Leaf 2 Tekna - MJR

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
lmlr
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por lmlr » 12 ago 2018, 19:33

Santarém, salvo erro, permite AC e DC ao mesmo tempo, pelo que dá sempre para carregar alguma coisa, a não ser que haja uma “fila” grande.

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mjr
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 12 ago 2018, 19:49

E foram 9 horas de viagem.

Saída do Porto a 100% com 21C de temperatura da bateria. 100km/h CC, tendo parado em Pombal para um humano desabastecer a bexiga (2VEs no PCR), em Leiria para tentar abastecer mas estava um Zoe a carregar, e finalmente a primeira carga em Santarém, onde o posto estava livre e carregou dos 8% indicados (16% reais) até aos 98% enquanto os humanos almoçavam. Não apareceu nenhum VE entretanto.

A bateria iniciou a carga a 35C e terminou a 52C...

O troço seguinte foi até Alcácer do Sal onde optei por ir a 90km/h para evitar aquecer mais a bateria (estavam 35C de temperatura ambiente). Deu assim para perceber que a 90km/h a bateria fica 17C acima da temperatura ambiente.

Ao entrar na A2 começou a correr mal. Imenso trânsito, com várias paragens até chegar a Alcácer. Perdi pelo menos 30m no trânsito.

Chegada a Alcácer com 50% de SOC e estava um Tesla a carregar não sei há quanto tempo (este PCR permite AC e DC em simultâneo e por isso não dá para ver o estado de carga do outro veículo). Optei por ficar, não arriscando seguir até Aljustrel, e enquanto o Tesla não saia ficou a carregar em AC. Perdi aqui mais 50m, pois o Tesla aparentemente carregou até 100% (não vi quando ele terminou, pois quando cheguei da restauração estava a acabar de guardar o adaptador Chademo, mas antes tinha notado que o ruído do PCR estava a diminuir, sinal que também a corrente de carga estaria a diminuir). Coloco à carga e, claro, modo rapidgate ON com carga a 16kW. Decidi ir até aos 95% para ir direto ao destino, pelo que fiquei mais 45m a carregar.

Quando estava a terminar chegou um Leaf 40 vindo de Famalicão, que tinha parado em Pombal e em Aveiras.

Segui viagem até ao Alvor onde cheguei com 12% de SOC indicado (21% real).

Desde a carga rápida em Santarém a temperatura da bateria andou sempre pelos 52C, com 35C de temperatura ambiente.

Em condições normais (sem ser um sábado de agosto...) não teria perdido tempo no transito nem os 50m do Tesla, pelo que seriam umas 7h30m de viagem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por BrunoAlves » 13 ago 2018, 17:16

Só 2 paragens do Porto a Portimão, muito bom. Pena de facto a potência muito baixa na segunda carga, mas não deixa de ser um trajecto bem esgalhado. :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por Orlando » 14 ago 2018, 10:08

mjr Escreveu:
12 ago 2018, 19:49
E foram 9 horas de viagem.

Saída do Porto a 100% com 21C de temperatura da bateria. 100km/h CC, tendo parado em Pombal para um humano desabastecer a bexiga (2VEs no PCR), em Leiria para tentar abastecer mas estava um Zoe a carregar, e finalmente a primeira carga em Santarém, onde o posto estava livre e carregou dos 8% indicados (16% reais) até aos 98% enquanto os humanos almoçavam. Não apareceu nenhum VE entretanto.

A bateria iniciou a carga a 35C e terminou a 52C...

O troço seguinte foi até Alcácer do Sal onde optei por ir a 90km/h para evitar aquecer mais a bateria (estavam 35C de temperatura ambiente). Deu assim para perceber que a 90km/h a bateria fica 17C acima da temperatura ambiente.

Ao entrar na A2 começou a correr mal. Imenso trânsito, com várias paragens até chegar a Alcácer. Perdi pelo menos 30m no trânsito.

Chegada a Alcácer com 50% de SOC e estava um Tesla a carregar não sei há quanto tempo (este PCR permite AC e DC em simultâneo e por isso não dá para ver o estado de carga do outro veículo). Optei por ficar, não arriscando seguir até Aljustrel, e enquanto o Tesla não saia ficou a carregar em AC. Perdi aqui mais 50m, pois o Tesla aparentemente carregou até 100% (não vi quando ele terminou, pois quando cheguei da restauração estava a acabar de guardar o adaptador Chademo, mas antes tinha notado que o ruído do PCR estava a diminuir, sinal que também a corrente de carga estaria a diminuir). Coloco à carga e, claro, modo rapidgate ON com carga a 16kW. Decidi ir até aos 95% para ir direto ao destino, pelo que fiquei mais 45m a carregar.

Quando estava a terminar chegou um Leaf 40 vindo de Famalicão, que tinha parado em Pombal e em Aveiras.

Segui viagem até ao Alvor onde cheguei com 12% de SOC indicado (21% real).

Desde a carga rápida em Santarém a temperatura da bateria andou sempre pelos 52C, com 35C de temperatura ambiente.

Em condições normais (sem ser um sábado de agosto...) não teria perdido tempo no transito nem os 50m do Tesla, pelo que seriam umas 7h30m de viagem.
Muito bom, em hypermiling tinhas ido direto :-)
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por lmlr » 14 ago 2018, 10:27

Excelente, o outro rapaz foi de Monte Gordo a Braga com duas CR.

Só prova que o Leaf de 40 serve para carro principal, e pode-se dispensar o CI, o que vou fazer.

Viagens ao Algarve, é uma vez por ano. Espero que se iniciem rapidamente os pagamentos, para haver uma utilização mais racional da rede, bem como uma expansão da mesma.

Por último, espero que se os privados não investirem na expansão da rede, o Estado que o faça. Por exemplo, acho que hoje em dia ninguém compra um VE por causa do subsídio de 2.250€. Esse dinheiro, na minha opinião, era muito mais bem empregue por exemplo em carregadores rápidos, que depois por concurso dava à exploração de privados.

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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por anolsi » 14 ago 2018, 10:40

lmlr Escreveu:
14 ago 2018, 10:27
Excelente, o outro rapaz foi de Monte Gordo a Braga com duas CR.

Só prova que o Leaf de 40 serve para carro principal, e pode-se dispensar o CI, o que vou fazer.

Viagens ao Algarve, é uma vez por ano. Espero que se iniciem rapidamente os pagamentos, para haver uma utilização mais racional da rede, bem como uma expansão da mesma.

Por último, espero que se os privados não investirem na expansão da rede, o Estado que o faça. Por exemplo, acho que hoje em dia ninguém compra um VE por causa do subsídio de 2.250€. Esse dinheiro, na minha opinião, era muito mais bem empregue por exemplo em carregadores rápidos, que depois por concurso dava à exploração de privados.
Sim, lá está é apenas um "desconto" não um incentivo. Só serve para quem já pensaria nisso, e não para incentivar quem ainda estava com receio. É claro que para nós é sempre melhor do que não ter nada...
Mas uma boa rede, seria um incentivo (assumindo preços não demasiado baixos, mas também que não concorressem com GPLs ou assim parecido) porque na realidade estava a remover uma limitação que actualmente continuo a ter muitos amigos a dar (apesar de alguns ser mais receio infundado do que outra coisa). Assim não haveria motivo para tal...

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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por OCasal » 14 ago 2018, 11:03

Já deu para baixar a temperatura das baterias aí no Algarve?

lmlr
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por lmlr » 14 ago 2018, 11:09

Quase de certeza que já baixaram dos 30C.

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mjr
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 14 ago 2018, 12:16

Sim, logo no dia seguinte ficaram a 30C. Hoje já estão abaixo dos 30C.

Para mim a única dificuldade é a incerteza de o posto estar ocupado. Para 550km o rapidgate tem pouca influência, desde que não circule a mais de 100km/h. Fazer viagens grandes com o Pro Pilot torna-se muito mais relaxante e facilita circular a velocidades mais baixas que os 120km/h por não cansar o condutor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
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