DB do António Eléctrico, Ioniq

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migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 jun 2018, 23:52

O segundo dia também não foi andar a mata-cavalos. Várias pessoas me dirão que teriam feito mil num dia. No segundo dia, a razão não foi o carro eléctrico. Andámos à velocidade que todos os outros andam (na A-1 espanhola, geralmente anda-se a uns 110km/h reais).

As paragens foram muito curtinhas. Estações próximas mas que era arriscado evitar... Valladolid-Burgos são só 138km, mas Burgos-Vitória são 123km, não dá para saltar. Burgos-San Sebastian talvez se faça, para mais desce-se a meseta, mas estamos a falar de 220km, não é a brincar. Ao longo da meseta não há variações significativas de altitude. Porém, estávamos com aguaceiros moderados, temperaturas entre os 11 e os 14 graus, aquecimento ligado (em Junho!!)... Em Valladolid, no hipermercado, eu era a única pessoa de t-shirt. As pessoas estavam vestidas de inverno ainda.

Em Burgos, encontrámos um Efacec que nos deixou carregar até aos 89%. Mesmo aqui, debaixo de chuva, houve as habituais perguntas de PCR, desta vez do rapaz da gasolineira, que nos disse que fomos os primeiros a carregar ali (mentira, outro Ioniq tinha carregado no dia anterior, está no electromaps).

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Em Vitória regressámos aos DBT-CEV limitados a 80%. Será curioso saber se se consegue fazer a subida de volta para Burgos partindo com apenas 80%. Pode ser que o tempo aqueça... Acho que as pessoas que defendem a limitação da carga aos 30' ou aos 80% não estão a ver a coisa correctamente.

Quanto à limitação de potência... numa viagem destas pouca diferença faz. São mais 5', 10' no máximo. O carregamento é tão rápido que mal dá tempo de arranjar um café, mudar uma fralda, etc.

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Não era necessário, mas voltámos a carregar em San Sebastian, porque queria entrar em França com a maior folga possível.

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Em França, apesar de haver sítios onde carregar à borla (IKEA de Baiona), queria acima de tudo experimentar a rede Corri-Door para resolver o problema de ter acesso. Caso não funcionasse, tinha gasolina suficiente na bateria para voltar para trás.

A verdade é que não consegui. Aparentemente, cometi um erro na preparação. Eu deveria mesmo ter encomendado o cartão da Soditrel. Apesar de ser possível activar os postos apenas com a App, tem de se encomendar o cartão na mesma.

Mas sabem que mais? É completamente irrelevante. Os carregadores das companhias departamentais são tantos, tantos, tantos, e interoperaveis... Há carregadores de 7kW ou de 22kW em aldeiazinhas que vocês não imaginam. Tipo: tem duas ruas e tem carregador de 7 ou 11kW. Há PCRs.... lentos, lentos, mas nós estamos apenas a fazer turismo.

Para estes usa-se a App de qualquer das redes, sem nos registarmos. Basta dar o número do cartão de crédito em cada abastecimento (como não estamos registados, ele não memoriza). Custa 3,5€ os primeiros 15' e depois 0,16€ por minuto. Abasteci por 4€ e picos (a bateria não estava vazia). A carga começa nos 35kW e vai ficando mais lenta, mais lenta.... quando vocês pensam que não é possível ficar mais lenta, ainda fica mais lenta.

Como é pago ao tempo, a sangria vai aumentando, aumentando... é muito dissuasor... eu terminei a carga com 75% ou coisa assim e estava nos 16kW (a temperatura da bateria estava nos 30 e pouco). Demorei a terminar porque a minha mulher estava no parque infantil.

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Foi o único sitio onde ao falar da autonomia do carro obtive gargalhadas em resposta. Estavam dois tipos numa obra em frente. Um veio perguntar-me em espanhol, e estava interessado. O outro ouvia de lado, mas eu percebi que ele não percebia espanhol e troquei para francês. Houve gargalhada, a sério... porque o carro é caro e só tem essa autonomia. Quantos km desde Portugal? Mil. ohohoh...

Enfim. Mais um que usa uma algália quando vai de férias.

PS: Ahh... temperaturas de 22 graus em França, solinho, que bom! 20 já depois do anoitecer.

PPS: Tenho registos do Torque. Como temos o contador de energia cumulativo no Ioniq, eu posso dar os kWh gastos entre quaisquer dois pontos do percurso. No final, tento fazer uma tabela. Para já, não vou espetar com excesso de dados aqui.

PPPS: Em Ondres, reparei que ainda tinha a porta de carregamento toda cheia de teias de aranha do carregador de Vitória.
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BrunoAlves
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 12 jun 2018, 02:14

Acho que as pessoas que defendem a limitação da carga aos 30' ou aos 80% não estão a ver a coisa correctamente.
☝️
(fixe já dá para meter emojis do teclado!)

Defendo quando há mais pessoas à espera. Quando não, obviamente que não faz sentido nenhum limitar a carga.

On-topic, se quiseres voltar à Corri-dor podes:
- em algumas áreas de serviço comprar um cartão de utilização pontual que acho que dá para 2 cargas e depois é lixo
- registares-te no plugsurfing e ver se dá para fazer activação online. Tinha-te emprestado o meu rfid com gosto
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 12 jun 2018, 08:23

Isto, com a minha mulher, são coisas de impulso! Antes de irmos há apenas uns ameaços, "olha, que giro, já viste a rede que eles têm em França?"... Dois dias antes: "os mais crescidos ficavam com a avó... E íamos onde?"

Claro, com preparação é mais fácil. Eu registei-me na sodetrel, já me tinha esquecido que não tinha escolhido um plano e ido até ao fim. Mas isso era um "proof of concept". É a rede mais cara...

Mas olha, em França, o EVSE portátil não faz falta nenhuma. Em Portugal, os postos são poucos mas bons. Aqui, podem não ser grande coisa, mas são muitíssimos (e estão no infotainment, alguns da IBIL também, primeiros ícones amarelos que vejo no mapa).

Claro, convém saber o mínimo de francês: borne de recharge, remorque, etc...
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 12 jun 2018, 09:04

Pois, o francês é que é outra. Eu até entendo qualquer coisa, mas quando tento falar só sai inglês...

Remorque não é "reboque"? Isso não quero saber como se diz :lol:
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Orlando » 12 jun 2018, 09:13

Muitos parabéns, essa cena do turismo na estrada já não me diz nada, mas é de louvar.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por santanamos » 15 jun 2018, 01:51

A parte de abastecer por 4€ até me soou bem. Considerando que já paguei pouco mais que isso na Nissan dos Olivais e a minha bateria é bem mais pequena... upa upa, não me importava nada de pagar esse preço por cá.

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 jun 2018, 06:25

Ai paga-se nas Nissans? Eh pá, vocês com os concessionários, conseguem dar a volta à Espanha (em dia de semana...).

Na rede Corri-Door, estou a pagar bem mais, 1€/5', e nos primeiros abastecimentos que fiz, com OTP, paguei 1,3€/5'. Abastecimentos de 8-9€. Eu depois, se conseguir, apresento as contas.

Eu não quis dizer logo que o destino que tinha pensado era Bretanha e Normandia, (havia um desejo secreto de ir à Holanda, mas não dava tempo para as duas coisas, eu não queria deixar de ir às outras). Por várias razões, vejo imensas imagens (laser) no meu trabalho, sou fanático por línguas em vias de extinção (bretão ainda se vê, normando só vi em cartazes turísticos para as ilhas), e claro...

Já estão a ver as recordações que trago...

Hoje vamos regressar. Vamos pernoitar em Salamanca, designer hotel (numa bomba de gasolina) todo às cores, que é o único Tesla DC num sítio mais barato.

Vamos sair de La Crèche, perto de Niort, e seriam 900km mais voltinhas para procurar PCR.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 jun 2018, 06:57

A outra razão, é porque já tinha visto que na Bretanha e Normandia, se abastece de borla, isto é, no norte, departamento 35 (Ille et Vilaine, Bretanha), 50 (Manche, Normandia)... No Morbihan não pude abastecer, fui mesmo obrigado a não visitar Saint Nazaire porque não ia poder carregar, tive de voltar a ir a Nantes (Naoned).

Carregar o carro é o mais próximo que me pude aproximar da floresta. Não deu para ir lá e abraçar as árvores, porque com os sapatos que tenho... Este posto, como muitos, é numa área de cocarrização. Os espanhóis e franceses, sempre que há conceitos modernos, inventam palavras. Os portugueses, ou dizem um neologismo inglês (um neo-anglicismo?) ou então uma longa frase. Tal como colecho em espanhol, a prática dos pais dormirem com os filhos na mesma cama (lecho), covoiturage é a prática muito disseminada de se encontrar num parque à beira da autoestrada para ir no mesmo carro. Em português, cocarrização, cocarragem ou juntocarramento. Aqui não há PT, estes postos devem estar na baixa tensão, daí também serem castrados, não dão mais que uns 30 e pouco kW.

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Aqui, no 22 (Côtes d'Armor), temos um da ABB à borla numa zona semi-industrial. Vários hotéis de pernoita e um McDonalds na periferia de Loudéac. Estes da ABB é bom material. O melhor PCR que encontrei em França. O mesmo tipo de carregamento que fazemos com um Efacec QC45, 125A certinhos. Como diria o Bjorn Nyland, "this is good shit".

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Aqui, em Saint Malo, um só carro português, um só eléctrico.

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Um Leaf em Saint Malo. Descobri que se for eléctrico pode estar mal estacionado, intra-muros, zona controladíssima, quando saí ainda lá estava sem multa.

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O vulgar moules frites:

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Não precisa de apresentações. E não, não deu para fotografar o IONIQ com este pano de fundo, só se eu tivesse parado na estrada à ida, vê-se de muito longe porque é uma região plana, um estuário.

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Não há um pequeno estádio das distritais em todas as freguesias? Porque não também um PCR?... Este está na pequena vila de Antrain, Ille et Vilaine.

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E um exemplo da toponímica bretã. Ainda vi um cartaz publicitário dos barcos para as ilhas que dizia "Yelloh!" mas não pude fotografar.

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E isto somos nós, quase apeados, ainda na segunda-feira, quando o primeiro PCR numa área de covoiturage (talvez deva chamar PCS, semi-rápido) se recusou a carregar o IONIQ e o segundo, na área seguinte, estava totalmente off.

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Fui obrigado a recorrer à pior solução de recurso que vocês podem imaginar: carregar em AC a 6,6kW de borla num Auchan durante 1h30' para poder chegar ao próximo PCR!
Última edição por migle em 15 jun 2018, 11:01, editado 1 vez no total.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por MRider » 15 jun 2018, 09:03

Não se consegue ver as imagens

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 jun 2018, 11:05

Eu consigo. Isto, hoje em dia, por auto-estrada, é demasiado fácil. Já ultrapassei Bordéus, o grande obstáculo.

Eis um glympse: http://glympse.com/!migle
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