Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 233
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 28 jul 2018, 19:13

Têm toda a razão. Não tinha reparado que a informação da Mobi.e era em kWh. Acho que fazia mais sentido indicarem mesmo a quantidade de kW carregados.
Quando for a pagar o que irá interessar? O nº de kWh, o nº kW ou somente o tempo de carregamento?

Segue a correcção da tabela
Anexos
dados2.jpg

RaaR
Mensagens: 76
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por RaaR » 28 jul 2018, 19:16

BrunoFonseca Escreveu:
28 jul 2018, 19:13
Têm toda a razão. Não tinha reparado que a informação da Mobi.e era em kWh. Acho que fazia mais sentido indicarem mesmo a quantidade de kW carregados.
Quando for a pagar o que irá interessar? O nº de kWh, o nº kW ou somente o tempo de carregamento?

Segue a correcção da tabela
Não se carrega kW (potência), carrega-se kWh (energia). Da mesma forma que não se percorre km/h (velocidade) mas sim km (distância).

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1175
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 28 jul 2018, 20:59

BrunoFonseca Escreveu:
28 jul 2018, 16:43
O R90 carrega apenas a 22kW
Ah, então provavelmente carrega sempre à mesma potência. Se o máximo é 22, e a média que calculei é 20, e aquilo ainda demora um bocadinho a arrancar...
Então, provavelmente, o tempo de carregar dos 40% aos 60% é o mesmo de carregar dos 70% aos 90%. Só esse último %, dos 99% é que demora muito, isso é bem conhecido do Zoe, está a equilibrar as células, essa parte só vale a pena fazer em casa.

Então, para ti um PCR rende exactamente o mesmo que um PCN de 22kW como os instalados recentemente. Por exemplo, aqui o do Fórum Montijo ou do Freeport, ou os desligados de Faro. E também podes meter uma wallbox da mesma potência em casa se estiveres disposto a pagar em trifásico (13.8kVA).

Isso dá-te mais liberdade para escolher o trajecto. Ao contrário de nós, não és obrigado a ir para a autoestrada para carregar em DC. Há muito mais postos de 22kW e tudo indica que vai continuar a haver essa preferência sobre os carregadores DC.

Mas já deves saber, vê-se que te informaste bem antes de avançar.

É capaz de ser uma boa escolha para o Alentejo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1175
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 28 jul 2018, 21:07

migle Escreveu:
28 jul 2018, 20:59
E também podes meter uma wallbox da mesma potência em casa se estiveres disposto a pagar em trifásico (13.8kVA).
Que estúpido! Claro que não! Então a potência aparente era mais baixa que a real? É igual. Seria acima dos 20.7kVA, isso sai fora dos tarifários normais (por outro lado podias pedir tri-horario). Mais que um condomínio com 2 elevadores. Não faz sentido...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 233
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 28 jul 2018, 21:31

Foi-me instalada ontem a WB. Escolhi a de 7,4 kWh devido ao preço da potência. Como carrega dos 0% aos 100% em cerca de 7 horas, é suficiente para o tarifário bi-horário.
Sem dúvida que me agrada bastante carregar nos PCN de 22kWh dos centros comerciais. Deveriam ser "generalizados". Os de 3,68 kWh são um autentico drama...

Quantos aos PCR desagrada-me muito ler as críticas dos que dizem que os Zoe por não carregarem em DC não deveriam utilizar PCR. A utilização responsável cabe a todos nós, mas com a vacância de PC não temos opção de escolha.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1175
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 28 jul 2018, 22:43

Bem, a tomada DC não há perigo de ocuparem. O modelo habitual da Efacec carrega um carro em DC ao mesmo tempo que deixa um Zoe carregar em AC. É o caso do de Aljustrel. Há outros que ou é por serem mais antigos, ou pela potência contratada, não deixam.

Acho que quando temos alternativa, devemos carregar no posto mais adequado. Quando não temos não há discussão.
Eu também carrego em PCNs trifásicos se for o que houver. E estou a ocupar o posto sabendo que um Zoe tiraria o triplo do proveito no mesmo espaço de tempo.

Se apanhares um PCR que não deixa usar a tomada AC ao mesmo tempo da DC, estás a tirar metade do proveito que outro carro tiraria. Só isso.

Acho que as pessoas têm de ter paciência e esperar a sua vez. E quem está a carregar deve ter consciência de que está a usar um recurso muito escasso e que as outras pessoas precisam de se despachar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 233
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 12 ago 2018, 14:40

Novo DB

Medições de consumos durante 5 dias úteis no trajecto Casa-Trabalho-Casa, atravessando o IC19 (Sintra-Lisboa-Sintra)

https://youtu.be/8kb0f5kZiBk

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 233
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 18 ago 2018, 11:55

Faz hoje exactamente 2 meses que adquiri o Renault Zoe, o meu primeiro VE.

Como os vídeos dos DB não estão a ter grande sucesso, anexo abaixo as imagens de um Dashboard que construí para monitorizar os consumos.
Nota: Considero o contrato de aluguer como consumo, inclusive os km adicionais para além do contratado (média mensal)

Não sei se é pelo gozo que me tem dado conduzir este VE, mas em 2 meses já andei mais de 3.500 Km.
Anexos
Diapositivo1.JPG

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 233
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 18 ago 2018, 11:56

Em gráfico:
Anexos
Diapositivo2.JPG

Avatar do Utilizador
MRider
Proprietário Leaf
Mensagens: 985
Registado: 07 fev 2014, 00:20
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por MRider » 18 ago 2018, 13:59

BrunoFonseca Escreveu:
18 ago 2018, 11:55
Faz hoje exactamente 2 meses que adquiri o Renault Zoe, o meu primeiro VE.

Como os vídeos dos DB não estão a ter grande sucesso, anexo abaixo as imagens de um Dashboard que construí para monitorizar os consumos.
Nota: Considero o contrato de aluguer como consumo, inclusive os km adicionais para além do contratado (média mensal)

Não sei se é pelo gozo que me tem dado conduzir este VE, mas em 2 meses já andei mais de 3.500 Km.
Realmente é um prazer andar de VE eu no primeiro ano andei 19 mil km ( na ilha da Madeira) .
Mas no seu caso de aluguer vai alcançar o limite de km anual rapidamente não?

Responder

Voltar para “Renault Zoe”