Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2081
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 14 dez 2018, 23:41

Flyer Escreveu:
14 dez 2018, 22:18
médias de 30 a 35 kWh com vento de frente fraco a moderado!!
cof, cof, cof... :?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 601
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 15 dez 2018, 11:38

Nota: os valores que referi foi numa viagem com condutor + 3 adultos

Relativamente a valores de 130-135 Km/h, acho que os só obtive nesta viagem em situações em que o declive era favorável. O vento pareceu-me fraco.

Será que faz sentido fazer uma viagem a 130-135 Km/h de média? O tempo que irás demorar a carregar será superior ao tempo da viagem se fosses a 100 Km/h.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2081
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 16 dez 2018, 01:50

BrunoFonseca Escreveu:
15 dez 2018, 11:38
Será que faz sentido fazer uma viagem a 130-135 Km/h de média? O tempo que irás demorar a carregar será superior ao tempo da viagem se fosses a 100 Km/h.
Bem, eu não iria por aí. 135km/h de média é uma velocidade muito alta, e superior à da maior parte dos carros até na A1. Tudo considerado, acho preferível reduzir.

Mas em relação ao carregamento, pode compensar, depende. 30kWh/100km vezes 130km/h é igual a 39kW de potência média de descarga. É muito alto. Um Zoe sem carregamento rápido, carrega a 22kW. É claro que não compensa. E deve dar um aquecimento brutal. Noutros casos, é questão de comparar a potência média de descarga com a potência do carregamento, acrescentar uns minutos para estacionar o carro, passar o cartão, e ver...

Nas minhas contas, no meu, pensando estritamente em termos de tempo, compensa, e até a uma velocidade mais alta. Porém, torna-se ridículo o esforço e a energia despendida para ganhos marginais mínimos... Por exemplo, num troço de 80km, a diferença entre 130km/h e 140km/h pode ser de um ou dois minutos, e isso é um ganho ridículo para o risco acrescido, energia, e esforço.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 601
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 17 dez 2018, 23:10

Gostaria de deixar aqui um pequeno desabafo:

Hoje, quando regressava a casa, pelo IC19, após um dia de trabalho, um taxista fez-me um bigode daqueles... mesmo circulando apenas a 70 Km/h tive que travar a fundo para não bater.

Que me perdoem todos os bons taxistas, mas este fulano, que possivelmente faz protestos contra isto e contra aquilo e que diz que tem que ter cursos e licenças e diabo a 7 para ser "profissional" tem uma atitude destas na estrada??!!

Das 2, 1:
Ou é simplesmente mau condutor
Ou confundiu-me com um Uber green

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8455
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por mjr » 18 dez 2018, 22:21

O que é “um bigode”?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 601
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 19 dez 2018, 09:40

mjr Escreveu:
18 dez 2018, 22:21
O que é “um bigode”?
É um gajo ultrapassar-te e quando muda de faixa quase te leva a parte esquerda da frente do carro

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8455
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por mjr » 19 dez 2018, 13:46

OK, não conhecia a expressão. Ainda ontem me aconteceu isso! Fiquei furioso, há pessoal que conduz como se estivesse num autódromo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1604
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por santanamos » 26 dez 2018, 18:02

Eu aposto no "é simplesmente um mau condutor".

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 601
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 26 dez 2018, 22:18

santanamos Escreveu:
26 dez 2018, 18:02
Eu aposto no "é simplesmente um mau condutor".
Mas não é suposto terem cursos e tal? Não é essa a bandeira contra ubers e afins?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2081
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 26 dez 2018, 22:57

BrunoFonseca Escreveu:
26 dez 2018, 22:18
Mas não é suposto terem cursos e tal? Não é essa a bandeira contra ubers e afins?
Não me parece que vá ser um curso... Mesmo que renovado periodicamente.. Aliás, até pode levar a um excesso de valorização do próprio..

Quanto à questão da Uber, tem muito a ver com concorrência, impostos. Os táxis estão sujeitos a alvarás em número limitado, que se transaccionam por dezenas de milhar de euros.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Renault Zoe”