Questão sobre carregamento em PCR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
LFN
Mensagens: 230
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Questão sobre carregamento em PCR

Mensagem por LFN » 11 out 2019, 21:58

Um pedido de esclarecimento aos experts. Utilizo pontualmente um i3 REX de serviço, e aconteceu-me algo insólito que não fazia ideia ser possível. Coloquei o carro à carga na área de serviço de Santarém. Inicou sem problemas, e fui-me sentar nas imediações no parque anexo. Uns minutos depois reparei que chegou um Leaf 40, mas continuei na faxina do email e não estive com atenção. A dado momento notei que o silvo intenso que o PCR produz, bem audível a 15-20 metros, tinha parado. Olho e vejo o condutor do Leaf a colocar a tomada Chademo no carro, logo de seguida o PCR volta a emitir o ruido de funcionamento e o condutor vai-se embora para a área de serviço. Dirijo-me ao PCR e, sim, o meu carro tinha parado de carregar e estava o outro a bombar. Como já tinha carga para ir até Leiria, em vez de perder tempo a procurar o condutor e a pedir explicações, resolvi desandar de imediato.

Agora tenho a pergunta para os entendidos. Isto é assim tão simples, os PCR desligam o carro que está a carregar se chegar outro e passar o cartão? Ou isso apenas é possível com má fé usando o interruptor de emergência? É só uma curiosidade, nunca tinha pensado que isto fosse possível...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8737
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Questão sobre carregamento em PCR

Mensagem por mjr » 11 out 2019, 22:35

O mais provável é ele ter carregado no botão de emergência, tendo em conta que mal parou o som ele já estava a colocar o cabo dele. Passar o cartão não interrompe uma carga em curso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LFN
Mensagens: 230
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questão sobre carregamento em PCR

Mensagem por LFN » 11 out 2019, 23:21

Era o que eu pensava...reforçado pelo facto de ser do senso comum que os postos não dão carga rápida simultânea a duas viaturas, só pode ter sido uma ação deliberada.

Só me pergunto como é possível alguém fazer isto - note-se que o meu carro ia apenas em 30% e estava ligado há nem 10 minutos...já estou a ver que na selva o melhor é mesmo não se sair do carro.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 2790
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Questão sobre carregamento em PCR

Mensagem por Filipe » 12 out 2019, 00:21

Da próxima vez tiras a matricula e pões aqui no fórum. ( claro que obrigas o menino a parar o carregamento, senão chamada para a polícia ) :evil:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2428
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Questão sobre carregamento em PCR

Mensagem por migle » 12 out 2019, 19:47

Que tristeza...
Como é que essa pessoa justifica para si própria o que fez?
Que não estavas ali? Ele também se foi embora...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”