Diário de bordo do Hyôiô

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 21 dez 2018, 16:59

Pronto, eu compro médias. Esquisito pahhhhh :mrgreen: ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 30 dez 2018, 16:49

Este Natal o Hyôiô fez a sua 1ª grande viagem. Lisboa-Braga.
O plano era fazer tudo com apenas uma paragem intermédia, que seria Coimbra por estar praticamente a meio do percurso, ligeiramente mais perto de Braga, o que seria ideal para a viagem de ida, já que o PCR não ia carregar o carro a 100%.

Com o subir da serra de Aire, as estimativas de chegar com carga suficiente ao destino ficaram um bocado no ar (mantendo a velocidade do cruise control nos 100km/h). Embora soubesse por experiência do morangwatt que dali até Coimbra era terreno favorável, aproveitei a necessidade de uma pausa técnica em Leiria para carregar uns 5 minutinhos em Leiria, metendo uns 7% na bateria.

Cheguei a Coimbra com 15%, logo teria conseguido fazer o trajecto sem aquela carga intermédia, com um consumo de 12,8 kWh/100.
Depois de uns 35 minutos a carregar até 94% (enquanto almoçava) parti rumo a Braga com paragem em Famalicão para ir buscar umas luzes de cabine para o morangwatt. Cheguei a Braga com 12%, mas que com a subida ao Bom Jesus (onde fiquei hospedado) desceu para os 8%.
Por à carga nos PCNs de Braga foi um desafio, pois deixei o carro a carregar na Mennekes ao pé do hotel Mercure e deixei-o lá várias horas muito seguro que estava tudo a encher devidamente, pois é sempre o posto que uso.
Mas pela 1h da manhã, quando fui buscar o carro para carga no hotel, o posto tinha encravado. Embora achasse que 15% dava para subir o monte e voltar no dia seguinte para carregar noutro PCN, acabei por ir ao PCR de Braga dar um cheirinho até aos 25%.

No dia seguinte, acabei por ir a Guimarães da parte da manhã dar um passeio, e saí do hotel com 20%. Mas como os 20km até Guimarães eram quase todos a descer ainda lá cheguei com 11%, e aproveitei o PCR do operador piloto para encher até aos 94%.

Regressei a Braga e fui tentar atestar num PCN. O do dia anterior estava fora de questão, um dos outros PCNs próximos tinha sido substituído por num novo da MagnumCap, e ainda estava desligado. No 3º tinha a CEE livre. Ao início vi-me aflito pois só tinha um daqueles adaptadores Shucko-CEE compactos, que vim a verificar que quando combinados com a ficha do EVSE do Ioniq (que faz um L), não permitem que a portinhola feche. Mas com uma extensão já dá.

No dia de regresso saí com 94% do Bom Jesus e fiz o trajecto até Coimbra com o cruise control nos 100, ocasionalmente 110 e 120. Cheguei e carreguei enquanto almocei, e como não estava mais ninguém para carregar, resolvi ligar a Mennekes AC depois dos 94%, por um lado para ver se o carro estava mesmo a carregar a 6kW, e também para ir com mais folga.
Saí de Coimbra com 97% e fiz os 205km até casa chegando com 10%, tendo vindo sempre com CC nos 100km/h.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2018, 17:28

Máquina :clap:

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 48.0 Ah

Mensagem por Fil » 30 dez 2018, 17:45

Excelente viagem rnlcarlov, pena o estado da rede em Braga.
Afinal sempre carregou acima de 6kW na mennekes? Está confirmado que é o cabo mennekes o problema?

Boa continuação ;)

migle
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Mensagem por migle » 30 dez 2018, 21:07

Óptimo!
No entanto, eu optaria de inicio por dois carregamentos, para poder circular à mesma velocidade que a maior parte do tráfego (120, ou um bocadinho menos), para não causar turbulência no fluxo.

E também para não perpetuar estereótipos!

E afinal, Lisboa-Braga, até é mais agradável parar duas vezes. Senão é quanto tempo fechado no carro sem mexer as pernas?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 30 dez 2018, 21:09

Sim, carregou acima de 6kW no AC, e na 6ª tive oportunidade de carregar no IKEA com o torque ligado, e também carregou acima de 6kW, logo o problema era mesmo do 1ª cabo. Este que tenho agora já faz bem o serviço.

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 09 jan 2019, 15:29

migle Escreveu:
30 dez 2018, 21:07
Óptimo!
No entanto, eu optaria de inicio por dois carregamentos, para poder circular à mesma velocidade que a maior parte do tráfego (120, ou um bocadinho menos), para não causar turbulência no fluxo.

E também para não perpetuar estereótipos!

E afinal, Lisboa-Braga, até é mais agradável parar duas vezes. Senão é quanto tempo fechado no carro sem mexer as pernas?
Indo a 100 à hora não causa turbulência nenhuma com o nível de trânsito que estava. Se me dissesses 70-80 como era obrigado a fazer nalguns troços na A2 com o morangwatt... ok, aí compreendo.
Quando às paragens, 1 paragem continua a parecer-me ideal. Coisa de 2 horas de condução, o que está dentro das recomendações habituais de paragens em viagens longas. A nível de tempo não creio que poupe indo a 120, gero mais aquecimento nas baterias (sobretudo quando for no Verão) e gasto mais dinheiro em energia, pois o consumo será significativamente maior.
Aquele PCR em Coimbra está bem localizado para esta viagem, sobretudo no ano passado em que não tinha taxas OPC :lol:
Naturalmente que era melhor um PCR em AE, até porque é mais provável apanhar um PCR de cidade ocupado do que um de AE, já para não falar do desvio. Mas para chegar ao da Mealhada tenho de baixar a velocidade. :think:

Agora outro assunto, volta e meia as definições dos modos de condução (intensidade de regeneração, climatização) mudam-se sem eu querer. Normalmente ponho regeneração a 3, mas de quando em quando ligo o carro e vejo que estou no nível 1. Vou às definições e vejo que foi alterado. Isso e a climatização que ponho sempre a eco, mas de vez em quando volta ao "normal" nas definições.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 09 jan 2019, 17:18

E não perdes a também programação do horário de carregamento?

Falta-te a actualização que eu e o migle já tivemos. Vê nos nossos DB e, quando fores à revisão, eles que actualizem ;)

LuisG
Proprietário Leaf
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr

Mensagem por LuisG » 09 jan 2019, 17:59

Parabéns pela máquina rnlcarlov :clap:

Adoro esse carro! :D
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 09 jan 2019, 18:49

BrunoAlves Escreveu:
09 jan 2019, 17:18
E não perdes a também programação do horário de carregamento?
Não sei, nunca usei. Até agora carreguei sempre na Mobie.

Responder

Voltar para “Hyundai”