DB QM fernandinand

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 353
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por filipeoliv » 14 jun 2018, 11:49

Muito bom.
A foto não dá para ver...
Mas pelo relato foi um fim de semana.
Gostava de ter mulher para fazer uma viagem assim grande, mas por enquanto, não a consigo convencer.
Até eu ando a ficar desanimado com viagens, com o aumento dos VE´s na estrada e diminuição de postes de carregamento a trabalhar, tira a vontade toda. :roll:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 486
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por Nonnus » 14 jun 2018, 12:23

filipeoliv Escreveu:
14 jun 2018, 11:49
Muito bom.
A foto não dá para ver...
Mas pelo relato foi um fim de semana.
Gostava de ter mulher para fazer uma viagem assim grande, mas por enquanto, não a consigo convencer.
Até eu ando a ficar desanimado com viagens, com o aumento dos VE´s na estrada e diminuição de postes de carregamento a trabalhar, tira a vontade toda. :roll:
As mulheres têm tendência a ser menos aventureiras que nós, mas nada como irmos e insistirmos para as fazer mudar de ideias. Ainda no fim de semana quando fiz Vendas Novas - Viseu por vontade da minha mulher não tinha levado o Leaf, mas eu insisti e disse que tinha de levar o Leaf, e até tinha-mos hora marcada para lá estar. Conclusão foi pacifico e agora ela já viu que se faz bem, para a próxima já não há stress´s. E agora que venha o ENVE para fazermos Vendas Novas -> Leiria :)
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km

Avatar do Utilizador
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 256
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 56,31 Ah
Localização: Alvorge, Ansião
Contacto:

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 14 jun 2018, 13:19

O meu problema nem é a mulher mas antes um garoto irrequieto que não gosta muito de viagens (longas)...tudo o que seja abaixo das 2h é pacífico, acima disso é pegar no CI e minimizar os 'danos' da viagem :)

Avatar do Utilizador
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 256
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 56,31 Ah
Localização: Alvorge, Ansião
Contacto:

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 23 jul 2018, 15:34

Quick-update:

Quase, quase nos 70k kms...
Este fds tive oportunidade de fazer mais um (quase) teste de tomada, a rondar os 14% de SOC. Aproveitei para equiparar com outro registo semelhante de Maio de 2017:
31/05/2017 - SOC = 14.7%, Energia consumida = 20.5 kWh
22/07/2017 - SOC = 14.3%, Energia consumida = 20.2 kWh

Apesar dos números animadores de degradação efectiva, como a bateria não tem levado 'ginástica' os AHr do LS levaram um 'porradão' em relação aos últimos meses (56.16 em 27/05 e agora 54.35)

Nada de alarmante...é carregar e andar!

Avatar do Utilizador
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 256
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 56,31 Ah
Localização: Alvorge, Ansião
Contacto:

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 11 set 2018, 17:25

A caminho dos 73k kms e um pequeno update para uma curiosidade.
Com a 'pausa' de Verão, o QM terminou o mês de Agosto nos >53 AHr o que não me causou espanto nem alarme, pois o perfil de utilização diário da minha mulher é 20% - 80%...esporadicamente aos fins de semana há necessidade de carregar a 100%.
No entanto pela convivência com o QM já deu para perceber que a Nissan implementou uma fórmula conservadora (alguns dizem pessimista) no BMS para estimar a real capacidade da bateria e numa utilização 'pelos livros' de 20%-80% o ritmo de degradação é um pouco alarmante (e irrealista).
Posto isto, com algum tempo disponível na primeira de semana de Setembro decidi testar carregar o carro para sair diariamente a 100%. Os resultados foram rápidos:
Dia 3 - 54,37 AHr
Dia 6 - 55,56 AHr
Eu diria que se continuasse com isto por mais uma semana ainda iria para os 57AHr, valor que penso ser o real derivado dos (poucos) testes de tomada que fiz recentemente.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7941
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por mjr » 20 set 2018, 14:48

Concordo que a capacidade real ande pelos 57-59Ahr.

O que me chateia nisto é que algum pessoal acha que "exercitar" a bateria (cargas a 100% e descargas profundas) é que é bom, quando não podem estar mais errados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 256
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 56,31 Ah
Localização: Alvorge, Ansião
Contacto:

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 21 set 2018, 13:05

mjr Escreveu:
20 set 2018, 14:48
O me chateia nisto é que algum pessoal acha que "exercitar" a bateria (cargas a 100% e descargas profundas) é que é bom, quando não podem estar mais errados.
Cada um sabe de si...no meu caso evito ao máximo descargas profundas na bateria!

civic
Mensagens: 310
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por civic » 21 set 2018, 20:38

Eu também, nos mais de 4000 kms só por uma vez desci dos 20%. ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7941
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por mjr » 30 set 2018, 08:06

No Leaf 40 podem ir sem problemas até aos 10% de SOC indicado pelo carro, que na verdade corresponde a um SOC real de 20%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 65
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 28 set 2018
Capacidade bateria: 56.3 Ah - 12 barras
Localização: Maia

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por noway » 30 set 2018, 08:49

mjr Escreveu:
30 set 2018, 08:06
No Leaf 40 podem ir sem problemas até aos 10% de SOC indicado pelo carro, que na verdade corresponde a um SOC real de 20%.
E o limite superior? Tem algum buffer... ou seja quando o SoC apreaentado no visor do carro é 100%, ele está na realidade a 90% da capacidade máxima? Não estou familiarizado com o valor máximo de tensão das LiOn nem tenho um ODB2 para confirmar com o LeafSpy.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo”