Teste à Tomada

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fbatista
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Teste à Tomada

Mensagem por fbatista » 14 jun 2019, 10:39

Viva!

Tenho lido sobre efetuarem o "teste à tomada".
Em que consiste e como se faz?
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, encomendado em 2019-02-15

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pemifer
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Re: Teste à Tomada

Mensagem por pemifer » 14 jun 2019, 10:49

Eu não aconselho assim como outro utilizador muito mais experiente e que tem a bateria que é um mimo, o jgoncalves2.
Fazendo minhas as palavras dele, o Leaf Spy já dá uma ideia bastante precisa do que se quer medir.
Aqui, na figura 6, há um gráfico bem demonstrativo em como carregamentos de grande amplitude são mais prejudiciais do que carregamentos de pequena amplitude. https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries

O teste de tomada consiste em "esvaziar" ao máximo a bateria, e carregar até 100%.
É claro que tem de se ter um contador ligado à tomada para medir a energia carregada.

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Nonnus
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Re: Teste à Tomada

Mensagem por Nonnus » 14 jun 2019, 11:11

Podes ver aqui um exemplo: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=90#p114458

O teste de tomada como já foi dito serve para nós proprietários termos uma ideia real da capacidade da bateria. Por exemplo com os meus testes ficamos a saber que um Leaf de 30kWh não carrega mais de 28kWh, o que quer dizer que existe uma margem de 2kWh que servem para manter a bateria saudável.
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Re: Teste à Tomada

Mensagem por Apr » 14 jun 2019, 18:15

quando o carro é bem tratado a instrumentacao do carro estima mal a capacidade ( e por conseguinte o leaf spy).

eu prefiro fazer um teste da tomada muito ocasional do que esticar o carro e esperar que o leaf spy reporte melhor. o teste da.tomada.faz-se 1x e sabe-se logo o resultado.

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mjr
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Re: Teste à Tomada

Mensagem por mjr » 14 jun 2019, 21:43

Quem estiver preocupado com os 0,01% de degradaçao extra que um ciclo 0 a 100% provoca em relação a um ciclo equivalente em 80%-20% de SOC, devem evitar fazer testes da tomada. Como essa degradação extra não me preocupa para um ou dois testes por ano, faço o teste pelo valor que o conhecimento real do estado da bateria me proporciona.

Neste momento estou a fazer um teste da tomada ao meu TM3:

viewtopic.php?f=66&p=122787#p122787
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Teste à Tomada

Mensagem por ExistingJellyfish » 15 jun 2019, 16:40

Tenho uma questão, como é que estimam as perdas do carregador interno do carro para calcular a capacidade da bateria? Conseguem ver essa informação no leafspy?

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Re: Teste à Tomada

Mensagem por mjr » 15 jun 2019, 17:45

Isso não é o mais importante.

O objetivo do teste da tomada é antes verificar a degradação relativa da bateria, não sendo importante o valor do rendimento do carregador interno pois esse será o mesmo em todas as medições. É importante é que a corrente de carga e a temperatura ambiente sejam iguais, entre outros fatores, para os dados serem comparáveis.

Pelo facto de mostrar um valor relativo é importante fazer um teste da tomada enquanto o carro é novo, para ter uma referência da capacidade máxima da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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