Planeamento de viagem longa

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar
pjsramos
Mensagens: 19
Registado: 03 fev 2019, 00:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Matosinhos

Planeamento de viagem longa

Mensagem por pjsramos » 08 mar 2019, 19:55

Estou a pensar fazer uma viagem de ida e volta Matosinhos - Parque das Nações (Lisboa) - Matosinhos dentro de 2 semanas num Leaf Accenta 40 com 4 adultos e tenho algumas (muitas dúvidas):

1- como é que vocês fazem o planeamento de uma viagem destas ( software da Nissan, software telemóvel, site, etc)?

2- Usando o site You+Nissan consegui um percurso de 4h para LX com dois carregamentos rápidos e uma volta de 15h (sim, isso mesmo) com 2 carregamentos lentos numa junta de freguesia qq. Isto está correto????

3- Tentei usar o egomap.eu mas fiquei com dúvidas no valor a meter no campo "Maximum Range". Este site é fiável?

PS. Não me batam já pois só tenho o carro à um dia.😉

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 736
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Planeamento de viagem longa

Mensagem por beme83 » 08 mar 2019, 20:39

A duração da viagem depende muito do que está disposto a fazer em termos de estradas a utilizar. De Matosinhos a Lisboa e vice versa com média de 100km h deverá necessitar de 2 Carregamentos rápidos. Ou por nacional um carregamento penso ser suficiente. Com um de 24 kW com 2 pessoas fiz Lisboa oliveira de azeméis com 2 carregamentos rápidos mas fiz quase mais 50 kms pois fiz parque das nações - Belém e voltar com alguns erros de percurso.

Mas o pemifer ainda recentemente fez Lourosa Lisboa com um de 40. Analise o diário de bordo

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 422
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Planeamento de viagem longa

Mensagem por marcopns » 08 mar 2019, 20:45

É necessário planeamento?
Viagem pela A1, 1a paragem na AS Pombal ao fim de 150km, 2a AS Aveiras (120km). Esta paragem em Aveiras dá para chegar ao Parque das Nações e regressar novamente a Aveiras (100km), caso não seja possível carga no destino.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3762
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Planeamento de viagem longa

Mensagem por BrunoAlves » 08 mar 2019, 20:57

O Sérgio Magno fez 200km no Leaf2 a velocidades legais de auto estrada.
Um carregamento chega, assumindo que se sai a 100% e há onde carregar no destino, para arrancar novamente a 100%. Paragem em Pombal, eventualmente Leiria para baixo, CC a 110 com redução na subida da serra e está feito ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8407
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Planeamento de viagem longa

Mensagem por mjr » 08 mar 2019, 21:16

Eu enfatizo a questão mais importante nesta viagem: Partir com o carro a 100%!

Depois disto não há problema pois há sempre PCRs pelo caminho na A1, a única exceção é na AS da Mealhada no sentido N/S.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jart
Mensagens: 61
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Planeamento de viagem longa

Mensagem por jart » 08 mar 2019, 22:08

abetterrouteplanner.com
Não comparei com um percurso real por ainda não ter um VE.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2333
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Planeamento de viagem longa

Mensagem por pemifer » 09 mar 2019, 00:12

Eu aconselho o planejador do site (planejador do site, não o planejador da App) do Plugshare tal como tinha escrito aqui viewtopic.php?f=25&t=7588&p=116900

Este é o meu conselho em termos de viagem, fiz no planejador do Plugshare, o próprio planejador tem uma opção de exportar para Google Maps.
https://goo.gl/maps/qzYf22tLyzA2
Aconselho carregar a 100% antes da viagem, carregar 30 minutos em Leiria, 30 minutos em Aveiras para poder ir a Lisboa e voltar a carregar 30 minutos em Aveiras e mais 30 minutos em Pombal.
Não esquecer que em todas as AS, se o PCR estiver ocupado ou avariado pode pedir para passar para a AS so sentido oposto.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2333
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Planeamento de viagem longa

Mensagem por pemifer » 09 mar 2019, 00:20

Estive a ver o egomap mas tem muitos poucos postos.
https://www.egomap.eu/#from=Porto,+Port ... -9.139337)
O melhor site e App para ver postos é o Electromaps.
O Plugshare terá todos os postos do Electromaps.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2018
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Planeamento de viagem longa

Mensagem por migle » 17 mar 2019, 13:07

Eu vou com o que foi dito. Se a viagem é pela A1, quase não é preciso planear, basta ir na descontra, não andar muito rápido para não ter de parar muitas vezes. Quase todas as áreas de serviço têm PCR.

O grande cuidado que há a ter é no sentido Norte->Sul, Cantanhede/Mealhada não tem PCR. Significa que entre Antuã e Pombal ficam 90km sem posto de abastecimento. Ou seja, ao aproximar de Antuã é preciso decidir: se o SoC do carro estiver abaixo de 50% não deve continuar, deve carregar em Antuã. Convém também sair de Matosinhos com carga suficiente para chegar a Antuã.

No regresso, é à vontade: há PCRs em Aveiras, Santarém, Leiria, Pombal, Cantanhede e Antuã.

EDIT: quanto ao tempo de viagem: é somar ao tempo de viagem normal, o tempo de carregamento. Quanto mais cheia a bateria estiver ao sair de Matosinhos, menos tempo vai ter de carregar. Convém não chegar a Lisboa com a bateria totalmente vazia, convém ter folga. Portanto, a viagem faz-se em 3h. Entre 16 e 17kWh/100km vai gastar 50kWh e sai com 36kWh úteis/visíveis e pretende chegar com uns 16kWh para depois carregar num posto normal de rua (mais saudável para o carro). Então vai ter de carregar 30kWh, a uma potência média, vá de 40kW sem planear, vai ser um total de 45 minutos a carregar. Esses 45 minutos podem ser todos numa paragem, se planear, ou em duas ou três paragens.

Então deve demorar 3h45', mais 3 minutos por cada paragem além do tempo de carga, sensivelmente, se formos obsessivos na contagem do tempo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

pjsramos
Mensagens: 19
Registado: 03 fev 2019, 00:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Matosinhos

Re: Planeamento de viagem longa

Mensagem por pjsramos » 02 abr 2019, 21:55

O relato da viagem esta no meu Diario de Bordo
viewtopic.php?f=84&t=7681#p120322

Responder

Voltar para “Truques e Dicas”