Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

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mjr
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por mjr » 10 out 2019, 22:38

11.76V não é normal, mas sim a bateria bastante descarregada. As baterias de chumbo degradam-se rapidamente quando descarregadas, precisamente o contrário das de lítio,
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MRider
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por MRider » 10 out 2019, 22:41

Essa voltagem é lixo lol.
Tem de ter 12.50 V no mínimo

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migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 10 out 2019, 22:54

um gráfico no batteryuniversity em que se consegue +/- ler que 11.8V corresponde a 20% de SoC e 12.8V corresponde a 80%. É precisamente entre essas duas tensões que o LDC no Ioniq mantém a bateria de 12V. A julgar por esse gráfico, 11,76V não parece ser nada de especial, apenas está na altura de a carregar (EDIT: fui buscar o link, diria que, por aquele gráfico 11.76V corresponde a 10% de SoC).
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por pemifer » 11 out 2019, 18:13

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Como naquele dia começou com 6V, achei que 11.76V já seria normal.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Se bem me lembro, já foi à bastante tempo, com 11.76V o carro já ligou normalmente.
Fica aqui o gráfico do site referido.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 14 out 2019, 22:37

Ajudem-me lá a fazer umas continhas:
1) Zoe 41kWh
2) SoH 97%

Chega ao PCN (de 22kW) com 7% e termina passado 1h33 com 93% (dados das mensagens enviadas pela APP da Renault.
O Posto devolve a informação que carregou 30,6 kWh.

Segundo as minhas contas:
1) Carregou a uma média de 19,74 kWh / h (kW)
2) Inicialmente tinha 2,78 kWh (41*0,07*0,97)
3) Terminou com 37,78 kWh (47*0,95*0,97)
4) Entrou na bateria 35 kWh (37,78-2,78)
5) Porque raio o valor que o Posto devolveu de carga é inferior (-14%) do que o carro carregou? Já para não falar nas perdas por calor... Estará a faltar aqui algo?

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 14 out 2019, 22:50

Temos de ir ao "ground truth" (verdade moída).
Quais desses números são seguros? O tempo é seguro, creio eu. Como é que sabes qual é a potência média?
Os outros valores vêm de onde?

Vejamos, o número de 35kWh nunca pode estar certo, porque no máximo terá entrado no carregador do carro (não na bateria) 22 kW vezes 1,55 h = 34,1 kWh. O posto nunca te vai dar o que entrou na bateria, se tivesse carregado ao máximo, este teria sido o valor indicado. E diria que, não sei a eficiência, mas isso significaria uns 30,7 kWh na bateria.

Quais são as fontes?
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por FullElectric » 14 out 2019, 22:59

E não deves considerar como verdades absolutas quer os 7% SoC quer os 97% SoH

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 14 out 2019, 23:07

migle Escreveu:
14 out 2019, 22:50
Temos de ir ao "ground truth" (verdade moída).
Quais desses números são seguros? O tempo é seguro, creio eu. Como é que sabes qual é a potência média?
Os outros valores vêm de onde?

Vejamos, o número de 35kWh nunca pode estar certo, porque no máximo terá entrado no carregador do carro (não na bateria) 22 kW vezes 1,55 h = 34,1 kWh. O posto nunca te vai dar o que entrou na bateria, se tivesse carregado ao máximo, este teria sido o valor indicado. E diria que, não sei a eficiência, mas isso significaria uns 30,7 kWh na bateria.

Quais são as fontes?
As fontes são as SMS da APP Renault (com a % SoC e hora, tanto de inicio como de fim, e confirmado com o display no carro), e ainda a informação do PCN
Nota, costumo utilizar sempre este método (para medir as perdas) e até agora os nºs eram consistentes
Quando à potencia média, não é propriamente uma potencia média simplesmente. Dividi os kWh medidos pelo tempo em carregamento, isto é, kWh a dividir por h é igual a kW, ou se preferires kWh/h.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 14 out 2019, 23:09

FullElectric Escreveu:
14 out 2019, 22:59
E não deves considerar como verdades absolutas quer os 7% SoC quer os 97% SoH
SoH medido através do CanZe.
Quanto aos 7% e aos 95% de SoC, se olhar para o CanZe as contas não alteram muito, isto porque dava no inicio os mesmo 7% e no fim 92%.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 14 out 2019, 23:14

Ah, os números estão indicados, só falta realmente saber de onde vem essa potência média. E os 41kWh vêm de onde? É habitual quando se faz estas contas obter o valor de 41kWh? Na descarga ou no carregamento (geralmente, o valor é diferente, por exemplo, no meu, carrego mais de 30kWh e descarrego 27kWh...)?

Ou seja, quando fazes 100km e consomes x kWh e y %, fazendo a conta dá 41kWh de capacidade disponível?
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