DB do António Eléctrico, Ioniq

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 20 nov 2018, 13:26

É uma boa alternativa também. Porém, mais etapas, farta menos. Quando estamos em andamento, pensamos que já apetecia parar. Se estamos parados muito tempo, pensamos que estamos a apanhar uma seca. Talvez o ideal sejam duas paragens.

Os 10-11' que demora carregar dos 80% aos 94% davam para carregar dos 80% aos 107%, ou seja, perdem-se 5 minutos. Como também se perde tempo a fazer a entrar numa área de serviço, fazer uma manobra, fazer a autenticação... perdem-se uns 3 minutos no total, realmente o ganho de tempo em carregar duas vezes em vez de carregar até aos 94% é mínimo.

Mas eu achei que precisava de chegar lá com bateria para voltar até Antuã... E foram 330km.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 dez 2018, 01:10

Mudança para a EDP

Mudei de comercializador em casa, da YLCE para a EDP. Tenho leituras antigas. Sei quando gastei ao longo do último ano. Apesar do preço em vazio da EDP ser muito baixo, o termo fixo na YLCE é muito baixo também. A diferença na minha fatura média é ridícula: passa de 91€/mês com a YLCE para 89€/mês com a EDP.

A razão da mudança são, portanto, os 1500kWh de borla até Abril nos PCR. Em Abril logo vejo e posso voltar para a YLCE.

Entretanto, mudei do ciclo diário para o semanal. A razão da opção estranha pelo diário, foi que aproveitava para aquecer os quartos entre as 6h e as 8h para conseguirmos sair da cama e tomar banho. Quando as temperaturas ficam próximas de zero, aqueço toda a noite... Depois, a máquina da louça não se programa... Finalmente, nos fins de semana ou vamos para casa dos avós ou andávamos sempre a passear...

Acontece que, com filhos, com actividades aos fins de semana e aniversários, começa a ser mais difícil sair, e o equilíbrio mudou.

Finalmente, mudei de 5,75kVA para 6,9kVA. A diferença é pequena. O termo fixo já não pesa como antes. Vou experimentar soluções de carregamento do carro a 30A. Se não resultar, volto para os 5,75kVA, porque agora, graças ao medidor de energia do Apr, sei que não preciso de mais de 25A, e mesmo isso é só para o carro.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Apr » 15 dez 2018, 10:11

Consegues com bastante esforço configurar o emoncms para te dar o total de energia separado por periodos (vazio/cheias) para poderes saber que tarifa sai mais barato, com os dados do teu consumo real. E esse era o objetivo das contagens de energia do eNode que está implementado mas foi traido pela quantidade de escritas na flash.

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 16 dez 2018, 01:07

Bem sei. Na realidade eu vi os dados do eNode. Aliás, quando vieram mexer no contador (que é electrónico mas ainda não fazem a alteração da potência e do ciclo à distância), pude observar um desvio na contagem na casa dos 20kWh, curiosamente no período de ponta era no sentido inverso ao dos outros.

Mas para mim isto é sempre uma questão de planeamento. Porque o meu comportamento vai alterar-se se eu souber que tenho o ciclo semanal ou diário. É realmente uma questão de pensar o que é que me dá jeito, e não uma questão de medir. Mas eu medi ao longo de duas semanas a tentar usar apenas o vazio dos dois ciclos. A questão é mesmo que ando a passar mais fins de semana em casa, e à medida que os miúdos têm mais actividades vai ser mais assim...

É só pensar quando é que ponho a máquina da roupa, o aquecimento e o carro. O resto são feijões.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 dez 2018, 11:28

Nova configuração de viagem da bagageira

Configuração da bagageira para as deslocações de Natal. Primeiro, a sub-cave. A Hyundai opta por meter a sub-cave, que retira imensos litros à bagageira. Resta-nos conseguir dar utilidade a este espaço.

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Temos kit de pneus, de sinalização, rede da bagageira, adaptadores do EVSE, não o EVSE do Apr porque acho que o cabo não cabe (não tentei), águas, fraldas, guarda-chuva, Minnie, aspirador e a chapeleira. O booster da bateria de 12V caberia aqui, mas ainda prefiro tê-lo mais à mão.

Uma ferramenta que passa a estar no carro, junto com as chaves de fendas e Philips da Hyundai é um busca-polos. Neste caso, é um teste um pouco mais sofisticado, só porque não me faz falta em casa.

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Depois da má experiência em Badajoz, parece-me demasiado arriscado ligar alguma coisa numa ficha industrial sem antes verificar se não há uma fase fora de sítio.

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No rés-do-chão da bagageira, duas malas de 80 litros, uma extensível a 120, e, atrás, cabo Mennekes, mochila de portátil, booster, virá a seguir outra mala com livros e outro portátil. À frente, EVSE (falta-lhe um saco), comida para gatos e sobra espaço.

O nível seguinte não fotografei, mas incluiu gatos, mochilas de criança, casacos... sem qualquer obstrução do vidro traseiro.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 27 dez 2018, 23:35

50000km

Atingidos hoje, com 1 ano e 3 meses. Número redondo e 25% da garantia da bateria. Neste ritmo, a garantia cobrirá os primeiros 5 anos. Continuo com 100% de SoH, 100% da capacidade visível, gostaria de fazer alguns gráficos a relacionar SoH e tensão para comparar com os de há 9 meses. Presumivelmente, não haverá problemas com a capacidade dentro da garantia, veremos como será a manutenção às baterias na Hyundai depois (ouvi falar em substituição de módulos).

Imagem

Atingidos num pequeno passeio a Ayamonte com os miúdos, ao jardim. Não muito longo, que o rigor do inverno ayamontino não o permite. Ao cair do sol, já pede um casaquinho, pelo menos para os mais pequenos. E, estranhamente, para um português, sem atestar o depósito.

7803.5kWh carregados na bateria (inclui regeneração) e 7585.9kWh descarregados. Desses dois contadores não se retira uma média por km, porém, mesmo sabendo que contadores sofrem de deriva, retira-se um número mais engraçado, eficiência energética da bateria: consegue-se descarregar 97% da energia que foi carregada (arbitrariamente aos 71% de SoC quando cruzou os 50Mm).

A eficiência coulombica, pelo mesmo método seria 21641.2Ah / 21657.8Ah = 99.92%. Claro, convém saber do que estamos a falar, não é a eficiência do carro.

Mais números quando conseguir.

PS: e claro, teriam sido mais 5000€ em gasolina.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 27 dez 2018, 23:40

Se os dados da eficiência coulombica estiverem OK significa que a degradação é praticamente zero. A mim parece-me muito estranho...

Não há testes da tomada?
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 28 dez 2018, 12:17

Isso era o que eu ia perguntar a seguir, se eu podia estimar a degradação por aí. Uma vez que a carga que não se recupera da bateria corresponde aos iões que ficam agarrados num dos eléctrodos.

Claro que a degradação não pode ser zero. Os dados têm de ser semelhantes aos dos outros carros. O teste de tomada aqui é que não ajuda muito, uma vez que só vê a parte acessível da bateria. Tivemos aqui um teste de tomada do BrunoAlves, que conseguiu carregar 27.9kWh dos 0% aos 100% com 99.1% de SoH e outro meu de Março que consegui carregar 27.9kWh dos 1% aos 100% com 100% de SoH. Tudo dentro da margem de erro do teste, não se tiram muitas conclusões.

Para os ouvintes que só agora se juntaram a nós, estamos a falar de quatro contadores monótonos que há nos VE da Hyundai/Kia, de energia in/out em unidades de 0.1 kWh e de carga in/out em unidades de 0.1 Ah. Ambos correspondem à integração no tempo da corrente ou da corrente vezes tensão DC, com um erro na casa dos 1% em relação~ à integração com a função trapz do octave (desde que use a opção Synchronous logging no Torque Pro). O contador de energia in corresponde também dentro de 1% à energia medida por um PCR da Efacec. Em viagem, energia descarregada menos energia carregada a dividir pelo espaço percorrido dá o consumo médio apresentado no tablier.

Aqui, o mais certo é não podemos contar com 6, nem mesmo 5 algarismos de exactidão nesses contadores. É claro que tem de haver erro, e consequentemente deriva... Portanto, sim... esse valor 99,92% não vale nada. Tomemos esses valores apenas como uma indicação vaga em relação aos VEs modernos: para cima de 99% de eficiência coulombica, talvez para cima de 99,5%, e eficiência energética da bateria para cima de 95%.

Depois, também não sei se no momento do reset aos contadores a bateria estava cheia ou vazia, senão bastaria simplesmente fazer a diferença e dizer que a degradação era de x Ah.

Um número mais simples: acreditando que é uma bateria de 86 Ah (com pares de células de 43 Ah, de 990g cada), 21650 Ah carregados significaria, em ciclos de 100% DoD, 251 ciclos. Significaria que atingiria os 1000 ciclos precisamente aos 200 mil km. Claro que o DoD não é 100%, nem sequer tenho 100% da capacidade acessível, foram muito mais ciclos pequeninos, que é uma situação muito menos degradante.

Talvez na próxima semana possa tratar mais alguns dados.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 jan 2019, 23:10

Azar. Estou no PCR de Alcácer, com 3 filhos, à espera de um Leaf 40 que está há um quarto de hora a piscar a última luz.

Tinha eu saído muito satisfeito. Cheguei a casa às 18h30m com 21%, decidimos ir ao Algarve e no tempo de ir buscar o filho do meio ao ballet, fazer as malas e jantar, carreguei até 73%, a 25A com o EVSE do Apr.

Uma coisa engraçada: a área de serviço de Grândola está sem gasolina. Logo a seguir a Setúbal apanhei o placard luminoso a avisar e a indicar que existe alternativa a 16km. Que simpáticos são na Brisa para com os seus utentes! Nunca se sabe se não estará um fóssil à rasquinha, sem gasolina para chegar a Aljustrel...

Se houver outro placard, a ver se tiro uma foto.

UPDATE: o Leaf saiu. A ver se não o apanho outra vez em Aljustrel... Como fazer? Pelo MobieChecker não dá porque eu acabo de carregar antes dele ter tempo de lá chegar...
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 25 jan 2019, 23:14

Se o apanhares em Aljustrel sugere-lhe passar para o AC :mrgreen:

Anyway, um Leaf2 não precisa de parar em Aljustrel, pois não? Devia chegar directo a Loulé, se é que vai para essas bandas...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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