Parkio

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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t3lmo
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Re: Parkio

Mensagem por t3lmo » 13 set 2019, 14:53

Parques privados, apps a condizer.
O objetivo destas é estacionar, o carregamento vem como um extra, até podia ser a lavagem do carro como já existe noutros locais.
Quem quiser aderir com a sua garagem nas férias também pode, tal qual Airbnb ou Booking. Nada mais a acrescentar.
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BrunoAlves
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Re: Parkio

Mensagem por BrunoAlves » 13 set 2019, 15:24

Lá está...

Não me entendas mal, a app é que está bem e a legislação é que é um vómito. Mas ao dizeres que é estacionamento e o carregamento é um bónus, ao passo que a UVE apresenta o serviço assim:
Portugal recebe a sua primeira rede digital de carregamento privada com a APP eParkio, criada pela empresa startup de mobilidade, sedeada em Aveiro.

(...)

Com a APP eParkio para Smartphone (iOS, Android) os utilizadores podem encontrar e reservar pontos de carga.
Percebemos exactamente onde a coisa se posiciona. O local de estacionamento onde está aquele PCR é para ir tomar café em Picoas? ;)
Mas quem está mal não é o serviço, é a lei. O serviço é uma oferta privada e diferente, perfeito. Aplaudo.
Haja coragem para acabar com esta legislação ridícula que rege a ME e que inibe serviços semelhantes de serem oferecidos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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migle
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Re: Parkio

Mensagem por migle » 13 set 2019, 20:18

É tipo dizer que se presta um serviço de massagens e afinal...
A diferença é que não há motivo para a venda de electricidade ser ilegal.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

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mjr
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Re: Parkio

Mensagem por mjr » 13 set 2019, 23:29

Não vejo nenhuma ilegalidade neste serviço desde que paguem os impostos sobre o rendimento deste serviço. Locais privados de acesso privado, não se aplica a lei da ME.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
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Re: Parkio

Mensagem por BrunoFonseca » 14 set 2019, 00:00

mjr Escreveu:
13 set 2019, 23:29
Não vejo nenhuma ilegalidade neste serviço desde que paguem os impostos sobre o rendimento deste serviço. Locais privados de acesso privado, não se aplica a lei da ME.
Imagens que eu já vi do tal PCR nas Picoas, este está sobre uma palete de madeira.
Não estamos só a falar de questões de negócio, mas também de tudo o que regulamenta o sector para proteger os utilizadores.
As coisas não devem ser feitas a qualquer preço e à normas que devem ser cumpridas.
Compreendo que todos aqui queiramos mais postos, mas não à base da lei da selva.
Note-se que todos os (raros) acidentes que ocorrem na ME são notícia para afastarem as pessoas.

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Re: Parkio

Mensagem por mjr » 14 set 2019, 00:18

Sim, tens razão nesse ponto. Será preciso regulamentar este tipo de serviços. O problema depois é o que acontece nos postos de acesso público, com meses até serem aprovados porque falta uma inspeção qualquer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
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Re: Parkio

Mensagem por BrunoAlves » 14 set 2019, 00:23

mjr Escreveu:
13 set 2019, 23:29
Não vejo nenhuma ilegalidade neste serviço desde que paguem os impostos sobre o rendimento deste serviço. Locais privados de acesso privado, não se aplica a lei da ME.
Catano... Então aqui já se pode fornecer electricidade (a menos que os postos sejam ligados a um relógio e não à rede pública) sem um comercializador autorizado? É que parece que li que o que é facturado é o estacionamento....

Repito, este serviço é diferente e excelente. Incluir serviços diversos no carregamento, excelente (ou o carregamento no estacionamento, como quiserem) é brilhante. Venham mais serviços diferenciadores.

Agora... Fazer de conta que isto é diferente do que se está a discutir sobre o modelo da rede pública ou que esse modelo não pode ser tão somente isto... Epa... :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Parkio

Mensagem por mjr » 14 set 2019, 00:30

A legislação sobre a ME não se aplica a estes locais. Neste caso é a legislação geral do setor elétrico.

É interessante perceber como os duas abordagens evoluem (rede ME e locais de acesso privado). Até agora o grosso do investimento tem sido na rede da ME. Sim, pode ser por incertezas legais que alguns operadores têm receio de investir mais em locais de acesso privado.
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Re: Parkio

Mensagem por BrunoAlves » 14 set 2019, 00:53

Eu devo ser mesmo muito ingénuo então...

É que é *isto* que eu ambiciono para os carregadores de veículos eléctricos. Alguém compra e instala os postos, contrata e paga a energia eléctrica que consome, fornece e cobra o serviço de carregamento, paga os impostos. Imaginem lá que o utilizador até consegue saber quanto é que vai pagar ANTES de usar o serviço (sei lá, como tudo o resto que pagamos na vida?)
Somos todos felizes, eu sou ainda mais um pouco porque a MobiE não existe neste circuito :mrgreen:

Preciso de 10 apps? 20 apps? ÓPTIMO! (tenho mais que isso em jogos para o puto :mrgreen: ) Antes 30 apps que 1 MobiE. Pagamento em MB então era ouro, mas lá chegaríamos e em breve, acredito.
O operador está em baixo? Vamos ao mais próximo. A MobiE está em baixo? Epa temos pena, vamos antes de reboque :roll:

Se o posto não estiver encafuado numa garagem, estiver na via pública ou local qualquer de acesso público, então já são precisas 3 ou 4 entidades, 6 cartões, a felicidade de a MobiE não estar em baixo e 3 apps de cálculo de tarifas para conseguir carregar o carro.

Dá todo um outro sentido ao "longe da vista, longe do coração".

Não entendo isto mjr. Não entendo como é que numa garagem em cima de uma palete é tão fácil comprar electricidade e carregar um carro, para todo o lado já não é possível.

Mais uma vez, não me interpretem mal: isto é que está bem. O RME e a legislação à volta é que é um vómito.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Parkio

Mensagem por BrunoFonseca » 14 set 2019, 01:23

BrunoAlves Escreveu:
14 set 2019, 00:53
Eu devo ser mesmo muito ingénuo então...

É que é *isto* que eu ambiciono para os carregadores de veículos eléctricos. Alguém compra e instala os postos, contrata e paga a energia eléctrica que consome, fornece e cobra o serviço de carregamento, paga os impostos. Imaginem lá que o utilizador até consegue saber quanto é que vai pagar ANTES de usar o serviço (sei lá, como tudo o resto que pagamos na vida?)
Somos todos felizes, eu sou ainda mais um pouco porque a MobiE não existe neste circuito :mrgreen:

Preciso de 10 apps? 20 apps? ÓPTIMO! (tenho mais que isso em jogos para o puto :mrgreen: ) Antes 30 apps que 1 MobiE. Pagamento em MB então era ouro, mas lá chegaríamos e em breve, acredito.
O operador está em baixo? Vamos ao mais próximo. A MobiE está em baixo? Epa temos pena, vamos antes de reboque :roll:

Se o posto não estiver encafuado numa garagem, estiver na via pública ou local qualquer de acesso público, então já são precisas 3 ou 4 entidades, 6 cartões, a felicidade de a MobiE não estar em baixo e 3 apps de cálculo de tarifas para conseguir carregar o carro.

Dá todo um outro sentido ao "longe da vista, longe do coração".

Não entendo isto mjr. Não entendo como é que numa garagem em cima de uma palete é tão fácil comprar electricidade e carregar um carro, para todo o lado já não é possível.

Mais uma vez, não me interpretem mal: isto é que está bem. O RME e a legislação à volta é que é um vómito.
:clap:

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