer ao pcr! Em 17m estava safo.
No PCn de 22kw vais carregar no maximo que o carro permite em Ac, ou seja 6,6kw.
A 2,4kw em 10 horas, tendo em conta que a eficiência não é a 100% deverás carregar cerca de 50% da carga, 21/22 kWh de bateria (isto no Leaf2.0).
Existe um groupbuy no facebook, dá uma vista de olhos. Na 1ª fase conseguiram um preço muito interessante.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por Erbium » 14 nov 2017, 09:23

cfvp Escreveu:
Erbium Escreveu:Bem vindo.

Também sou da opinião que comprar VE e confiar na rede pública é muito arriscado mesmo fazendo poucos km's e tendo ai um PCR próximo...

BTW: relativamente ao cabo a passar da janela para o carro... cuidado com isso, podes ter problemas!
Ok, entendo. Sabe de algum caso em que passar o cabo da janela tenha dado problemas?
Felizmente não, só estou a avisar... não esquecer que se alguém se magoar é você que vai ter de responder!

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por cfvp » 14 nov 2017, 21:17

LuisG Escreveu:Boas, sim referi o pcr por ser mais rápido, salvo erro anunciam 80% em 40m.
Recentemente visitei Coimbra e lamentavelmente confirmei o estado dos pcn, tive de recorrer ao pcr! Em 17m estava safo.
No PCn de 22kw vais carregar no maximo que o carro permite em Ac, ou seja 6,6kw.
A 2,4kw em 10 horas, tendo em conta que a eficiência não é a 100% deverás carregar cerca de 50% da carga, 21/22 kWh de bateria (isto no Leaf2.0).
Existe um groupbuy no facebook, dá uma vista de olhos. Na 1ª fase conseguiram um preço muito interessante.
Ok, obrigado. Com uma wallbox não dá para aumentar a potência? Será que conseguiria chegar aos 6.6kW com uma wallbox ou um cabo EVSE?
Em relação ao groupbuy no facebook, eu vi algo sobre compra conjunta de vários Leafs no subfórum "Leaf segunda geração", mas já foi há 2 semanas e não sei se ainda dá. De qualquer maneira, ainda tenho que analisar melhor a situação e prefiro esperar para ver as outras versões e também algumas análises ao carro.
Erbium Escreveu:Felizmente não, só estou a avisar... não esquecer que se alguém se magoar é você que vai ter de responder!
Tem razão e agradeço o aviso. Obviamente que não é uma solução que me deixe descansado, mas por outro lado esse tipo de acidentes podem acontecer noutras situações semelhantes, como por exemplo se um estendal partir e cair na cabeça de alguém. No entanto eu percebo que um cabo a passar por cima do passeio (através de um suporte qualquer) pode ser mais perigoso.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Apresentação e dúvida

Mensagem por Erbium » 15 nov 2017, 09:06

No cabo passa eletricidade no estendal não... ;)

Responder

Voltar para “Apresentações”