Retrofit CCS

Zoetuga
Mensagens: 3
Registado: 04 fev 2020, 11:00
Data de fabrico: 04 mar 2019
Capacidade bateria: 40 Ah

Retrofit CCS

Mensagem por Zoetuga » 05 fev 2020, 00:04

Boa noite,

Parece que para os híbridos da Mercedes já é possível fazer retro-fits para substituir a ligação original pela ligação ccs DC charging.(WIS DOC: SI08.20-P-0003A)

Alguém sabe se a Renault vai ter a mesma possibilidade para os Zoes?

Tecnicamente devia ser possível, tanto que ao encomendar um novo zoe, há a opção COM ficha CCS e SEM ficha CCS.

Cheers.
Última edição por Zoetuga em 05 fev 2020, 15:45, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2745
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Retrofit CCS

Mensagem por pemifer » 05 fev 2020, 10:27

Zoetuga Escreveu:
05 fev 2020, 00:04
Boa noite,

Parece que para os híbridos da Mercedes já é possível fazer retro-fits para substituir a ligação original pela ligação ccs DC charging.

Alguém sabe se a Renault vai ter a mesma possibilidade para os Zoes?

Tecnicamente devia ser possível, tanto que ao encomendar um novo zoe, há a opção COM ficha CCS e SEM ficha CCS.

Cheers.
Não sei se percebi...
Os falsos elétricos da mercedes carregavam em AC e agora carregam em DC?

Eu deduzo que os Zoe com CCS permitem carregamento em DC enquanto os Zoe sem CCS apenas carregam em AC como acontecia nos Zoe mais antigos.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 717
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 70,40 Ah 12 barras

Re: Retrofit CCS

Mensagem por frankesousa » 05 fev 2020, 10:39

Zoetuga Escreveu:
05 fev 2020, 00:04
Boa noite,

Parece que para os híbridos da Mercedes já é possível fazer retro-fits para substituir a ligação original pela ligação ccs DC charging.

Alguém sabe se a Renault vai ter a mesma possibilidade para os Zoes?

Tecnicamente devia ser possível, tanto que ao encomendar um novo zoe, há a opção COM ficha CCS e SEM ficha CCS.

Cheers.
Híbridos com CCS?
Podes por aqui alguma referência a essa noticia? Gostava de ler mais sobre o assunto.

Não me parece muito impossível, mas se o ZOE só agora teve carga DC não acredito que seja com retrofit que vão por o anterior zoe a aceitar isso (infelizmente)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
Associado UVE

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 4424
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Retrofit CCS

Mensagem por BrunoAlves » 05 fev 2020, 10:50

Em qualquer dos casos parece-me bem difícil.
No caso dos plug in, não faz sentido. Baterias de brincar a carregar em DC? 3C, 4C, 5C? Não é lógico, a menos que a ideia seja carregar a 10kW em DC :think:

No caso do Zoe, a dificuldade pode prender-se com o sistema de carregamento pensado à volta do motor que faz de carregador. Duvido que o custo compensasse a funcionalidade, mas sem dúvida que era uma hipótese interessante
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 1163
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Retrofit CCS

Mensagem por Nonnus » 05 fev 2020, 10:56

BrunoAlves Escreveu:
05 fev 2020, 10:50
No caso do Zoe, a dificuldade pode prender-se com o sistema de carregamento pensado à volta do motor que faz de carregador. Duvido que o custo compensasse a funcionalidade, mas sem dúvida que era uma hipótese interessante
Estava a ler a questão estava a pensar nisso mesmo :think: No caso do ZOE não é apenas mudar uma ficha, é mudar todo um sistema de carregamento :roll:
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3228
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 18kWh, 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: Retrofit CCS

Mensagem por RJSC » 05 fev 2020, 10:57

frankesousa Escreveu:
05 fev 2020, 10:39
Híbridos com CCS?
Podes por aqui alguma referência a essa noticia? Gostava de ler mais sobre o assunto.
Já não me admirava muito.
Do outro lado da barricada dos carregamentos DC já temos o Outlander PHEV com Chademo.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2745
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Retrofit CCS

Mensagem por pemifer » 05 fev 2020, 10:58

Não se esqueçam que o Mitsubishi Outlander PHEV tem carregamento chademo.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3228
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 18kWh, 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: Retrofit CCS

Mensagem por RJSC » 05 fev 2020, 11:00

Nonnus Escreveu:
05 fev 2020, 10:56
BrunoAlves Escreveu:
05 fev 2020, 10:50
No caso do Zoe, a dificuldade pode prender-se com o sistema de carregamento pensado à volta do motor que faz de carregador. Duvido que o custo compensasse a funcionalidade, mas sem dúvida que era uma hipótese interessante
Estava a ler a questão estava a pensar nisso mesmo :think: No caso do ZOE não é apenas mudar uma ficha, é mudar todo um sistema de carregamento :roll:
Não. É a tomada na frente, uma pequena placa para comunicação CCS um contactor extra direto à bateria e uma atualização de software para o carro.
O pior é eles terem vontade de o fazer, tal como no caso da Nissan que se recusa a fazer upgrade de baterias que é possível só com software e no caso dos MK1 software e um adaptador para a ficha de comunicação do pack que é o mesmo que já colocam para substituir o pack por um de 24kWh MK2.

Zoetuga
Mensagens: 3
Registado: 04 fev 2020, 11:00
Data de fabrico: 04 mar 2019
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Retrofit CCS

Mensagem por Zoetuga » 05 fev 2020, 11:37

frankesousa Escreveu:
05 fev 2020, 10:39
Zoetuga Escreveu:
05 fev 2020, 00:04
Boa noite,

Parece que para os híbridos da Mercedes já é possível fazer retro-fits para substituir a ligação original pela ligação ccs DC charging.

Alguém sabe se a Renault vai ter a mesma possibilidade para os Zoes?

Tecnicamente devia ser possível, tanto que ao encomendar um novo zoe, há a opção COM ficha CCS e SEM ficha CCS.

Cheers.
Híbridos com CCS?
Podes por aqui alguma referência a essa noticia? Gostava de ler mais sobre o assunto.

Não me parece muito impossível, mas se o ZOE só agora teve carga DC não acredito que seja com retrofit que vão por o anterior zoe a aceitar isso (infelizmente)
Daqui nada envio a referência do documento WIS.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 4424
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Retrofit CCS

Mensagem por BrunoAlves » 05 fev 2020, 13:41

pemifer Escreveu:
05 fev 2020, 10:58
Não se esqueçam que o Mitsubishi Outlander PHEV tem carregamento chademo.
Claro, mas carrega a apenas 22kW máximo e tem uma bateria de ~14kW, logo menos de 2C.

Poderia ser uma solução para estes plug in, agora que finalmente começam a ter mais de 20km de autonomia (têm 30 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ), mas provavelmente seria mais barato um carregador interno de 22kW AC (ou não?) e o resultado final provavelmente o mesmo, com a flexibilidade acrescida das várias potências em AC. O carregamento DC nas potências que se poderão aplicar nestes carros/tamanhos de bateria não me parece nada lógico.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Renault Zoe”