Diário de Bordo do TZ - Figueiral

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rnlcarlov
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por rnlcarlov » 09 out 2018, 10:10

figueiral Escreveu:
08 out 2018, 23:27
Em vez do teste da tomada posso seguir este raciocínio, com os dados do caniOn, para achar a capacidade da bateria?
Dos 100 aos 0,5% gastou 14 961 Wh e regenerou 1 481 Wh o que dá um total de 13 480 Wh gastos.
Posso assumir que estou com uma capacidade de 13,5 KWh?
pict_2018-10-05_11-02-58.png
O teu já tem das baterias novas, certo? Logo faz sentido que seja. No meu, da última vez que fiz as contas, tinha cerca de 14kwh utilizáveis, que penso que é o que vem programado de origem num carro de 16kwh.

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Malm
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por Malm » 09 out 2018, 21:12

Já fiz várias vezes esse tipo de raciocínios. Atendendo aos dados disponíveis penso que esse valor estará perto da realidade. Tenho uma ideia de ter obtido valores bastante diferentes de capacidade total em situações de utilização distintas. Em casos em que fiz consumos mais elevados, para a mesma distância, obtive uma capacidade total claramente inferior. Pelos dados apresentados, dá para perceber que a viagem não foi feita com grandes consumos, pelo que tendo a achar o valor correto.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por figueiral » 10 out 2018, 07:28

Mas também me disseram para multiplicar os 44Ah pelos 320V da bateria que era o mais certo, mas isso dá 14KWh... acho muito. E se fizermos a conta inversa com os 14,5 KWh da bateria em novo dava só 45Ah em novo... :roll:
Meto-me a pensar nestas coisas sem saber nada de eletricidade, é o que dá :lol:
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por migle » 10 out 2018, 21:17

Nada disso! Este é que é o raciocínio correcto:
figueiral Escreveu:
08 out 2018, 23:27
Dos 100 aos 0,5% gastou 14 961 Wh e regenerou 1 481 Wh o que dá um total de 13 480 Wh gastos.
Posso assumir que estou com uma capacidade de 13,5 KWh?
Sim, claro, com as seguintes ressalvas:
  • Desta vez, a conta deu 13.48kWh. Amanhã poderá dar outro número ligeiramente diferente, inferior ou superior. Todas as medições estão sujeitas a erro, em particular na presença de regeneração.
  • Pode actualizar esse número sempre que fizer uma descarga grande. Se foi dos 100% aos 10% e dispendeu 12.24kWh, então a capacidade é 12.24/90%=13.6kWh.
  • A bateria não rende sempre a mesma energia. Se a descarregar mais depressa, vai render menos energia. Por isso, cuidado com a velocidade.
  • Quando baixarem as temperaturas, também vai render menos energia.
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por migle » 10 out 2018, 21:22

figueiral Escreveu:
10 out 2018, 07:28
Mas também me disseram para multiplicar os 44Ah pelos 320V da bateria que era o mais certo, mas isso dá 14KWh... acho muito.
Se medir os Ah obtidos na descarga dos 100 aos 0%, esse valor até é interessante, porque é intermédio entre a energia obtida na descarga e a utilizada no carregamento.

Porém, essa não é a energia que a bateria rende na descarga, é forçosamente superior. Só renderia essa energia se não houvesse resistência interna.
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por figueiral » 12 out 2018, 19:33

migle Escreveu:
10 out 2018, 21:17
Nada disso! Este é que é o raciocínio correcto:
figueiral Escreveu:
08 out 2018, 23:27
Dos 100 aos 0,5% gastou 14 961 Wh e regenerou 1 481 Wh o que dá um total de 13 480 Wh gastos.
Posso assumir que estou com uma capacidade de 13,5 KWh?
:handgestures-thumbupleft:
Afinal percebo disto :lol:
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por figueiral » 14 jan 2019, 13:15

Ontem fez um ano que recebi o meu Ion. :occasion-candle:

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Recebi-o com 19 500 Km e hoje de manhã estava com 47 636 Km. 28 000 Km num ano, não está nada mal para um "carrito a pilhas" (os cães ladram e a caravana passa) :D

A degradação da bateria não está muito mal, visto que ainda estou com saldo positivo desde que o recebi :D Quando o recebi estava com 43,8 Ah e neste momento está com 44,4 Ah. Só ainda não consegui perceber a periodicidade com que perde 0,1 Ah. Houve uma altura em que estava convencido que era a cada +- 15 dias, outra que era por volta dos 100 Km... Neste momento não faço a mínima ideia :lol:
Durante este ano fez 3 acertos da sua capacidade, para cima.
Sem nome.jpg
Sem nome.jpg (30.86 KiB) Visto 260 vezes
Quanto aos cuidados com a bateria, os únicos que tenho é não a deixar muito tempo carregada nos 100% (tento sempre programar o início da carga para terminar perto da hora de saída, quando possível) nem abaixo dos 20% (sempre que chego a casa abaixo dos 20 coloco logo à carga).
Tanto carrego a 8A como a 14A (conforme a necessidade de o voltar a usar), e quanto aos carregamentos rápidos? Vou dar uma resposta não aconselhável a pessoas mais sensíveis. Praticamente paro num PCR uma ou duas vezes por semana, sim, muitos carregamentos rápidos!

Problemas, ainda não me deu nenhum... por enquanto... Por três vezes acendeu ao mesmo tempo de forma fixa o avisador "Sistema de autodiagnóstico do circuito eléctrico principal", o avisador "Controlo dinâmico de estabilidade e antipatinagem das rodas (ESP/ASR)" e o avisador ESP/ASR desligado. Desligo a chave e volto a ligar e desaparece. Está quase na altura da revisão e depois peço para verem isso. Na página do Facebook já reportarem esta anomalia e a resposta que lhe deram foi problema no ângulo do volante, estou à espera que deêm mais notícia nesse tópico.

Quando comprei o carro tinha ideia de algumas das viagens até Torres Novas fossem feitas com o Ion, mas acabou por só fazer uma... a mulher não deixa :lol: mas até compreendo, torna-se uma viagem muito longa para os pequenos (2 e 5 anos) e como é ir e voltar no mesmo dia cerca de 6 horas só para a viagem é muito. E depois não dava para trazer nada da horta do sogro na enorme bagageira :lol:

E que venha o próximo ano com muitos Km electrizantes.
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

andraykens
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral

Mensagem por andraykens » 14 jan 2019, 23:16

Excelente! Que mais podemos pedir? Cumpre de modo superior o propósito para que foi concebido. Economico, pratico, simples, útil.

Pode parecer estranho mas quando tenho de conduzir o outro fóssil que a mulher adora, até vou irritado :x

Centenas de passagens de mudanças, pontos de embraiagem... e quando acende a luz da reserva :x ter de parar numa bomba e deixar lá 1/12 avos do SMN :clap:

Tou noutra!

Votos de muitos e bons km

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