220km para o Algarve usando 88%
Esta foi uma viagem de treino. Tenho o projecto de um dia fazer a viagem para o Algarve em 265km sem carregar. Mas não no Inverno.
A ideia aqui foi saber quantos % de SoC é que gastava na parte final desse percurso: a
EN2 do quilómetro 615 ao 738.
A EN2 é uma escolha lógica por várias razões: é o caminho mais curto para Faro; não tem trânsito, o que permite circular à velocidade que se escolher; é o caminho mais rápido nos dias 1 e 15 de Agosto, 25 de Dezembro...; a velocidade é lenta, por causa das curvas, as subidas e descidas são suaves, porque a estrada foi feita para veículos de tracção animal.
Mas é preciso saber como se comporta o carro, porque embora a A2 não atinja os 350m de altitude, e o IC2 nem os 300m, a N2 passa uma vintena de metros ao lado do marco geodésico que assinala o ponto mais alto da Serra do Caldeirão (589m em Pelados). Não é uma serra alta, porque é muito antiga, mas é muito extensa, e são uns 80km passados acima dos 300m de altitude, com muitas subidas e descidas.
Para saber isto, pareceu-me possível carregar apenas na Área de Serviço de Alcácer do Sal e fazer os restantes 220km com os 94% que o Ioniq permite carregar em PCR. Para não chegar à tartaruga, bastaria conseguir um consumo médio de (94%-5%)×28kWh÷2,2/100km=11,33kWh/100km. O pior que poderia obter seria 94%×28kWh÷2,2/100km=11,96kWh/100km.
Eis os pontos de passagem importantes, com distância ao destino, SoC, autonomia, altitude e temperatura exterior:
- AS Alcácer do Sal – 220km – 94% – 15°
- Aljustrel – 123km – 60% – 137km – 190m – 14°
- Castro Verde – 100km – 50% – 104km – 245m – 10°
- Almodôvar – 80km – 38% – ? – 290m – 10°
- Ameixial – 56km – 24% – 43km – 420m – 9°
- Caldeirão – 47km – 15% – 26km – 575m – 8°
- Barranco do Velho – 35km – 11% – 19km – 460m
- São Brás de Alportel – 19km – 10% – 18km – 260m
- Faro – 0km – 6% – 11km
Isto dá um pouco uma ideia do stress da viagem. Eu sabia que tinha que conseguir uma média na casa dos 11kWh/100km, porém, a partir de Almodôvar tornou-se impossível baixar dos 13kWh/100km. No alto do Caldeirão eu tinha uma autonomia indicada de 26km e faltavam-me fazer 47km. A única coisa que me fez continuar foi que São Brás é uma cidade, e já bem perto de Faro, concerteza haveria quem me pudesse ajudar, talvez os bombeiros.
Quando cheguei a São Brás, a autonomia andava a variar entre os 19, 18, 17. Ora se reduzia, ora aumentava. Com a hesitação acabei por dar umas voltas esquisitas dentro da cidade que me roubaram outro km.
A decisão por seguir até Faro, ainda que parecesse impossível, estando já tão baixo, baseou-se no facto de eu já ter feito Faro/São Brás de bicicleta. A ida é um esforço muito grande, mas na volta, atingem-se velocidades perigosas na bicicleta... É quase só descer até ao Coiro da Burra. Do Coiro da Burra até Faro são 8km absolutamente planos.
E foi isso que aconteceu, sai de São Brás com 18km de autonomia mas não gastei absolutamente nada até ao Coiro da Burra (acesso da A22). Os 18km de autonomia que me restavam sobravam para fazer os 8km até casa. Assim foi, cheguei a casa com 6% de autonomia ainda (11km), e não cheguei a ver a tartaruga.
[img]https://ramos.link/~miguel/prius-pt/Ioniq-20171201.jpg[/img]
A média conseguida nesta viagem resulta em 250km de autonomia (220km÷88%). Com aquecimento (resistência) ligado. Há estradas mais favoráveis.