Diário de Bordo do fireball

Diário de Bordo do fireball

Mensagempor fireballpt » 14 mai 2018, 23:47

Boas noites malta!

Depois de muita leitura e mesmo de conselhos directos vossos já comprei o meu boguinhas a pilhas :)

Data da compra: 02-05-2018
Ano: 2011
Versão: Teckna
KMs: 38000
Barras: 8


No dia em que o fui buscar tive logo a primeira peripécia, sem querer a pessoa que me vendeu o carro disse que na mala do carro estava o sabonete e o cabo de carregar na rua, eu verifiquei se as bolsas tinham os cabos lá dentro mas não inspeccionei as fichas... resultado... cheguei ao Freeport e o "cabo de carregar na rua" era outro sabonete com uma ficha CE Azul... Como a comunidade dos VE é um espetáculo houve quem em vez de carregar o seu carro me emprestou o seu cabo para ficar com mais uns kms e lá fui eu para o PCR do LIDL de Sacavém. Cheguei a casa onde já tinha o quarto do menino pronto para o receber :D

Desde então tem andado todos os dias, incluindo ao fim-de-semana com toda a família.
Estou um pouco alarmado com a bateria que sabia já não estar muito boa mas a percentagem do SOH desceu cerca de 4% em 10 dias... estou a precisar de ajuda para avaliar o que vejo no leafSpy. Outro ponto que gostava de saber a vossa opinião é sobre a degradação versus o real uso da bateria que é muito pouco e posso afirmar com segurança que os valores são reais e que em termos de método de carregamento era cumprido o limite dos 20% de carga mas o carro sempre foi carregado a 100% com grandes pausas até ser novamente utilizado (algo que já li aqui que não é nada bom).

Image
Image
Image

Estas fotos foram sendo tiradas ao longo dos últimos dias sendo que a mais antiga é do dia a seguir em que trouxe o carro após ter efectuado o primeiro carregamento em casa. O valor de 1 QC foi efectuado por mim, foi o carregamento efectuado no PCR do LIDL de Sacavém.
Sei que alguns membros do forum são da zona da linha de Cascais, se algum de vós durante um fim de semana puder se encontrar comigo para falar um pouco diga qualquer coisa por mensagem. Eu moro a cerca de 1 km do PCR do LIDL da Abóboda.
Editado pela última vez por fireballpt em 14 mai 2018, 23:59, num total de 3 vezes.
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Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagempor fireballpt » 14 mai 2018, 23:57

Vou deixar aqui algumas perguntas :

Tenho dois sabonetes, o de 10A e o de 16A, para um carregamento diário até aos 80% vale a pena utilizar o carregamento a 10A para poupar a bateria ?

O meu modelo sendo de 2011 é o MK1, e vendo aqui no forúm várias fotos do dashboard de outros leaf, mesmo de 24kw, a escala da média de consumo está em Kwh/Kms e o meu está sempre em Kwh/Km (0.1 - 0.2 - 0.3) é uma limitação do modelo ? É que também não tenho o indicador percentual da carga da bateria.
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Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagempor BrunoAlves » 15 mai 2018, 02:02

Parabéns pela compra ;)

A perda de 4% em 10 dias é em princípio um sinal que vai continuar a cair. Se juntares a isso o ridículo contador de cargas rápidas e lentas, é certinho que foi feito reset ao controlador dessa bateria (é impossível ter feito apenas 35 cargas lentas na vida). Se isto for verdade, a queda acelerada de SOH é o controlador a reajustar a capacidade mostrada à real.
Com 8 barras, o teu SOH tem de ser muito inferior aos 74,91% do primeiro print (isso é território de 10 barras!), no entanto se a realidade for a das barras, deve estabilizar em breve.
A relação número de barras vs. SOH é a seguinte:
http://www.electricvehiclewiki.com/Batt ... y_Behavior
barras.png
barras.png (41.05 KiB) Visualizado 201 vezes

Deves por isso continuar a esperar uma queda do SOH. Se estabilizar acima dos 60% está coincidente com a indicação das barras, se continuar a cair, .... :?

fireballpt Escreveu:Tenho dois sabonetes, o de 10A e o de 16A, para um carregamento diário até aos 80% vale a pena utilizar o carregamento a 10A para poupar a bateria ?

Não é relevante, não poupa a bateria nem degrada. Se com 10A consegues carregar o suficiente para o dia a dia usa esse, sempre é mais simpático para a tua instalação eléctrica ;)

fireballpt Escreveu:O meu modelo sendo de 2011 é o MK1, e vendo aqui no forúm várias fotos do dashboard de outros leaf, mesmo de 24kw, a escala da média de consumo está em Kwh/Kms e o meu está sempre em Kwh/Km (0.1 - 0.2 - 0.3) é uma limitação do modelo ? É que também não tenho o indicador percentual da carga da bateria.

Tanto quanto sei não dá para alterar.
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Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagempor jasmim » 15 mai 2018, 07:14

Bem-vindo à mobilidade elétrica.

Sendo o teu Leaf de 2011, portanto mk1, não é de todo versão Tekna. O mk1 tinha apenas versão única, equivalente ao acenta atual, no que diz respeito ao equipamento, com faróis Led, como no Tekna.

De facto, como disse o Bruno, algo não está bem nessas leituras do LS.

Se te informaste antes de comprar e adquiriste em consciência esse carro, então sabes com que contar. Caso contrário, prepara-te para eventuais desilusões no que diz respeito à autonomia atual e futura.
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Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagempor filipeoliv » 15 mai 2018, 08:38

Bem vindo
Aproveita muito o carro, a bateria, não sofras por ela...
Eu ao inicio sofri muito, tenho de agradecer ao Bruno Alves e ao Santanamos que me ajudaram muito.
Principalmente a não ligar a isso :lol:
O pessoal vai te esclarecer em todas as dúvidas ;)
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Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagempor brunoa » 15 mai 2018, 11:55

Bom dia Fireball,

Não sou a pessoa mais entendida nestes assuntos, no entanto, do que vou "absorvendo" no fórum pude aperceber-me que pela informação prestada pelo LS, deverias ter a indicação de 10 barras na degradação da bateria.

Afirmo isto pois o meu Leaf de 24, também é um Mk1 e conforme apresentado na tabela anterior e tendo em conta que o meu LS apresenta valores de 74,35% em Março deste ano tem as 10 barras.

Temos algumas diferenças: o meu Leaf já fez 933 cargas rápidas e 2108 cargas "normais" e tinha 113.544km (dados de Março) o que me leva a afirmar que as baterias não gostam de estar paradas.

A minha sugestão é passares por um concessionário Nissan e esclarecer o melhor possível esta questão.
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Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagempor mjr » 15 mai 2018, 14:03

Claramente fez reset ao LBC. Aconselho um teste da tomada para verificar a capacidade efetiva da bateria e uma foto das barras de capacidade. De certeza que mostra 8? É que para o SOH indicado devia ter mais. Um reset ao LBC também faz reset às barras.
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Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagempor jasmim » 15 mai 2018, 14:38

Serão 8 brancas e 2 vermelhas?
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Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagempor filipeoliv » 15 mai 2018, 17:08

Não te assustes, como disse ao inicio, comigo foi um stress com a bateria, perdi sono, emagreci... e não vale a pena.
Se fores como eu sei bem o que custa.
Quando compraste o carro ele já tinha menos barras, por isso sabes que a bateria não está 100%
A minha levou um reset e chegou à minha mão com 12 barras e comprei o carro num stand da Nissan.
Claro que o contador de cargas também tinha sido limpo.
Briguei muito com a Nissan que não deu em nada.
A maior dor foi ter comprado o carro num stand Nissan com medo de ser enganado :lol:
Agora rio, mas andei muito tempo com vontade chorar :lol:
O ter contador de cargas por ter sido limpo, pode ter sido na revisão.
Fiz um teste à bateria na Nissan e questionei o tipo sobre o carro ter tão poucas cargas.
Ele disse que na revisão pode limpar o contador de cargas e pode bem ter acontecido.
Se tens uma OBD, (Eu pessoalmente não quero, sofro demais com a degradação) mas se a tens vai vigiando ao inicio para isso estabilizar.
Eu carrego diariamente com o programador carrego até 80%, chega e sobra muito para o percurso diário.
Uma carga 100% por semana e tento arrancar logo que está carregado(Nem sempre corre bem)
E uma carga rápida de vez em quando até 80% ou pouco mais.
De resto curte o carro, quanto mais conduzires, mais vais gostar dele. ;)


Agora é a parte em que Bruno Alves diz:
Quem te viu e quem te vê :lol:
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Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagempor BrunoAlves » 15 mai 2018, 18:51

Quem te viu e quem te vê :clap: :clap: :clap:
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