Kia soul ev Nantes Lisboa

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
PauloMarcelino
Mensagens: 10
Registado: 25 jun 2016, 15:58

Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por PauloMarcelino » 06 jul 2019, 18:55

Boas
gostaria de vos apresentar a minha primeira aquisição automóvel não fóssil: o Kia Soul EV azul da foto.
Este DB foi iniciado no forum da NovaEnergia
IMG_09701.jpg
foi adquirido com 3 anos e 36000km em França e está ainda em processo de nacionalização.

O diário começa dia 17 de julho com a licitação vencedora num leilão online, depois é confirmar as papeladas e dados pessoais, trocas de emails em francês e inglês com algumas dificuldades de entendimento, até que recebo um telefonema em português, a sra. Maria Amorim trabalha na empresa onde comprei a "voiture", e muito simpática e competente tratou do resto das papeladas.
Dia 19 embarco para Nantes com todas as apps instaladas e 2 cartões de crédito, objetivo: pagar o restante do carro com o cartão no terminal multibanco da empresa ou via transferência bancária e arrancar a 100% elétrico rumo a Lisboa.

Chego pelas 1400 e depois de pagamentos, checks aos documentos, ao kia

https://cld.pt/dl/download/e806bd65-22a ... G_0915.JPG

e a uma lista de possíveis transportadores de carros para Portugal procuro o primeiro carregamento rápido do trajeto.

mapa do trajeto:
https://drive.google.com/open?id=1cVSob ... sp=sharing

O objetivo era seguir o corredor da "Corri-Door" operada pela Sodetrel que tem à venda nas estações de serviço cartões pré-carregados com 2x30 minutos de carga

https://cld.pt/dl/download/ea23e974-ad4 ... G_0946.jpg

e depois ir carregando os cartões ou, quando fosse possível, ativar os postos via app.

Isto porque todos os cartões que poderia pedir pelo correio demoravam no mínimo 5 dias úteis.
Assim a primeira paragem programada era em Corri-Door - Avia - Aire De La Vendee a cerca de 83km.
Primeiro contratempo: nalgumas apps de pontos de carregamento verifico dificuldades em carregar nesse posto e alguns reportaram que o harware estava avariado,

https://cld.pt/dl/download/f4074146-e50 ... 1CC27B.JPG

como tenho 100km no gom não posso arriscar chegar lá e bater com o nariz na porta.
Recurso: andar um pouco para trás e atestar no posto da kia em Nantes, tentar que me arranjem um cartão, o KiWhi Pass bastante usado por França e arrancar em direção ao Sul, resposta da kia Nantes: o posto chademo está avariado e já não têm cartões para os clientes da marca, também não se mostraram com mt vontade de ajudar.
Entretanto enquanto andava à procura dum sítio pra comprar algo de comer encontro um centro comercial com postos de carregamento com tomadas domésticas, boa, saco do carregador e ligo, azar a ficha tipo 1 tem a peça de bloqueio partida e nada acontece no carro, não sei se é da ficha ou se a tomada não está ligada, fazia falta um busca polos.
Volto à VPauto, sempre simpáticos e prestáveis, trocam-me o carregador.

De volta à estrada, descobri que no LIDL - La Mothe-Achard se pode carregar em chademo sem pagar e por perto há um Ibis que tem carga para Teslas e tomadas domésticas.
Chego ao Lidl pelas 2030, fechou às 2000 e o posto está desligado, ninguém à vista que possa dar alguma indicação.
Rumo ao Hotel Ibis, quando chego vejo logo os postos da Tesla, mas tomada doméstica nada, se tivesse cabos T2/T1 estava safo, na recepção não me conseguem ajudar, dizem para tentar na garagem do centro comercial ali perto, fechado.
Sem muitas alternativas entro no parque de estacionamento dum restaurante, também não tem tomadas acessíveis, mas duas simpáticas clientes sabem dumas tomadas no centro da vila perto dali em La Roche-sur-Yon, sigo-as e levam-me a uma rua com um poste de iluminação e uma caixa como nunca tinha visto, passo um cartão de crédito com wireless e voilà, a coisa abre-se acende uma luz verde e lá dentro está uma tomada, toca a ligar tudo mas o carro só pisca uma luz azul, nada de carregar, no manual descobro que com o carregador portátil a programação horária tem de estar desativada para poder carregar imediatamente.

Finalmente começa a ganhar alguma autonomia e esperança de conseguir chegar a Lisboa pelos próprios meios.

https://cld.pt/dl/download/02fd0c6a-110 ... G_0924.JPG

Estimativa de carga a 100% 11 horas. Com receio de que aquilo páre de carregar ou alguém desligue os cabos, fico por ali meio a dormir meio acordado.

Com o nascer do Sol dou uma volta pela vila e encontro este posto, mesmo no centro da vila, também ativado pelo cartão de crédito wireless.

https://cld.pt/dl/download/79318cb0-fae ... G_0925.JPG

Mais tarde em a Lisboa vejo que na saída da vila há um chademo operado pela sydev que permitia ativação por app.


Pelo meio dia, com carga a 100% arranco em direção a Niort Aire Poitou Charentes Sens Nord a 105km, chego com cerca de 40km no gom, procuro na caixa da estação de serviço que me vendam um cartão da Sodetrel, não fazem ideia do que falo, procuro na loja de souvenirs, garantem que a carga é gratuita, junto ao posto tento com o qr code, tudo parece funcionar bem na app até ao último passo que dá um "comunication error", por sorte dois técnicos estavam por ali a fazer manutenção, não sabem o que pode ser, ligam para a assistência, tb não sabem, sempre a dar o tal "comunication error ", entretanto chega um zoe conduzido por um holandês a viver em Paris, munido dum cartão chargemap, tenta carregar mas o zoe não aceita, fica sempre a piscar vermelho e azul, tb ele tenta a ajuda dos técnicos, nada.
Entretanto lembro-me de trocar o cartão para pagamento na app, bingo ouve-se o esperado barulho da tranca na tomada e o posto a assoprar, estou a carregar a 50kw e 1/2 hora depois já tenho 80% de carga e 117km no gom.

https://cld.pt/dl/download/b1d4dc0f-842 ... G_0936.JPG

Despeço-me do tipo do zoe, que continua a não conseguir carregar e arranco para outro posto a 95km em Saint Léger, pelo meio faço um pequeno desvio e vou ao Lidl Saint-Jean-d'Angély na companhia doutros blues volto a carregar a 80%, desta fez à borla, simpáticos estes alemães do Lidl.

https://cld.pt/dl/download/68cb870b-821 ... G_0945.JPG

Mais 50km e mais um carregamento, destino Bordeaux onde meço a velocidade de carregamento inicial, cerca de 48kwh, nada mau ao fim de 500km e na 4a carga rápida do dia.

https://cld.pt/dl/download/0a62ee29-101 ... G_0948.JPG
https://cld.pt/dl/download/83bd3188-240 ... G_0949.JPG

Depois de uma noite de descanso, rumo a Lesperon, são 133km sempre debaixo de chuva,

https://cld.pt/dl/download/3839261c-296 ... G_0961.MOV

mesmo à chegada um grande susto, o waze leva-me por uma via secundária até às traseiras da estação de serviço, fico parado a ver o posto de carregamento do outro lado da vedação, felizmente que tenho 40km no gom, volto a entrar na autoestrada e chego já no vermelho só com 27 no gom.

Estes postos têm um SOS para os entalados, não sei é se estão ligados.

https://cld.pt/dl/download/31a3f434-cc0 ... G_0963.JPG

Próxima paragem Irun passando por Biarritz, em Espanha outro fornecedor, a IBIL com os postos posicionados nas estações Repsol das cidades ao contrário das francesas nas autoestradas.

Ao tentar o carregamento pela primeira vez, adivinhem, "comunication error", lá troquei de cartão e "olé", funcionou.

https://cld.pt/dl/download/2751a49b-059 ... G_0980.JPG

Mais 115km para Vitoria Gasteiz e duplo susto, novamente o waze descobre um caminho alternativo e dou por mim do outro lado da vedação da estação da Repsol, ainda penso em pedir que me abram o portão de serviço, mas como ainda tenho 30km faço mais 10km e dou a volta, quando chego tenho 6 postos de carregamento e um Leaf espanhol completamente furioso por não conseguir carregar, arranca a toda a velocidade e eu fico a tentar, convencido que trocando de cartão volta tudo ao normal, desta vez não, na app da IBIL, bastante completa, rápida e intuitiva, vejo que aqueles postos não estão disponíveis, devia ter conferido antes de me fazer ao caminho, a app indica um chademo a 10km.

Depois de verificar em triplicado o trajeto e o estado de funcionamento do posto, chego à Repsol onde só há um posto de carregamento e está ocupado pelo Leaf,

https://cld.pt/dl/download/46ac29aa-876 ... G_0985.JPG

o espanhol está mais calmo e conta-me que os outros postos estão fora de serviço há mais de uma semana e que a app nem sempre está atualizada.
Com essa informação e a má experiência anterior, confiro todas as apps à procura de informação sobre o próximo carregamento em Burgos, todas menos a oficial da IBIL relatam o posto em funcionamento, telefono para a assistência que, surpresa é bastante prestável/competente e falam um inglês razoável, vão averiguar e atualizar na app. Assim foi, passada 1/2 hora Burgos já era dada como disponível.

De Burgos a Valladolid são cerca de 130km, para não arriscar faço um desvio por Palencia

https://cld.pt/dl/download/7d6397d9-ce3 ... G_0990.JPG

e tudo corre bem, depois de corrigir os desvios "a poupar" de trajeto do waze.

https://cld.pt/dl/download/2ee1e8e0-d06 ... G_0995.JPG

De Valladolid sigo para Salamanca, logo à saída, operação stop, vá lá que só verificam o alcool, se me pedissem os documentos ficava ali 1 hora a passar papelada.

126km depois, pelas 3 da manhã, chego à zona industrial de Salamanca, e num dos armazéns está o famoso posto da Nacex dentro dum estacionamento fechado por um portão eletrico, penso que é desta que fico apeado, nada daquilo vai resultar, surpresa, a app mostra um código que digito no portão que se abre sem problemas,

https://cld.pt/dl/download/977c762b-f1b ... G_1002.JPG

entro e ativo o carregamento na maior das normalidades.

https://cld.pt/dl/download/50886141-045 ... G_1001.JPG

Agora é que começa a parte interessante da viagem, até à Guarda são 160km o gom dava 152km, pelo caminho tenho alguns parques de campismo e um restaurante em Vilar Formoso que podem dar para recuperar as baterias, mas nenhum deles é garantido que funcione.
Decido arrancar e fazer um ponto de situação na fronteira, na pior das hipóteses chamo um reboque para ir até ao PCR do Fundão e daí sigo com as rodas no chão até Lisboa. 5 da manhã, chego a Vilar Formoso, pausa para pequeno almoço e avaliar as hipóteses, faltam 46km para a Guarda e o gom dá 45, procuro por ali uma tomada providencial, mas nada, arranco em direção à Guarda e passo pelo posto da Cruz Vermelha, que sorte uma socorrista está a sair e acede a prestar ajuda, passa uma extenção da garagem das ambulâncias e fico ali a carregar umas 4 horas,

https://cld.pt/dl/download/d6e94df2-457 ... G_1003.JPG

o necessário para dar o salto até ao Fundão.

No Fundão e munido do cartão EDP do meu amigo Arthur,

https://cld.pt/dl/download/a4d5d910-9d8 ... G_1005.JPG

tudo corre bem com os carregamentos e agora é só cumprir calendário e 5 horas depois estou a chegar a Lisboa.



alguns dados:
Nantes/Lisboa
1681: km totais
59: média km/h
11,75: média kw/h
126,6: maior distância percorrida entre carregamentos, área de serviço Lesperon até Repsol Pozuetakogaina Irun
100: aproximadamente o gasto com carregamentos, em euros.

Para acabar, só dizer que o carro é super confortável, uma posição de condução muito boa o que aliado à velocidade reduzida contribui para uma viagem livre de stress, a "range anxiety" só se faz sentir quando não se tem confiança na informação fornecida pelas apps. Se tivesse um cabo T1/T2 e um par de cartões de fornecimento franceses, tinha estado muito mais à vontade. Em Vilar Formoso parece haver um buraco negro para os EVs mas há um restaurante perto da fronteira que tem Tesla destination, eu não recorri a ele porque eram 6 da manhã e era um pouco cedo para almoçar.
De resto com os postos que já existem e conduzindo uma hora/carregando meia, penso que já se consegue chegar a qualquer das grandes cidades desta Europa.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3875
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por BrunoAlves » 06 jul 2019, 20:52

Trazer um carro dessa pouca autonomia a conduzir desde França, grande aventura :shock:

Parabéns pela coragem e agora é aproveitar a máquina! :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2166
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por migle » 06 jul 2019, 22:14

Parabéns!
Quem conseguiu ultrapassar todas essas dificuldades está pronto para tudo.

O relato, apesar dos contratempos, deixa-me saudades de fazer um pouco de turismo eléctrico.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3890
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por VETL » 06 jul 2019, 22:15

Muito bom.
Parabéns!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4034
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 48.0 Ah

Re: Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por Fil » 06 jul 2019, 23:08

Que maravilha de viagem! Muitos parabéns por tudo :clap:

bpedrosa
Mensagens: 138
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por bpedrosa » 08 jul 2019, 09:06

Grande Aventura!!! :o
Enquanto lia o relato só pensava quando chegava a parte em que chamava o reboque, mas isso acabou por não acontecer.
Depois deste relato, dificilmente alguém poderá dizer que não vai a algum lado de VE.
Eu não me atreveria a tanto, se fosse o meu caso traria o carro de transportadora, mas admiro bastante a coragem.
Só uma dúvida, fez a viagem sozinho?
Gostava muito de entrar numa aventura dessas mas, sozinho não me parece...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 2754
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por Filipe » 08 jul 2019, 10:57

Parabéns, é por isso que os fósseis irão para a reforma :D
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018

ruramos
Mensagens: 264
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 10 out 2005
Capacidade bateria: 112 Ah

Re: Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por ruramos » 08 jul 2019, 11:01

Grande viagem! parabéns pela iniciativa.
Foi um bom teste ao sistema de arrefecimento das baterias :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 825
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por Nonnus » 08 jul 2019, 11:54

Muito bom. :clap: :clap:

Para quem tem o primeiro contacto com um VE fazer essa viagem é sem dúvida um grande feito.

Já agora aproveito para perguntar que site usou para licitar o carro?
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 16 meses depois 25/01/2019 60000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 1282
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Kia soul ev Nantes Lisboa

Mensagem por rimsilva » 08 jul 2019, 14:26

Parabéns pela adesão à ME e sobretudo pela coragem! Boa sorte com a máquina!

Responder

Voltar para “Kia”