Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3954
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2019, 18:50

Isso é impossível Fil. É um argumento engraçado, mas fazendo as contas ao que provavelmente custa instalar e manter um SuC, esses 2k€ não dão nem para a sopa. Podem ajudar com certeza, mas essa operação só é possível graças ao modelo de financiamento que a Tesla tem tido. E agora com a malta que começa a pagar os carregamentos.
É uma estratégia que resultou de forma grandiosa como todos sabemos, mas que nunca poderia ser reproduzida por outra marca (até porque a larga maioria nunca acreditou que os eléctricos vingassem :mrgreen: :lol: ), mais ninguém ia enterrar milhões anos a fio

Edit: claro que é só o meu ponto de vista, como era o diálogo imaginário há bocadinho :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4048
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 48.0 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Fil » 12 fev 2019, 19:53

Claro que é só uma ajuda Bruno, como referi. Mas vamos a contas, cada ponto de carga custa em média 50 mil €, existem 13 mil no mundo actualmente, o que dá cerca de 650 milhões de € de custo, mais a energia que não faço ideia de como fazer as contas, e há-de ser uma parcela bem grande. Existem cerca de 300 mil Teslas no mundo, se todos tiverem dado 2 mil€, são 600 milhões de €. Pensei sinceramente que a diferença fosse maior. Relativamente aos custos de manutenção e de energia, terão de ser custeados pela energia vendida e multas, daí começarem os pagamentos nos últimos anos. Outras marcas preferem enterrar dinheiro anos a fio em publicidade e/ou a falsear software, são opções. Se realmente o objectivo fosse os Ve's era fácil e barato como verificamos pelas contas. Haja vontade ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3954
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2019, 20:26

Sim, claro. Os restantes só não investem nos VE e na estrutura de apoio porque não estão para lá virados. Mas a questão do modelo de financiamento é inegável.

Esse valor de 50k€ é uma estimativa tua ou existe algo publicado? É que não sei se será tão pouco. PT, ramal se for caso disso, instalação,... Ficaria surpreendido se um SuC de 10 stalls custasse só meio milhão
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4048
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 48.0 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Fil » 12 fev 2019, 20:32

BrunoAlves Escreveu:
12 fev 2019, 20:26
Sim, claro. Os restantes só não investem nos VE e na estrutura de apoio porque não estão para lá virados. Mas a questão do modelo de financiamento é inegável.

Esse valor de 50k€ é uma estimativa tua ou existe algo publicado? É que não sei se será tão pouco. PT, ramal se for caso disso, instalação,... Ficaria surpreendido se um SuC de 10 stalls custasse só meio milhão
Não é estimativa minha, é o que tenho lido dos preços no Fórum Tesla Motors Club.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2239
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 12 fev 2019, 21:24

BrunoAlves Escreveu:
12 fev 2019, 18:50
esses 2k€ não dão nem para a sopa.
Não é tanto assim. 2k vezes 1000 Teslas são 2M. Muito mais do que já gastaram na rede pública de PCR.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3954
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2019, 23:54

Fil Escreveu:
12 fev 2019, 20:32
Não é estimativa minha, é o que tenho lido dos preços no Fórum Tesla Motors Club.
Nice, obrigado. Não achava que fosse tão pouco, mas ainda bem, melhor oleia a máquina ;)
migle Escreveu:
12 fev 2019, 21:24
Não é tanto assim. 2k vezes 1000 Teslas são 2M. Muito mais do que já gastaram na rede pública de PCR.
Não sei... Apontava-se para cerca de 50k€ um PCR montado no sítio (aparentemente sem custos de PT porque onde não havia já MT estão em BTE - também daí a minha surpresa com o valor indicado para os SuC porque inclui PTs e muitas vezes ramais), se tivermos 50 PCR montados já teríamos passado os 2,5M.
No caso da rede de PCR podia ser só a questão de ir procurar o concurso para esclarecer. Mas acho que não é muito relevante para o que se estava a discutir
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 849
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 13 fev 2019, 10:43

BrunoAlves Escreveu:
12 fev 2019, 17:33
A Tesla vai instalar um SuC. Diz que instalar 600kVA custa "XX", se for 1MW custa "YY". Diz o responsável "Colocamos um ramal novo de 2MW, ligação dedicada dentro dos parâmetros que exigimos e ainda plantamos 3 árvores".

Com algum exagero propositado, é a imagem que tenho para mim dos cenários
:lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 16 meses depois 25/01/2019 60000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 849
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 13 fev 2019, 14:00

Já recebi a minha primeira factura da Galp.


- Energia consumida: 8.63kWh

- Preço do kWh: 0.2005 (fora do vazio)

- OPC (Galp): 1.89€

- Taxas e impostos GalpElectric: 0.01€

- Iva 23%: 0.75€

Total= 4.03€

Se as contas não me falham, isto dá mais coisa menos coisa, 6.54€ a cada 100km para o meu Leaf de 30kWh que esta com uma média de 14kWh/100km.

A electricidade nos PCR´s fica-me ao preço do gasóleo se considerarmos que um carro a gasóleo que gaste 5 litros aos 100km e compre o gasóleo a 1.30€ vai precisar de 6.50€ para fazer os mesmo 100km.

Este negocio tem tudo para dar lucro visto que não há despesas de refinação nem de transporte. Claro que há outras, mas montar um posto de combustível também não fica barato.

Edit:

Depois de reflectir melhor sobre este exemplo da factura que recebi...

No meu exemplo o carregamento de 8.63kWh ficou-me ao preço do gasóleo, mas se tivesse carregado 28 kWh já ia ficar mais barato porque o valor do OPC é pago apenas na activação do carregamento. Posto isto, este sistema diz-me que é preferível eu estar agarrado ao PCR o maior tempo possível e carregar o máximo de kWh que conseguir para não ter que parar noutro PCR e voltar a pagar ao OPC. Para os 28kWh ia pagar qualquer coisa como 9.21€ e fazia 200km. No exemplo que dei anteriormente o mesmo carro a gasóleo ia pagar para fazer os mesmos 200km 13€.

Isto faz sentido, ou estou a ver mal a coisa?

Se isto fizer sentido, mais uma vez acho que devia de haver a cobrança por tempo.

É pena eu não receber as facturas da EDP porque tenho 3 carregamentos e um deles foi de 19.18kWh, ajudava a compreender melhor.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 16 meses depois 25/01/2019 60000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8548
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 13 fev 2019, 22:28

No caso do OPC Galp o custo tem um valor inicial de 0.489€+IVA (0,60€) e 0,162€+IVA por kW.h (0,20€/kW.h). Não vejo porque ao meter 28kW.h ficasse muito mais barato do que meter 8kW.h por cada 100km. A única diferença é mesmo os 0,6€ de custo inicial.

Sim, podemos dizer que o preço para um VE fazer 100km neste caso fica muito próximo de um Diesel, se APENAS carregar nos PCRs. Numa viagem de 300km, se os primeiros 150km forem realizados com energia carregada em casa o preço baixo quase para metade, e este efeito é tanto maior quanto maior for a bateria.

Se em vez de carregar na Galp tivesses carregado em Estarreja na EDP já ficaria muito mais em conta a parte do OPC (0,15€ + 0.09€/kW.h + IVA). E em Santarém fica a 0,10€/minuto, ou seja 0,133€+IVA por kW.h a uma potência média de 45kW.h (fácil de atingir no Leaf 30).

É questão de irmos fazendo as contas e privilegiando os locais mais em conta. Na AS de Leiria baixaram de 0,15€/minuto + IVA para 0,5€+0,10€/minuto +IVA porque ninguém devia parar lá...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2239
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 13 fev 2019, 23:06

Eu também recebi a terceira factura da Galp, 19€, e continuo à espera da factura da EDP (carregamento feito a 3 de Novembro).

É verdade que é chato ter esta despesa agora. Para mim, são bastantes euros por mês. Mas a realidade é mesmo que o carregamento em PCR é excepcional. De tal forma que ainda nem me preocupei em optimizar isto. Ainda são tudo experiências.
Parece-me um bocado exagero andar a fazer contas para evitar o custo de activação... E eu sou dos que procurava a bomba de gasolina mais barata...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”