DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8365
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 10 nov 2018, 20:58

O pack é para ligar ao sistema atual, aumentando a capacidade útil de 7kW.h para 18kW.h (vou deixar alguma reserva).

O BMS ainda não decidi, mas deve ser um de 100A Bluetooth:

https://m.pt.aliexpress.com/item/328289 ... h-app-UART
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
MRider
Proprietário Leaf
Mensagens: 1043
Registado: 07 fev 2014, 00:20
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por MRider » 10 nov 2018, 21:24

Já tem baterias de lítio para juntar a essas?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8365
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 11 nov 2018, 01:13

Sim, 100Ah de LiFePO4 e 60Ah de LiCo. Atualmente tenho uns 130Ah úteis. Ao colocar este pack novo vou aproveitar para fazer alguns testes às células do pack de LiFePO4, que têm 5 anos. Detetei que as células que estão soltas estão um pouco inchadas, enquanto que as que estão juntas com uma fita a fazer pressão não parecem estar inchadas e têm mais capacidade. Este parece ser um fator importante nas células de lítio, para prevenir a evaporação do eletrólito.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 472
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por civic » 11 nov 2018, 11:10

Já tens o sistema solar? Que tensão vais usar? Estou a pensar fazer isso, pois já tenho alguns painéis de autoconsumo, mas é pena oferecer alguma electricidade à EDP.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8365
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 11 nov 2018, 15:26

O meu pack é de 48V, e é essa a tensão que vou colocar no novo pack com as células do Leaf.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8365
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 13 fev 2019, 22:36

Aqui está o antigo pack já montado e a funcionar há mais de 2 meses:

Imagem

Este é o BMS, que funciona por Bluetooth.

Imagem
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1944
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por migle » 13 fev 2019, 23:08

Uau! Passou tão pouco tempo que parece fácil!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8365
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 13 fev 2019, 23:44

A App para ver o estado da bateria é assim:

Imagem

O estado de carga não está a ser bem calculado pois o BMS não está ainda a medir a corrente. Esse será o próximo passo, embora tenha algum receio se realmente consegue aguentar os 100A especificados .
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
MRider
Proprietário Leaf
Mensagens: 1043
Registado: 07 fev 2014, 00:20
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por MRider » 14 fev 2019, 00:14

Se tem 100 A podes em principio usar 50 A contínuos.
Tenho um de 200 A que com 80 A contínuos começa a aquecer um pouco os mosfet. Nada que umas ventoinhas não resolvam. :lol:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8365
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 fev 2019, 00:42

O problema destes BMS chineses é usarem MOSFET fracos (baratos). Se for simples ainda me dou ao trabalho de colocar MOSFETs a sério.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”