Soul EV esclarecimento e ajuda

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Oliveig
Mensagens: 65
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 09 jan 2019, 14:59

Olá boa tarde

Alguem me consegue dizer as difrenças entre o soul Ev de 27 e 30?

existe assim tanta difrença a nvel de autonomia?
e que mais difrenças existem?

Obrg a todos

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1719
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 09 jan 2019, 20:32

Acho que sim. O melhor é veres no forum mykiasoul os posts do utilizador JejuSoul. O JejuSoul é um coreano, que vive na ilha de Jeju e tem um Soul... Anda nisto há muitos anos, penso que é da associação de utilizadores de VE de lá.

O JejuSoul tem agregado a informação acerca dos VE coreanos. É o nosso Sensei.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Oliveig
Mensagens: 65
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 09 jan 2019, 20:53

Obrigado vou dar uma vista de olhos

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1719
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 09 jan 2019, 21:33

Um tópico fundamental é este: Comparing layout of the Soul EV battery with other EVs

Mas uma questão muito mais importante, é que um Soul de 27 é mais antigo que o de 30. Um Soul de 27 vai já ter uma degradação na bateria que já se vai notar na autonomia.

Se puderes, não hesites, vai para um de 30. E o ano é importante, e os kms também. Se estás a pensar em conseguir uma pechincha... Se não dá para mais... Agora, mais facilmente vais sentir a falta dos 30kWh do que do dinheiro.

Começa por ser um carro para ir a Lisboa, mas depois vais querer usá-lo para tudo. Viste este vídeo?

Eu e o brunoa daqui do fórum, uma vez vimos quatro mulheres de meia idade a carregar em Aljustrel. Decidiram fazer férias na costa alentejana no Soul que nunca tinha saído de Lisboa. Foram a andar bem e precisavam de carregar em Alcácer, só que estava uma grande bicha. Então decidiram seguir para Grândola, só que Grândola não tem PCR... Resultado, tiveram de ir muito devagarinho até Aljustrel... O facto é que sendo nabiças, mal prepadas, não sabiam que o carro gastava mais em autoestrada, lá conseguiram chegar ao PCR de Aljustrel e fizeram as férias que tinham imaginado...

Ou seja, o Soul já é um carro bastante capaz. Compensa investir no de 30kWh.

Lembrei-me de outro vídeo: um escocês, especialista em baterias, a fazer turismo na Noruega.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Oliveig
Mensagens: 65
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 09 jan 2019, 22:50

Vi o primeiro vídeo.
O Soul é bacano cada vez mais me convenço disso.
Agora como consigo saber a olho nu se é de 30 ou não?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1719
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 09 jan 2019, 23:13

Isso é um dado fundamental do carro. Quem to vender não pode mentir nisso nem sequer dizer que não sabe. Anularia qualquer venda.

Para coisas mais complicadas, podes ler alguma informação pela porta de diagnóstico, por exemplo o SoH (state of health). Eu posso mostrar-te.

O Soul é bom e quase qualquer VE é bom também. Um carro mais aerodinâmico, gasta menos. O Ioniq com menos bateria que o Soul anda muito mais km. Só é preciso fugir de alguns VE, sem carregamento rápido, ou com outras especificidades. Não é o caso! De resto, é comprar o melhor que se consegue.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Oliveig
Mensagens: 65
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 09 jan 2019, 23:21

Realmente ainda não percebo nada disto.
Como vejo isso? A documentação do carro não tem que dizer se é de 30 ou de 27?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1719
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 10 jan 2019, 00:02

Não sei, mas se no momento de comprar o carro achares que precisas de confirmação para esse dado, então estás em maus lençóis, não tens o mínimo de confiança no vendedor, não deves comprar.

Não esquecer que há coisas a verificar que não são específicas de VE. Historial da matrícula no IRN, historial de manutenção, envolvimento em sinistros...

Já sabes que o jasmim e o Orlando venderam muitos carros a utilizadores deste e outros fóruns. Não a mim, que comprei novo. E não vendo carros. E há as viaturas de serviço ou de demonstração.
migle Escreveu:
09 jan 2019, 20:32
O JejuSoul tem agregado a informação acerca dos VE coreanos. É o nosso Sensei.
Aliás, em coreano, é o seonsaeng!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

hmendes
Mensagens: 469
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por hmendes » 10 jan 2019, 00:24

Oliveig Escreveu:
09 jan 2019, 14:59
Olá boa tarde

Alguem me consegue dizer as difrenças entre o soul Ev de 27 e 30?

existe assim tanta difrença a nvel de autonomia?
e que mais difrenças existem?

Obrg a todos
Se for posterior a 04.2017 é concerteza um de 30kWh, se for anterior é de 27kWh.

Eu experimentei os 2 com um ano de diferença entre test drives, com o de 27kWh fiz aproximadamente 200kms (fim de semana), com o de 30kWh fiz apenas cerca de 70kms, mas deu para ver que a diferença de autonomia é muito significativa, aliás diz-se que o de 30kWh é mais eficiente, certo é que há quem faça 250kms em percurso misto sem dificuldade (coisa que por exemplo no Leaf é muito difícil), o de 27kWh só com muito cuidado faz os 200, eu fiz apenas 180 dos 100% aos 7%, não faria os 200kms com toda a certeza. De referir que a capacidade de bateria indicada é útil, ao contrário dos Leaf.

Quanto a diferenças entre as versões eu não vi nada de perceptível, mas segundo o mykiasoulev dá para ver no ecrã multimédia.

Oliveig
Mensagens: 65
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 10 jan 2019, 20:15

Obrigado pela ajuda infelizmente ao fazer contas no me parece que possa ir para o de 30.

Aliás espero conseguir ir para o Soul MSM sendo de 27.
Caso não consiga o que aconselham?

Responder

Voltar para “Kia”