Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por BrunoAlves » 18 jun 2018, 12:37

Belo relato (mais um!) :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

renateves
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40Ah

Mensagem por renateves » 18 jun 2018, 13:12

Obrigado pelo relato(rio)... deixaste-me com belas referências para uma futura tentativa de ir de elétrico até à cidade do "canudo" :)
Só ainda não me aventirei por causa da pikena... "já chegamos? Não, acabamos de sair!!"

Falta o PCR na área de serviço da A3, para escapar ao Porto, para ir com mais velocidade... mas assusta-me subir o "dragão", já para não falar na montanha até à saída de Santo Tirso :shock:

figueiral
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah

Mensagem por figueiral » 18 jun 2018, 14:31

Espectacular!
Eu estou proibido de fazer essas viagens :) a mulher adora o carro, mas só para as viagens curtas... :roll:

Essas temperaturas da bateria... ui, ui, quentinha!
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 20 jun 2018, 12:10

renateves Escreveu:
18 jun 2018, 13:12
Falta o PCR na área de serviço da A3, para escapar ao Porto, para ir com mais velocidade... mas assusta-me subir o "dragão", já para não falar na montanha até à saída de Santo Tirso :shock:
A da A3 parece-me muito em cima do Porto. Provavelmente deve ter bastante afluência (sobretudo enquanto for à borla).
Na minha última ida a Braga, em Fevereiro, fiz Antuã - LIDL, e tive sorte pois não estava mais ninguém, mas creio que era porque até há muito pouco tempo o PCR tinha estado encravado.
figueiral Escreveu:
18 jun 2018, 14:31
Espectacular!
Eu estou proibido de fazer essas viagens :) a mulher adora o carro, mas só para as viagens curtas... :roll:

Essas temperaturas da bateria... ui, ui, quentinha!
Curiosamente ficou mais quente que o habitual na viagem para cima (e já fiz mais CRs no encontro de VEs do Porto do ano passado), mesmo estando o tempo nublado e nada quente na zona centro do país.

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 10 out 2018, 15:48

Durante estes meses o morangwatt voltou duas vezes ao Algarve. Uma vez com carro bem cheio (3 passageiros e muita bagagem), onde senti alguma dificuldade em fazer Aljustrel-Loulé, até porque só carregou até 90%. Não só não pude vir aumentando a velocidade à medida que me ia aproximando, como ainda tive de reduzir a mesma.
Pensei que fosse consumo maior pelo peso do carro, mas no regresso fiz as velocidades habituais :think: Ventos, se calhar.

Nesta útimo fim-de-semana fiz uma viagem inesperada ao Carvoeiro, e marcou a primeira vez que fui até ao Algarve sem carregar em Loulé. Ao chegar a Aljustrel tive de trocar de sentido pois já havia fila de espera para usar o PCR. Infelizmente o carro voltou a carregar apenas até 90%, e por alguma razão o meu adaptador Mennekes do PCR - J1772, não funcionou, tal como na viagem anterior. Logo ao voltar ao sentido correcto entrei já só com 88% na AE. Pensei que não ia dar para fazer os 114km até ao Carvoeiro, mas mesmo assim tentei ver o que dava indo o percurso todo a 60-65km/h (já era noite e pouco trânsito havia). Para espanto meu consegui chegar a Messines com 38%, logo optei por ir directo até ao meu destino pela nacional, para cortar caminho. No final ainda cheguei com 13%.

Imagem

No Domingo regressei à tarde, apesar de adivinhar que ia apanhar muito trânsito. Por alguma razão o carro só tinha carregado até aos 96.5% na ficha doméstica, mas mesmo assim previ que a viagem até Aljustrel fosse mais fácil. Pude vir mais depressa, e ainda bem porque estava um movimento doido, e levei algumas buzinadelas. Depois de passar a parte pior da serra pude inclusivé aumentar para 80 e 90km/h.

Imagem

Em Aljustrel novamente fila para o PCR, logo fui ao outro lado onde não havia ninguém, tanto para carregar como para qualquer outra coisa. Tinha uma certa piada ver um lado apinhado de carros e o outro às moscas. :lol:
Apanhei foi um cagaço quando ia a voltar ao sentido correcto e me cruzo com dois carros da GNR mesmo no portão :whistle: Nada aconteceu, felizmente.
De Aljustrel para cima foi muito complicado a nível de trânsito. Desde Beja que era trânsito parado. Na saída de Grândola mudei para a nacional. Os acessos tb estavam horríveis, mas penso que se andava um pouco mais. Voltei a entrar na AE em Alcácer, para ir ao PCR. Não sei dizer se lá teria chegado mais depressa ou não pela AE, mas pelo menos apanhei o PCR livre e pouco depois já estavam mais 2 carros para carregar. De Alcácer para a frente ainda esteve trânsito muito parado até perto da Marateca, mas depois aliviou ligeiramente, mas só respirei de alívio quando virei para a A12. Bendita ponte Vasco da Gama. :lol:
Foi decididamente a viagem ao Algarve em que demorei mais tempo, mas que mesmo com um ICE não teria sido muito melhor.

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 48.0 Ah

Mensagem por Fil » 10 out 2018, 17:50

Excelente viagem rnlcarlov, mais uma!

Será que desabilitaram a possibilidade de usar adaptadores na tomada AC?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 10 out 2018, 20:35

Excelente. Na relação distâncias/capacidade da bateria, bates a malta toda aos pontos!

Fil, não creio que exista forma de fazer isso, o funcionamento do AC é igual a um PCN, o adaptador só muda pinos de sítio, penso eu de que :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pemifer
Proprietário Leaf
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 11 out 2018, 10:08

rnlcarlov Escreveu:
10 out 2018, 15:48
Durante estes ...
:text-goodpost:

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 11 out 2018, 10:27

Fil Escreveu:
10 out 2018, 17:50
Excelente viagem rnlcarlov, mais uma!

Será que desabilitaram a possibilidade de usar adaptadores na tomada AC?
Não sei que diga. Até agora só usei eu uma vez e emprestei a um outro carro que estava à minha espera no PCR. Lembro-me quando o utilizei que às vezes tinha manha. Tinha que dar um jeitinho no posição da ficha para aquilo dar. Mas das últimas vezes não consegui mesmo. Ficava apenas luz verde a piscar, até que ao fim de algum tempo dava EVSE error. Ao ligar o adaptador, ouvia o ligeiro barulho da bomba de fluido de refrigeração a funcionar uns segundos, tal como acontece quando se inicia uma carga normal. Mas não acendia a luz de carregamento.

O cabo em si parece estar bom. Ainda anteontem o usei para carregar no PCN de Queluz, que estava com o pino de segurança caído, logo só dava para carregar com aquele cabo.

figueiral
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah

Mensagem por figueiral » 12 out 2018, 19:24

Espectacular, e muita coragem :) Eu teria coragem para o fazer... mas a minha pendura não me deixa :lol:
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”