Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Bebee
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por Bebee » 26 abr 2019, 09:52

Nerusonu Escreveu:
26 abr 2019, 09:27
Mjr como funciona o pagamento dos SC fora de PT? Do que sei em PT não cobram(ainda) e em Espanha?
Segundo me informaram, cartão de crédito associado à conta Tesla do proprietário.

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noway
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por noway » 26 abr 2019, 09:58

Qual é o preçario de um SuC para um TM3 ?
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Nerusonu
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por Nerusonu » 26 abr 2019, 10:05

Bebee Escreveu:
26 abr 2019, 09:52
Nerusonu Escreveu:
26 abr 2019, 09:27
Mjr como funciona o pagamento dos SC fora de PT? Do que sei em PT não cobram(ainda) e em Espanha?
Segundo me informaram, cartão de crédito associado à conta Tesla do proprietário.
Nice. Havia de ser tudo assim, era tão mais simples.

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mjr
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 26 abr 2019, 10:15

Os preços estão aqui:

https://www.tesla.com/pt_PT/support/sup ... edirect=no

Em Espanha é de 0,29€/kW.h. Como tenho 6 meses de free SuC não me custou nada. Nicles. Zero.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 14 jun 2019, 21:23

Estou a iniciar o primeiro teste da tomada ao meu Model 3 LR.

Como sabem o processo consiste em descarregar a bateria completamente, até abrir o contactor, e depois carregar até 100%, medindo a energia que entra no pack com um medidor de energia externo. Eu tenho dois medidores em série, o do quadro elétrico e o do EVSE usado para o processo (EcoWatt 32A).

A descarga da bateria foi um pouco mais difícil que o antecipado. Quando o carro indicava 0% de SOC continuava a andar, com uma limitação de potência significativa mas ainda assim gerando uma aceleração equivalente ao Leaf 40. Decidi não arriscar muito e coloquei o carro na garagem com o aquecimento no máximo. Esteve nisso mais de meia hora e teimava em não abrir o contactor. Quando finalmente abriu o contactor, o gráfico de energia em viagem indicava um SOC de quase -5%!!

Imagem

Para aproveitar a energia solar ao máximo e ter alguma folga para a potência contratada (20A, na verdade consigo tirar 23A da rede) decidi carregar a 16A, o que vai durar perto de 24 horas...

Só mais uma pequena curiosidade. No caso do Leaf, depois de abrir o contactor ele só volta a fechar depois de carregar um bocado. No caso do TM3 após 1 minuto de contactor aberto e a indicação para carregar a bateria imediatamente ele voltou a fechar o contactor e permitiu andar com o carro (alguns centímetros na garagem só para testar). 2 minutos nisto com a climatização ligada e voltou a abrir o contactor. Não voltei a insistir e deixei ele repousar uns 30m até iniciar a carga, que está agora a decorrer.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por beme83 » 14 jun 2019, 22:26

mjr Escreveu:
14 jun 2019, 21:23
Estou a iniciar o primeiro teste da tomada ao meu Model 3 LR.

Como sabem o processo consiste em descarregar a bateria completamente, até abrir o contactor, e depois carregar até 100%, medindo a energia que entra no pack com um medidor de energia externo. Eu tenho dois medidores em série, o do quadro elétrico e o do EVSE usado para o processo (EcoWatt 32A).

A descarga da bateria foi um pouco mais difícil que o antecipado. Quando o carro indicava 0% de SOC continuava a andar, com uma limitação de potência significativa mas ainda assim gerando uma aceleração equivalente ao Leaf 40. Decidi não arriscar muito e coloquei o carro na garagem com o aquecimento no máximo. Esteve nisso mais de meia hora e teimava em não abrir o contactor. Quando finalmente abriu o contactor, o gráfico de energia em viagem indicava um SOC de quase -5%!!

Imagem

Para aproveitar a energia solar ao máximo e ter alguma folga para a potência contratada (20A, na verdade consigo tirar 23A da rede) decidi carregar a 16A, o que vai durar perto de 24 horas...

Só mais uma pequena curiosidade. No caso do Leaf, depois de abrir o contactor ele só volta a fechar depois de carregar um bocado. No caso do TM3 após 1 minuto de contactor aberto e a indicação para carregar a bateria imediatamente ele voltou a fechar o contactor e permitiu andar com o carro (alguns centímetros na garagem só para testar). 2 minutos nisto com a climatização ligada e voltou a abrir o contactor. Não voltei a insistir e deixei ele repousar uns 30m até iniciar a carga, que está agora a decorrer.
Cuidado que as baterias da tesla não são as da Nissan. Pelos relatos deixá a descarregar completamente pode originar não carregaram maus

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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 14 jun 2019, 23:02

Isso seria uma falha crítica e com centenas de milhar de carros na rua de certeza que várias centenas já ficaram sem carga. Do que investiguei não conheci nenhum caso de problemas em deixar ir até abrir o contactor num TM3. Sim, se a bateria de 12V entretanto descarregasse poderíamos ter um problema, que obrigaria a uma ligação externa, mas tive o cuidado de iniciar a carga pouco depois de o contactor abrir. Na verdade, nos 30 minutos de repouso o mais provável é o contactor ter fechado novamente pelo facto do tensão da células mais fraca ter subido acima do valor minimo.

Entretanto já entraram mais de 10kW.h na bateria, não houve qualquer problema em inicar a carga. O comportamento foi o normal como se a bateria tivesse com carga.

Posso acrescentar que a maneira como a potência disponível vai baixando conforme o SOC baixa é sempre progressiva, sem patamares. Ou seja não há surpresas de entrar na tartaruga de repente, o que permite algum controlo no processo. O ideal seria ter a instrumentação tipo Leaf Spy, mas acho que conseguiria, caso precissasse, gerir o SOC quando este está "abaixo" de 0%.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por Fil » 15 jun 2019, 09:56

Nos TMS e TMX, é relativamente fácil e previsível de saber se está próximo de parar, porque aparece o nivel de limitação de potência no ecrã, pena que nos TM3 isso tenha desaparecido. Talvez no futuro venham a colocar.

Teste de tomada em carros com refrigeração/aquecimento da bateria activa é sempre mais complicado, porque não se sabe ao certo o valor gasto nisso mesmo.

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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por Apr » 15 jun 2019, 11:48

Que espetáculo, deste db já se viram médias negativas e agora SOC negativos :D

É pena não dar para encurtar o teste carregando ao máximo que o carro permite, por esta hora já estaria terminado e o efeito que o fil refere da gestão da climatização era menor.

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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 15 jun 2019, 12:52

No TM3 também indica limitação de potência quando em D, A linha em baixo do P no lado esquerdo fica com traços no direito, mais próximos do centro conforme a limitação de potência é maior. O mesmo acontece na regeneração no lado esquerdo da linha quando o SOC é elevado.

Honestamente acho que o efeito da climatização do pack é reduzido, a minha garagem está a 21C, e carregar a 16A demora quase 24 horas ou seja é C/24. A bateria nem se apercebe que está a ser carregada...

Das várias vezes que passei na garagem não ouvi qualque ruído da climatização do pack, apenas a ventoinha do carregador que está sempre a funcionar.

Ainda só vai em 65%...
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