
Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
- migle
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Essa descida repentina por volta dos 80%... Isso é num PCR ou num carregamento normal?
- BrunoAlves
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
PCR, claro, não consegues 125A e 55A noutro carregador qualquer 

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- migle
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Ah! Não li o tópico todo, portanto não percebi a escala.
Então, mas isso é o que se observa com a relação entre o tempo de carregamento e a energia carregada. Não é preciso o OBD. Os carregamentos abaixo dos 80% dão médias bastante próximas dos 50kW. Além dos 80% obtém-se médias menores.
Com mais alguns pontos, derivando, obtinha-se essa curva...
Então, mas isso é o que se observa com a relação entre o tempo de carregamento e a energia carregada. Não é preciso o OBD. Os carregamentos abaixo dos 80% dão médias bastante próximas dos 50kW. Além dos 80% obtém-se médias menores.
Com mais alguns pontos, derivando, obtinha-se essa curva...
- BrunoAlves
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Claro, mas a ideia é ter acesso instantâneo aos dados, sobretudo sem ter de se fazer contas 
De qualquer forma a ideia deste tópico em particular era dar a conhecer a app, não tanto a particularidade do perfil de carga do carro
Podemos discutir isso noutro tópico 

De qualquer forma a ideia deste tópico em particular era dar a conhecer a app, não tanto a particularidade do perfil de carga do carro


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- migle
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Desculpem desenterrar o tópico. Não me importo que me respondam com um novo tópico se houver informação relevante.
Eu vejo aí Max Cell Voltage e Min Cell Voltage mas não se falou aqui nada da tensão. Será que olhando para estes valores num SoC de 100% (assumido 95%) conseguiríamos fazer uma ideia de que tipo de Li-Ion temos nas células?
Eu vejo aí Max Cell Voltage e Min Cell Voltage mas não se falou aqui nada da tensão. Será que olhando para estes valores num SoC de 100% (assumido 95%) conseguiríamos fazer uma ideia de que tipo de Li-Ion temos nas células?
- VETL
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Se conseguissem identificar a zona do joelho, seria fantástico...
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- migle
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Que joelho? O da curva de descarga? Eu pensaria que eles utilizariam a parte plana da curva apenas.
No entanto, o Ioniq tem aquele corte brusco na potência quando entra em modo tartaruga a meio dos 5%... Pode ser para esconder uma perda efectiva de potência.
Mas eu estava a pensar numa coisa mais simples. Qualquer valor de tensão, em qualquer altura, permite logo distinguir entre Li-Ion "normal" e LiFePO e LTO. É que apesar de tudo apontar para NMC (NCM), também já vi bocas a dizer que era LiFePO.
Sendo NMC, ficaríamos com uma ideia de até que ponto eles são conservadores no carregamento. Sabemos que há uma capacidade de reserva, diz-se que a capacidade total são 31kWh.
Uma coisa que me surpreendeu no Ioniq, foi a rapidez com que termina o carregamento. Tinha visto vídeos do Zoe, que fica uma data de tempo nos 99% antes de passar para o 100%. O Ioniq parece que não faz isso, chega aos seus "100%" e termina logo. Frequentemente, vejo a estimativa de tempo, habitualmente mais 10' que a minha conta proporcional, mas chego lá e ele já terminou. Como se apenas carregasse a corrente constante.
No entanto, o Ioniq tem aquele corte brusco na potência quando entra em modo tartaruga a meio dos 5%... Pode ser para esconder uma perda efectiva de potência.
Mas eu estava a pensar numa coisa mais simples. Qualquer valor de tensão, em qualquer altura, permite logo distinguir entre Li-Ion "normal" e LiFePO e LTO. É que apesar de tudo apontar para NMC (NCM), também já vi bocas a dizer que era LiFePO.
Sendo NMC, ficaríamos com uma ideia de até que ponto eles são conservadores no carregamento. Sabemos que há uma capacidade de reserva, diz-se que a capacidade total são 31kWh.
Uma coisa que me surpreendeu no Ioniq, foi a rapidez com que termina o carregamento. Tinha visto vídeos do Zoe, que fica uma data de tempo nos 99% antes de passar para o 100%. O Ioniq parece que não faz isso, chega aos seus "100%" e termina logo. Frequentemente, vejo a estimativa de tempo, habitualmente mais 10' que a minha conta proporcional, mas chego lá e ele já terminou. Como se apenas carregasse a corrente constante.
- mjr
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
A questão do joelho colocada pelo VETL é pertinente pois permite ver logo se é NMC a química usada, pois esta química tem um joelho por volta dos 3.4V, ao contrário das outras químicas habituais. LiFePO4 está fora de questão, falta-lhe a densidade energética para ser útil em automóveis.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- BrunoAlves
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Deve ser. Se virem o meu último registo
viewtopic.php?f=79&t=6902&start=100#p99579
Tenho 3,2V já só com 4% no BMS
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- migle
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Pois, 3.2V creio que exclui LiFePO e LTO. Confirma a informação mais completa que se tem (mas cuja origem se desconhece), que é a deste tipo, que diz que a tensão nominal do pack são 360V, com 96 células em série, e portanto 3.75V por célula.
Era só que a bateria do Ioniq não sobressai pela energia específica. E pelo que leio no BU o LTO ainda tem menor e é ainda assim usado no i-MiEV.
Seria interessante ver se os 3.4V calha nos 5%, o momento em que entra a tartaruga com tanta violência (eu diria que chega a ser perigosa a maneira como eles cortam a potência, porque dá uma travagem enorme, os carros de trás não percebem o motivo...). E seria interessante saber o que é 100%.
Era só que a bateria do Ioniq não sobressai pela energia específica. E pelo que leio no BU o LTO ainda tem menor e é ainda assim usado no i-MiEV.
Seria interessante ver se os 3.4V calha nos 5%, o momento em que entra a tartaruga com tanta violência (eu diria que chega a ser perigosa a maneira como eles cortam a potência, porque dá uma travagem enorme, os carros de trás não percebem o motivo...). E seria interessante saber o que é 100%.