Leaf 24KW - Teste Tomada

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 112
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por noway » 07 dez 2018, 18:34

Como é que determinam a eficiência de carregamento e como é que isso varia com a corrente usada para carregar?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1516
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por migle » 07 dez 2018, 20:09

noway, penso que no Leaf não é muito directo. Penso que o que faz mais sentido, apesar de ser um valor cozinhado, é dividir o aumento do SoC em gids vezes 80Wh pela energia contada externamente, pelo EVSE.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 1764
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por jfr2006 » 09 dez 2018, 00:35

noway Escreveu:
07 dez 2018, 18:34
Como é que determinam a eficiência de carregamento e como é que isso varia com a corrente usada para carregar?
há documentos com essa informação e testes efectuados na net com os valores da eficiência ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8125
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por mjr » 09 dez 2018, 10:38

Já coloquei algumas vezes aqui no fórum este relatório que tem os dados da eficiência de carga dos mk2:

https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 15Leaf.pdf
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 12800km em 2018-11-02.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 158000 km em 2018-11-02.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 884
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 18 nov 2014
Capacidade bateria: 55Ah - 11 barras
Localização: Margem sul

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por Erbium » 10 dez 2018, 10:23

mjr Escreveu:
09 dez 2018, 10:38
Já coloquei algumas vezes aqui no fórum este relatório que tem os dados da eficiência de carga dos mk2:

https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 15Leaf.pdf
E esses dados também "são verdade" para mk2 com carregador de 16A?
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 112
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por noway » 10 dez 2018, 11:43

E o de 40kWh? Quanto mais alta a corrente de carga, mais eficiente é a carga? Ou não é bem assim?

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 884
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 18 nov 2014
Capacidade bateria: 55Ah - 11 barras
Localização: Margem sul

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por Erbium » 10 dez 2018, 12:22

noway Escreveu:
10 dez 2018, 11:43
E o de 40kWh? Quanto mais alta a corrente de carga, mais eficiente é a carga? Ou não é bem assim?
Tendo um carregador tb de 6.6kW acredito que seja semelhante ao que o mjr colocou...
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8125
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por mjr » 10 dez 2018, 13:28

Erbium Escreveu:
10 dez 2018, 10:23
mjr Escreveu:
09 dez 2018, 10:38
Já coloquei algumas vezes aqui no fórum este relatório que tem os dados da eficiência de carga dos mk2:

https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 15Leaf.pdf
E esses dados também "são verdade" para mk2 com carregador de 16A?
Não tenho informação sobre esse carregador, mas não devem ser muito diferentes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 12800km em 2018-11-02.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 158000 km em 2018-11-02.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8125
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por mjr » 10 dez 2018, 13:32

noway Escreveu:
10 dez 2018, 11:43
E o de 40kWh? Quanto mais alta a corrente de carga, mais eficiente é a carga? Ou não é bem assim?
Será certamente semelhante, mas o carregador do Leaf 40 penso ser diferente do Leaf mk2. O meu Leaf 40 carrega até 30A, mas acho que já li que o carregador do mk2 só vai até aos 28A.

Regra geral quanto mais alta a corrente maior será a eficiência, pois os gastos de base (bombas de circulação, alimentação sistema, de controlo, contactores, drivers da eletrónica de potência, etc) são diluídos numa potência maior.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 12800km em 2018-11-02.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 158000 km em 2018-11-02.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 112
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Leaf 24KW - Teste Tomada

Mensagem por noway » 10 dez 2018, 20:59

Ok... faz sentido. Obrigado a todos pelas informações.

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”