É desta que me desgraço :)

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hugorsf
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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por hugorsf » 13 jun 2018, 21:39

Ora bom algumas dúvidas:

1- pelo que percebi há vários tipos carregamento. Rápido, “normal”, etc? Como é isto? Que tipo de carregamentos há e são todos iguais para a vida útil da bateria?

2- pode-se carregar em fichas normais mas em casa normalmente não colocam um aparelho qualquer para ser mais rápido?

3- pelo que percebi é útil ao carregar a bateria toda até o máximo nem a deixar descarregar completamente, é assim?

4- o melhor local para ver os postos de abastecimento é o e.mobie? E é fiável relativamente ao estado da estação de carregamento?

Por agora é só. Desculpem as dívidas mas isto ético novo para mim.🤪

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Nonnus
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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por Nonnus » 13 jun 2018, 22:22

1- Sim existe vários tipos de carregamento e difere de carro para carro ou se quiseres de marca para marca. Por exemplo um ZOE apenas permite carregamentos até 22KW se for um Leaf permite carregamentos de 3KW e 6 KW em AC e 50KW em DC.
mjr Escreveu: Todas as versões novas vendidas em Portugal (importadas pela Nissan Iberia) têm carregamento rápido DC, nos chamados PCRs (Postos de Carga Rápida).

O que varia é o carregador AC, e que pode ser de 3 e de 6 kW (grosso modo). Convém confirmar qual o carregador AC pois ao longo do tempo isso tem variado entre versões.
2- Sim, existem as wallbox´s ou EVSE portáteis. Os EVSE portáteis são mais práticos e com potencia regulável.

3- Os mais entendidos aconselham se o carro andar pouco que não se baixe dos 20% e na maioria das vezes carregar só até aos 80% e de vez em quando carregar até 100% para a estabilização das células. Isto tudo depende do uso que dás ao carro, por exemplo o meu que esta a fazer cerca de 200km diários baixa todos os dias até aos 7% e é carregado até aos 100%.

4- Tens o electromaps que o pessoal vai actualizando com os comentários e sim podes usar também o site da mobi.e.

Para veres que não és o único com essas dúvidas, podes ver este tópico (viewtopic.php?f=8&t=6893) que eu criei com as mesmas dúvidas antes de comprar o meu.

Acho que não escrevi nada de errado, se o fiz peço desculpa foi sem intenção de te induzir em erro.
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hugorsf
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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por hugorsf » 14 jun 2018, 21:23

É relativamente aos carregamentos. Pelo que percebo há 4 tipos:

Postos normal
Postos rápido
Casa tomada normal
Casa tomada “especial”

É isto?

És nível de tempos? Mais ou menos claro esta

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Nonnus
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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por Nonnus » 14 jun 2018, 22:25

O tempo de carregamento tem sempre a ver com a potencia utilizada. Para saberes quanto tempo leva a fazer o carregamento fazes a contas a capacidade da bateria a dividir pela potencia que o carregador pode dar. Exemplo carregar a 7.2KWh um Leaf de 30KWh = 30 a dividir por 7.2 vai-te dar as horas de carregamento que seria preciso, neste caso 4h16m.

Posto de carga normal (PCN) há com várias potencias: 3.6KW 7.2KW e 22KW (estes são os mais usuais).

Posto de carga rápida (PCR) também há com várias potencias 43KW, 50KW.

Carregar em casa com o carregador de serie (vulgarmente chamado de sabonete) que o carro trás, carregas a 10A (2.4kW)

Se em casa por exemplo se tiveres a potencia contratada de 9.6kva isto pode-se traduzir num carregamento até 32A dependendo sempre do que tens ligado em casa no momento em que o carro esta a carregar. 32A dá cerca de 7.2kW o que faria com que um Leaf de 30KWh carrega-se em cerca de 5h. Para isto precisas de um carregador que se dá o nome de EVSE regulável até 32A ou de uma Wallbox e de uma instalação eléctrica que suporte os 32A, (disjuntor, cabos e tomadas).

Resumindo, o tempo de carregamento tem sempre a ver com o que consegues extrair do sitio onde te vais ligar.

Isto pode não ser assim tão linear. No caso de usares PCR´s o carro pode limitar a entrada de corrente dependendo da temperatura da bateria e da percentagem de carga que a bateria tem, quanto maior estes valores mais lento se pode tornar o carregamento.

Mais uma vez se estou a dizer alguma asneira por favor corrijam.
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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por hugorsf » 14 jun 2018, 23:41

E o que e preciso para ter um “bicho” desses em casa?
Eu até trifasico. Ajuda?🙄

E os carregamentos mais rápidos são mais prejudiciais para a bateria ou é igual?

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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por Gameiro101 » 15 jun 2018, 11:53

Não precisas de trifasico se tiveres em casa entre 10H a 12H, consegues carregar a bateria praticamente de 0% a 100% numa tomada norma de 10A.

Os carregamentos rápidos aquecem mais as baterias, o que no longo prazo pode degradar mais rapidamente as baterias, se for utilização esporádica, o impacto deve ser residual.

Existe um documento no fórum de um utilizar que serve de manual de boas práticas para a utilização das baterias, se o encontrares é muito interessante.

Cumprimentos,
Nuno Gameiro

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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por hugorsf » 15 jun 2018, 13:16

Onde posso encontrar esse manual?
Procurei e não consegui encontrar :(

Eu tenho acho que 9,6 (será?! :? ) ahco que é o abaixo de 10. Mas depois também há benefícios ou planos próprios de eletricidade para quem tem elétrico, não é? Ou só a EDP pelo menos... Por acaso sou ENDESA, mas se compensar tb mudo. Bi-horaria já eu tenho. :)

mafgod
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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por mafgod » 15 jun 2018, 14:16

Tenho 25A (5,75kVA) e carrego os meus dois VEs (claro que é á vez) a 16A sem problemas (só tenho de garantir que máquina lavar loiça/roupa ou outro eletrodoméstico de maior consumo não funcione enquanto carrego).

Se o teu carro tiver carregamento monofásico, não ganhas nada em ter trifásico, antes pelo contrário.
Só se o teu carro tiver carregamento trifásico é que terás ganhos no tempo de carregamento.

O que degrada as baterias, para além do tempo de vida é a temperatura (alta e baixa) e permanecer muitas horas com SOC (State Of Charge - Estado de carregamento da bateria) altos ou baixos.

A EDP tem um tarifário para quem tem VE:
https://www.edp.pt/particulares/servico ... dade-verde
Faz as contas e vê se te compensa face ao que existe noutros operadores.

Enquanto não tens VE, pede já um cartão da PRIO, demora a chegar mas quando chegar e se tiveres o VE já o podes carregar nos postos públicos.
Edit: https://electric.prioenergy.com/
Pedir o cartão da mobi.e só quando tiveres o carro e demora uns 10 dias úteis a receberes o cartão.

A respeito dos tempos de carregamento, e para teres uma ideia:
- cerca de 15km por hora de carregamento a 10A
- cerca de 25km por hora de carregamento a 16A
- cerca de 50km por hora de carregamento a 32A

Já aqui disseram, por omissão, o que vêm com o carro é um cabo doméstico a 10A.
Pode ser o suficiente ou não.
Se quiseres mais rapidez, podes optar por uma wallboxx ou um carregador portátil com potência variável.
A meu ver, e salvo excepções, 16A é mais que suficiente, a instalação da BOX ou o uso desse outro carregador é pacífico e não é preciso geralmente fazer mais nada.
Optar por 32A, já terá de subir de potência contrada (se for possível) com acrescento do custo de potência mensal, passar um cabo de 6mm^2 de três condutores do quadro elétrico até à box .....
É fazer as contas :-)


E então, já algum VE no horizonte?
Marca/modelo?
Última edição por mafgod em 15 jun 2018, 14:37, editado 1 vez no total.

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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por hugorsf » 15 jun 2018, 14:19

Obrigado. Sim. será um leaf mk2. é trigásico? :D

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Re: É desta que me desgraço :)

Mensagem por mafgod » 15 jun 2018, 14:36

Todos os leafs são monofásicos.
Incluído o novo Leaf2 o de 40.

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