Perda de capacidade do i3

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nbairro
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 17 mai 2018, 17:36

O meu i3 vai fazer 5 anos este ano (dezembro) foi dos primeiros.

Comprei em segunda mão, importado da Alemanha com 35 mil km.

Aquele menu XPTO batt kappmax , quando o carro me foi entregue acusava, 18.6kWh.
Hoje com mais 20 mil km em cima está a acusar 16.6kWh ...

A degradação foi brutal a meu ver, e eu noto isso e bastante, a autonomia baixou bastante pois 2kW ainda é alguma coisa.

Já andei a ver vários foruns, e acho que a bateria dos i3 perde mais autonomia com a idade de com os ciclos de carregamento.

De referir que BMW i3 deixar carregar até 100% nunca carrega a bateria por completo, foi uma salvaguarda que todos os EV tem, acho eu.
Bem como fazer uma descarga até 0% a bateria nunca ficar efectivamente a 0%, é aí que entra em acção os tais 4kWh que estão escondidos nomalmente as marcas mete ultimos 5% como 0% e os 95% como os 100%. Por isso a degradação por ciclos nunca é tão grande pensamos, e penso que seja mais pela idade da química das baterias do que pelos ciclos.

Isto baseado na minha experiência, pois tenho um i3 com quase 5 anos e só tem 55mil km.
Última edição por nbairro em 18 mai 2018, 09:27, editado 1 vez no total.

RaaR
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por RaaR » 17 mai 2018, 19:23

Onde está kW, será kWh, certo?

nbairro
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 18 mai 2018, 09:28

RaaR Escreveu:Onde está kW, será kWh, certo?
Corrigido, obrigado.

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mjr
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por mjr » 18 mai 2018, 11:17

Penso que novo ele mostra uns 19kW.h, certo? Para 5 anos não está mal são menos de 15% de degradação.
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 18 mai 2018, 14:30

mjr Escreveu:Penso que novo ele mostra uns 19kW.h, certo? Para 5 anos não está mal são menos de 15% de degradação.
Visto dessa maneira até é bastante bom...mas se nesses 5 anos só fizeres 60mil km já não é assim tão animador.

De qualquer maneira continuo satisfeito com ele, ando todos os dias e com as noticias semanais do gasoleo a aumentar fico ainda mais feliz de o ter comprado.

Rezo que para daqui a 2 anos se consiga encontrar baterias a preços ditos razoáveis para efectuar a troca.

Entretanto é ir juntando dinheiro para comprar um Eléctrico que meta a carrinha fumarola lá de casa na reforma.

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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Fil » 18 mai 2018, 15:58

mjr Escreveu:Penso que novo ele mostra uns 19kW.h, certo? Para 5 anos não está mal são menos de 15% de degradação.
Tenho ideia de já ter visto 19,8kWh. Basicamente a degradação de um i3 é idêntica a um leaf mk2, com a vantagem de ter arrefecimento o que permite fazer mais cr's.

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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por mjr » 18 mai 2018, 17:45

Sim, parece ser esse o caso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 19 mai 2018, 17:28

Bem... Bateria do meu i3 deu o berro ontem...

Estou com o carro morto na garagem.

Deu erro de propulsor e dps deu erro da bateria de 12v e dps disso morreu... Não responde...

Fora da garantia... Estou lixado

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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Fil » 19 mai 2018, 17:38

90% dos problemas dos ve são derivados da bateria de 12v, tente carregá-la com cabos com outro carro ou compre um booster, geralmente resolve. Quando a bateria de 12v não está boa, os ve dão erro de tudo e mais alguma coisa. Em alguns casos (quando a bateria de 12v não está muito em baixo), ligando o carro à corrente faz carregar a bateria de 12v e resolve todos os problemas.

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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 19 mai 2018, 17:42

Fóruns online todos desaconselham carregar a bateria de 12v.

Trocar tb pode dar problemas, qnd ligo à corrente o evse fica verde mas o carro nem responde.

Com medidor de consumo vejo que está a consumir 30watts não sei se está a carregar a bateria de 12v mas já está assim a 4horas.

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