Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por fernandinand » 13 mar 2019, 14:44

Penso que o Alex tem razão...na média anual, o Algarve é a zona mais quente do País (excepto Madeira):

Faro: https://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.c ... -2010/008/
Beja: https://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.c ... -2010/002/

Temperaturas médias:

Código: Selecionar todos

Mês     | Faro   | Beja   | Diff
Janeiro | 12ºC   | 9.7ºC  | >1ºC
Julho   | 24.2ºC | 24.6ºC | <1ºC

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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Nonnus » 13 mar 2019, 14:50

E foi o que eu disse.
O Algarve tem boas temperatura médias anuais e boas praias
Ele fala no verão especificamente e ai o cenário é outro.
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por fernandinand » 13 mar 2019, 15:22

...o impacto é cumulativo, logo o Algarve é pior...

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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Nonnus » 13 mar 2019, 15:57

As baterias de lítio sofrem com temperaturas altas, como no verão 30º/40º, não com temperaturas de 20º. A temperatura média do algarve não afecta as baterias, o que afecta as baterias são as temperaturas altas. Alias diria mesmo que uma temperatura de 20º é o ideal para o funcionamento do carro, pelo menos no meu noto que quando tenho 5 ou 6 barras de temperatura tanto no carregamento como no consumo existe um melhor funcionamento da bateria.

Levando este exemplo para a condição humana tu com 22º de temperatura sentes-te bem com 40º já não te sentes da mesma forma.

E o que eu escrevi é que na minha opinião a degradação do carro dele tinha sido a mesma noutro ponto do país porque o Algarve não tem assim temperaturas tão altas (as que realmente afectam a degradação) em comparação com outras zonas do nosso país.

Isto é apenas a minha opinião, vale o que vale.
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por mjr » 13 mar 2019, 20:02

A discussão está a ficar um pouco off-topic mas eu concordo com o Nonnus, o que conta mais são os picos e não a média em si. É como o consumo a uma média de 100km/h. Um carro que faça essa média com 90-110km/h vai gastar menos energia que outro que o faça 50-150km/h.

Mas aqui a questão do Alexmol era o efeito das temperaturas altas na degradação e sem dúvida que o Algarve tem muitos dias de máximas elevadas quando comparado com regiões do Litoral Oeste e o Interior Norte e Centro. Aliás, se considerarmos uns 5km para o interior no Algarve as temperaturas são substancialmente acima das indicadas para Faro no verão.

Dito isto, quando estive com o meu Leaf no litoral do Algarve no verão passado, a temperatura da bateria andou entre os 25C e os 30C, portanto nada de especial. Um carro com TMS nem se daria ao trabalho de arrefecer a bateria nestas condições. Claro que se fizesse muitos km e cargas rápidas, aí sim o efeito já seria significativo. O problema do Fluence foi o mesmo dos Leaf mk1, ou seja uma bateria com uma química que tinha uma degradação excessiva acima de 20-25C. Eu penso que esta questão está resolvida desde os mk2.

Onde o TMS tem um efeito significativo é nas cargas rápidas e num uso mais desportivo/velocidades elevadas do carro. No meu TM3 noto que sempre que faço um arranque à Senna o carro liga o AC para arrefecer a bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 17100km em 2018-12-17.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 158500 km em 2018-12-17.
Tesla Model 3 LR preto encomendado em 2018-12-15.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 14 mar 2019, 00:14

A ver se não esticamos o :text-offtopic:

Posso-vos garantir que nos meses de Julho e Agosto, no Fluence ZE, é assim todo o dia e toda a noite

Agosto 2017
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Julho 2016
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Alexandre Moleiro

2013 Fluence ZE
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2019 Tesla Model 3
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por migle » 17 mar 2019, 10:39

Alex, devias dar uma vista de olhos nas temperaturas do meu Ioniq. No Verão, mesmo estacionado ao sol, encontro a bateria a 30 graus, e desce quando começa a andar.

Pessoal, as temperaturas de Faro não representam as temperaturas do Algarve, nem as mínimas, nem as máximas. Faro e Olhão descem para sul, rodeados de mar, no Verão as amplitudes térmicas diurnas são pequeníssimas (28 mínima, 34 máxima). Loulé ou São Brás são mais tipo Beja e Santarém.

PS: Desculpa ter entrado. A discussão fica de maneira que parece que ainda há dúvida em relação à escolha do carro. Se o carro está escolhido, e ele vai estar disponível em breve, provavelmente antes de um Kauai (Setembro/Outubro) e antes de um Leaf 60 (os 5000 para 2019 foram já vendidos)... ninguém poderá dizer que a opção por um Tesla não é uma opção segura.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Nerusonu » 17 mar 2019, 12:12

migle Escreveu:
17 mar 2019, 10:39
Alex, devias dar uma vista de olhos nas temperaturas do meu Ioniq. No Verão, mesmo estacionado ao sol, encontro a bateria a 30 graus, e desce quando começa a andar.

Pessoal, as temperaturas de Faro não representam as temperaturas do Algarve, nem as mínimas, nem as máximas. Faro e Olhão descem para sul, rodeados de mar, no Verão as amplitudes térmicas diurnas são pequeníssimas (28 mínima, 34 máxima). Loulé ou São Brás são mais tipo Beja e Santarém.

PS: Desculpa ter entrado. A discussão fica de maneira que parece que ainda há dúvida em relação à escolha do carro. Se o carro está escolhido, e ele vai estar disponível em breve, provavelmente antes de um Kauai (Setembro/Outubro) e antes de um Leaf 60 (os 5000 para 2019 foram já vendidos)... ninguém poderá dizer que a opção por um Tesla não é uma opção segura.
Essa dos 5K leaf e+ não é só para a edição limitada(3.zero)? Ou seja eventualmente a seguir vem os Leaf e+ com nível de equipamento como aconteceu com o 2.zero?

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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 18 mar 2019, 23:22

O test-drive

Belas, Sábado 15:30, Fevereiro de 2019

Cheguei um pouco antes da hora marcada e, como imaginam, é fácil encontrar candidatos a passageiros de test-drive ao Model 3 pelo que já tinha comigo quem iria ocupar os 2 lugares traseiros (por motivos de conforto a Tesla só deixa levar 2 pessoas atrás).

Foi a primeira vez que visitei a oficina em Belas, e tirando a sensação que estão lá à pouco tempo e a máquina ainda não está totalmente oleada o espaço pareceu-me um verdadeiro Service Center, ao contrário daquela parceria manhosa no Prior Velho. Isso para mim foi um ponto positivo, pois sempre achei que um dos problemas da Tesla em Portugal era a falta de um Service Center.

Antes do test drive fui convidado à sala de exposição onde estava um Model 3 vermelho, se não fosse a porta de carregamento ser versão americana nem se notaria que é um modelo de importação dos E.U.A. não homologado para andar na estrada por cá.

Seguiu-se um período de apresentações e colocação de dúvidas. Eu ia preparado com uma lista, que era a seguinte:

-Qual a corrente de carga em monofásico do carregador interno?
-Qual a corrente mínima que é possível regular no écran?
-Quais as capacidades do UMC, dá para ficha azul gorda, e vermelha ?
-Qual o custo do FOB, quero encomendar logo com o carro
-Qual o custo das barras de tejadilho?
-Quero um wallcharger antes de ter o carro, posso?
-Vai haver loaners para quem tem um model 3?
-Oficina a sul de Lisboa, algum plano?
-Mobile service chega ao Algarve?
-Quanto custa o supercharging em Portugal?
-O carro trás o cabo tipo 2?
-A tranca do frunk dá para deixar cabos a sair do frunk com um EVSE lá dentro como no Model S?
-Como é que se montam as barras de tejadilho?
-Qual o plano de manutenção, qual o preço?
-Qual a garantia do carro e da bateria?
-Sem o pacote premium de dados o tráfego de dados permite usar a App sem limites? e o browser?

Não pensem em escrever nada sem ler este post até ao fim, calma!
Como imaginam, entre o dia do test-drive e o dia em que estou a escrever isto muita coisa aconteceu, mas vamos por partes.

A equipa de comercias da Tesla que me estava a aturar foi até bastante solícita, mas nalgumas perguntas revelaram desconhecimento e alguma falta de preparação sobre o Model 3. :?

Vamos às perguntas que obtiveram resposta sólida:
-Qual a corrente minima que é possível regular no écran?
O mesmo que no Model S (5A)
-Vai haver loaners para quem tem um model 3?
Sim
-Oficina a sul de Lisboa, algum plano?
Para já não.
-Mobile service chega ao Algarve?
Sim
-O carro trás o cabo tipo 2?
Sim
-A tranca do frunk dá para deixar cabos a sair do frunk com um EVSE lá dentro como no Model S?
Não, testámos no carro de exposição.
-Qual a garantia do carro e da bateria?
É o que está no site. 4 anos o carro, 8 anos ou 160000km a bateria.

Houve outras perguntas cuja resposta não me satisfez totalmente, mas houve resposta:
-Qual a corrente de carga em monofásico do carregador interno?
A resposta acabou por ser 32A, mas demorou algum tempo e este é o tipo de perguntas que eu acho que os comerciais devem ter na ponta da língua.
-Qual o custo do FOB, quero encomendar logo com o carro
Não sabem, não sabem. Não percebo o porquê de não saberem.
-Qual o custo das barras de tejadilho?
Não sabem.
-Quero um wallcharger antes de ter o carro, posso?
Não. Para encomendar um wallcharger Tesla é preciso dar um VIN. Fiquei um pouco desiludido mas não totalmente surpreendido. Afinal já tinha visto vários vídeos de pessoas a instalar o wallcharger Tesla antes de ter o carro nos Estados Unidos, parece que por cá a política é outra. Tentei saber o porquê de tal política e a resposta foi um pouco difusa, dando a entender que houve pessoas que compraram wallchargers para depois revender.
-Quanto custa o supercharging em Portugal?
Embora não tenha havido uma resposta inequívoca, algo que estranhei pois já estão a entregar Model 3 e quem carregar tem que saber o preço, foi-me dada a indicação que em Portugal será cobrado por tempo com custos iguais à Alemanha, ou seja, 0,40€ por minuto acima de 60kW e 0,20€ por minuto abaixo de 60kW.
-Sem o pacote premium de dados o tráfego de dados permite usar a App sem limites? e o browser?
Como na altura do test-drive só estava disponível o interior premium, que inclui 1 ano de tráfego de dados, não me souberam responder o que acontece após 1 ano nem como é nos interiores não premium.

E houve algumas perguntas com as quais não fiquei nada esclarecido/satisfeito com a resposta:
-Quais as capacidades do UMC, dá para ficha azul gorda, e vermelha ?
A resposta foi muito confusa, com várias pessoas da Tesla a dizer coisas mas nenhuma a dizê-lo com a convicção necesssária. A única coisa que souberam dizer sem dúvida foi que o UMC trás a ficha normal shucko e uma azul de 16A.
-Como é que se montam as barras de tejadilho?
Nem sabem preço nem como se montam, nem quando estarão disponíveis.
-Qual o plano de manutenção, qual o preço?
A resposta também foi confusa e acabei por não perceber quais as opções existentes nem o que incluem.


Por sugestão da pessoa da Tesla que me estava a acompanhar coloquei todas estas questões por escrito num email, algo que achei bastante bem.
Mas passado 1 mês do test-drive não recebi qualquer tipo de resposta ao email. :(

Passámos então ao test-drive propriamente dito. Os Model 3 que andavam nos test-drive eram a versão performance e calhou-me um vermelho, igual ao que está em exposição mas com licença para andar na estrada.
Imagem

Sentado no lugar do condutor senti-me logo confortável, e não foi preciso andar com grandes ajustes do banco, espelhos e volante. O écran tem boa visibilidade e chega-se facilmente aos "botões" sem ter de mexer o tronco ou a cabeça. Não perdemos muito tempo a explorar menus ou em explicações do software, afinal o objectivo era guiar.

Uma das coisas que reparei logo nos metros iniciais foi que o carro estava carregado a quase 100%. Embora isso seja bom para os arranques dos 0 aos 100 não dá uma boa consistência na regeneração, parecendo que por vezes o carro está mais solto devido à regeneração limitada, quem já guia um VE nota logo estas coisas e não fiquei com uma ideia sólida sobre qual o nível de regeneração que posso esperar. Penso que seria mais acertado não carregarem tanto o carro para os test-drives.

Também nos primeiros metros se nota que a direcção do carro é extremamente precisa e o carro responde imediatamente, muito agradável e inspirador de confiança.
O modelo performance com jantes de 20" e suspensão mais baixa proporciona uma condução muito desportiva, digna de um go-kart, mas sacrifica um pouco o conforto. Pessoalmente irei sempre escolher as jantes que permitam pneus com parede maior, no model 3 as de 18".

Durante a condução pouco olhei para o écran, mas é bastante fácil ver a velocidade. A visibilidade para a frente é excelente. Onde me atrapalhei algumas vezes foi com os piscas, pois para os desfazer é preciso empurrar novamente a manete em sentido contrário mas apenas ligeiramente, creio que após um período de habituação não será problema, pessoas com Opel e BMW queixam-se do mesmo.

Depois de alguma condução citadina fizemos um pouco de autoestrada e aí já se pôde libertar o monstro que é o Model 3 Performance. É impressionante e muito aditiva a condução. :D

Depois seguiu-se aquilo que muitos consideram o momento alto do test-drive, um arranque dos 0 aos 100. A pessoa da Tesla deu instruções de maneira a que seja mesmo um arranque ridículo, e como eu já esperava, não aguentei até aos 100. A certa altura (talvez 2 segundos após o arranque) ficou tudo difuso e acobardei-me. Aliás, fiquei logo ligeiramente almariado :puke-front: . Arranques dos 0 aos 100 são brutais e deixam uma pessoa com o sorriso Tesla, mas no dia-a-dia são algo que dispenso totalmente. O Chill mode serve perfeitamente para mim, não sou um speed demon. :twisted:

O carro correspondeu à maioria das espectativas que tinha e na questão do prazer de condução superou-as.

No final do test-drive, depois de estacionar, ainda pude ver ao vivo outro Model 3 mas em cinzento.
Face aos 600€ a mais que vai custar um carro branco em vez de cinzento ou azul (preto está fora de questão), e depois de ter visto ao vivo o cinzento, estou praticamente decidido pelo cinzento.
Até vou conseguir manter "mais ou menos" o mesmo nome que tinha previsto para o carro. :D
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por plpepapf » 18 mar 2019, 23:36

Espetacular, o detalhe :o
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
Até vou conseguir manter "mais ou menos" o mesmo nome que tinha previsto para o carro. :D
Imagem
Mega lol :lol:

Quanto a reboque, não fez parte das questões?

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