Diário de bordo de vip

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 22 set 2013, 20:46

têm de aprender a pintar as linhas no chão direitas... :lol:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 22 set 2013, 21:06

mjr Escreveu:têm de aprender a pintar as linhas no chão direitas... :lol:
Bem visto :D :D
No post anterior esqueci-me de referir que o museu em Penafiel, merece uma visita. As 2 horas darão para carregar mas ...pouco. Não registei tempo e carga mas a Prio.e deve ter política de contenção porque em casa, teria carregado mais.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 22 set 2013, 21:07

mjr Escreveu:têm de aprender a pintar as linhas no chão direitas... :lol:
Eu tenho a explicação para isto. De noite tinha nevado e as linhas deixaram de se ver, o pessoal chegou e parou o carro no início do dia. Depois veio um dia de Sol e as linhas ficaram visíveis. Ou então houve alguma promoção de vodka nesse dia.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 22 set 2013, 23:12

Apostava mais na segunda, mas não deve ser necessário haver promoção...
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 25 set 2013, 14:26

Pela 1ª vez consegui carregar neste posto em Vila Real, em pleno centro. Sempre os encontrei ocupados, apesar da placa indicativa de 2 lugares para carregamento.
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A minha alternativa era o posto na Rua das Irmãs Virtudes que não podia estar ocupado :lol:

Felizmente, para alguns, o PCR da Caetano Power Porto está do lado de fora do portão e tem estado sempre operacional.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 01 out 2013, 14:39

Para os expert do fórum.
Sei que não fui o único a ter um módulo substituído em Portugal mas terei sido dos poucos que aqui ia registando o que comigo se ia passando, até por considerar que a saudável "especulação" (e não só) que por aqui se trava, a todos interessa. Não me incomoda nada que um carro tenha avarias incomoda-me, isso sim, que quem tem a responsabilidade de as resolver nem sempre esteja à altura dos acontecimentos.
Em devido tempo manifestei isso mesmo, por escrito, à Nissan Ibéria que, acabando por assumir as suas responsabilidades e nunca as enjeitando, não o fez, na minha opinião, da forma mais cordial e leal para com um seu cliente.
No dia 26/7/2013 coloquei por escrito, entre outras questões, a seguinte questão à Nissan " Existe justificação técnica ou haverá alguma coisa a corrigir pelo facto de as células 71 e 72 serem as que apresentam sempre os valores mais baixos de tensão?"
Uma chamada telefónica respondeu-me à outra questão mas esta, ainda está sem resposta.
Deixo aqui os últimos carregamentos a 80 e a 100%. Como faço muito poucos a 100%, será por isso que isto nunca mais estabiliza? Ou a razão estará noutro motivo?

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Nota: O SOC medido com o Consult3+ dá sempre mais 1 ou 2 pontos que o ELM327
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 01 out 2013, 15:05

No meu entender não levanta qualquer problema estas células estarem ligeiramente fora de balanço com as outras. Do lado dos 100% são outras células a limitar a carga e do lado dos 0% também será outra célula. Isto só acontece porque estas células têm mais capacidade que as outras, por serem novas. Assim, apesar de a 100% do pack terem um estado de carga menor, compensam por terem mais capacidade por % de estado de carga e no fim da descarga acabam por terminar com um estado de carga superior à célula mais fraca.

Penso que ainda não equilibraram com as outras devido a não fazer muitas cargas a 100%. No meu pack também tenho duas células que não estão equilibradas por não carregar a 100%, mas no meu caso elas limitam a capacidade do pack.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 01 out 2013, 15:34

"O facto de ter estas células assim desfazadas deve estar a reduzir ligeiramente a autonomia enquanto não equilibrar." Malm, em 30/09/2013.

Não será o SoC de apenas 93,9% um sinal disso mesmo?

"A 100% (95%) o buraco vai lá estar, ainda mais pronunciado (como o gráfico vai alterando a escala, pode parecer igual). A 80% já se deve notar esse aumento. Na prática, não tem qualquer problema. Mas se me mostrarem um gráfico a 30% com aquele vale, digo logo que a coisa está má, não sabendo, claro, que aquelas células são de outra colheita." Malm, em 1/10/2013, às 00:08.

Pois é, um ponto para o Malm, pena que tenha começado com tanta desvantagem.

Vitormcpinto, não te rales com isso, é apenas uma cicatriz, a tua bateria teve uma ferida grave mas está curada. Melhor, é uma cicatriz que para além de se ir atenuando no tempo, vai mesmo desaparecer. Não há necessidade nenhuma de acelerar esse processo (nem por 1,1 % de SoC, se é que isso tem alguma coisa a haver, que digam os experts).
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 01 out 2013, 15:50

O facto do SOC não chegar a 95% não tem nada a ver com as células estarem mais baixas (ainda hoje o meu pack só chegou aos 92%...). Aliás o SOC é uma estimativa. A 80% de SOC reportado, já vi a tensão do pack variar entre 385.5 e 387.5V pelo que que se deve ler o SOC reportado pelo BMS com alguma reserva. O mais importante são as tensões das células, e essas estão bastante equilibradas, fora as células novas e com mais capacidade que parecem estar balanceadas por baixo e não por cima. Se não tivessem mais capacidade seria um problema, mas como são novas não há problema.
O Victor pode estar descansado que não tem menos capacidade do pack por estas células não estarem a equilibradas com as outras.
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Mensagem por Malm » 01 out 2013, 16:07

OK, eu percebo mais é de potencial de membrana celular e impulsos nervosos. Quando o mjr diz algo em contrário ao que escrevo a probabilidade de ser ele que está certo é 99:1. Já agora, o meu dá SoC de 95.5%, e eu baseio-me muito no meu. Já devem ter visto no meu diário. Mas se por acaso lhe estivesse a reduzir a autonomia, também era uma coisa insignificante. Um ponto negativo para o Malm.
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